9) Rede EBSERH participará do PROJETO ATENÇÃO DA QUALIFICAÇÃO OBSTÉTRICA do Ministério da Saúde para aperfeiçoar atendimento em maternidades

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e o Ministério da Saúde apresentaram, nesta quinta-feira (23.02.2017), a prévia do projeto “Atenção da Qualificação Obstétrica e Neonatal em Hospitais com Atividades de Ensino”. A iniciativa foi detalhada, via videoconferência, para as 14 unidades da Rede Ebserh que participarão do projeto. O lançamento oficial do Projeto será no feito no dia 08 de março de 2017 pelo ministro da saúde, Ricardo Barros.
A ideia é espalhar boas práticas de atenção ao parto e nascimento às mulheres em situação de violência e/ou abortamento. Para isso, a iniciativa vai contar com uma série de capacitações para os profissionais envolvidos, preceptores e estudantes das maternidades.
“Vamos pensar juntos como podemos ampliar os cuidados com as mulheres. Os hospitais de ensino têm potencial para serem referência no atendimento no parto e em situações de violência porque, além de contarem com a parte de assistência, também podem ensinar novos profissionais boas práticas”, detalhou Maria Esther Vilela, médica obstetra e coordenadora geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde. A profissional ainda ressaltou a importância da atuação integrada das áreas de ensino e assistência dos hospitais para que ações modelos sejam identificadas e compartilhadas para todo o país pela Rede Cegonha.
PARTICIPAÇÃO DA EBSERH
Visando cumprir essa integração, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e as Coordenadorias de Formação Profissional e Pesquisa e Inovação Tecnológica vão atuar em conjunto com os hospitais filiados no projeto. A ação busca boas práticas em áreas essenciais para as mães como amamentação, contato pele a pele com o bebê, movimentação pós-parto, atendimento multiprofissional e dietas recomendadas, por exemplo.
“Boa parte das mulheres que não tem condições de pagar pelo parto sofrem sem um atendimento humanizado. O que vemos são muitas tendo filhos em cadeiras. Isso não pode mais acontecer. Esse projeto nos dá a oportunidade de melhorar essa realidade em todo o Brasil”, analisou Maria da Guia Garcia, médica obstetra e gerente de Atenção à Saúde da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (RN). A profissional foi escolhida como representante da Ebserh para estar à frente do projeto.
A INICIATIVA
O projeto “Qualificação Obstétrica e Neonatal em Hospitais com Atividades de Ensino” pretende envolver 85 hospitais que realizam atividades de ensino – considerando hospitais de ensino, universitários e campos de prática – para atenção ao parto e nascimento, abrangendo as 27 unidades federadas.
O recorte inclui serviços que realizaram mais de 1.000 partos em 2015, conforme o Sistema de Informação Hospitalar (SIH) 2015, e recebem incentivos financeiros de custeio da Rede Cegonha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH