4) HU do CE implanta programa para USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS

Começa, no próximo dia 1º de fevereiro de 2017, a Implantação do Programa Stewardship de Antimicrobianos no Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC/CE, uma iniciativa de racionalização de uso de antibióticos no hospital. O objetivo é ter uma monitorização ativa, contínua e sistemática de antimicrobianos usados na unidade, baseado em metas e estratégias.
No projeto-piloto, realizado nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a adesão às estratégias do programa foi de 68,18%. Das 22 sugestões de otimização terapêuticas realizadas pelo farmacêutico clínico, 15 foram aceitas pelo médico assistente. A economia real das recomendações aceitas para as unidades de internação que participaram do piloto foi de 51,36%.
Ao apresentar o trabalho para os gestores, o Dr. Jorge Luiz Nobre, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), apresentou um diagnóstico situacional das ações de controle de utilização de antimicrobianos de reserva e estratégicos no HUWC.
Na oportunidade, Dr. Jorge Luiz apresentou um diagnóstico situacional das ações de controle de utilização de antimicrobianos de reserva e estratégicos no Hospital Universitário Walter Cantídio, resultado do trabalho de conclusão de curso da Farmacêutica Bruna Leite Gonçalves.
Na pesquisa, foram analisadas todas as fichas de solicitação de antimicrobianos de reserva ou estratégicos de pacientes das enfermarias IIA, IIB e Transplantes Renal e Hepático, entre janeiro e junho de 2016. Entre os resultados, 66,96% dos pacientes haviam realizado o uso prévio de antibióticos e foram detectadas falhas no processo de preenchimento das fichas de solicitação de antimicrobianos, como falta de preenchimento do número do leito, dos dias de tratamento e da data da solicitação.
PROGRAMA STEWARDSHIP
A iniciativa foi apresentada pelo Farmacêutico Dr. Henry Pablo – consultor técnico do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (Ceatenf), unidade que vai ajudar o hospital nessa implantação. O programa foi demonstrado como um modelo de gestão validado pela Organização Mundial de Saúde e pela Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (IDSA) que realiza monitorização ativa, contínua e sistemática de antimicrobianos baseado em metas e estratégias para uso racional.
“Com a implantação do programa, vamos conseguir otimizar os resultados clínicos, microbiológicos, farmacoterapêuticos e econômicos; minimizar a toxicidade, as reações adversas e a resistência a antibióticos nos pacientes; e facilitar a interdisciplinaridade entre as áreas envolvidas”, resumiu Dr. Henry Pablo.
Para isso, o programa propõe algumas estratégias, como o preenchimento do formulário de restrição/pré-autorização para dispensação de antimicrobianos, terapia antimicrobiana guiada por cultura/antibiograma; diretriz e gestão do tempo de tratamento; entre outras. Inclusive, foram entregues, na reunião do dia 23, propostas de fluxo de trabalho e de programação de visitas de um representante da CCIH e de um farmacêutico do Time Stewardship às unidades de internação do projeto-piloto.
“Temos evidências suficientes para acreditar que esse programa vai beneficiar toda a comunidade hospitalar”, disse a gerente de Atenção à Saúde do HUWC. Nesse primeiro momento, serão envolvidas as seguintes unidades assistenciais: Transplantes Renal e Hepático, UTIs Clínica e Pós-cirúrgica, Cardiologia e Clínica Médica. Dra. Paula F. Castelo Branco Fernandes, chefe da Unidade do Sistema Urinário do HUWC, que participará da fase inicial de implantação do programa, vê com bons olhos a iniciativa. “A atuação conjunta do médico assistente, do farmacêutico clínico e do infectologista vai facilitar muito a tomada de decisão”, avaliou a médica durante a reunião de apresentação do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH