5) Blocos Cirúrgicos do HU do CE recebem PAINÉIS CIRURGIA SEGURA

As salas cirúrgicas do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC/CE e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC, já contam com um importante reforço na prática diária da segurança do paciente: os Painéis Cirurgia Segura. São 14 quadros em vidro – nas oito salas cirúrgicas do HUWC e nas seis da MEAC – fixados nas paredes por prolongadores de aço e que apresentam um completo checklist a ser feito em todas as fases da cirurgia segura (pré-indução, pré-incisão e pós-cirúrgica).
A entrega dos painéis aos Hospitais Universitários da UFC representa mais uma fase concluída com sucesso do projeto “Avaliação e Organização de uma Cultura de Segurança para Implementação Efetiva do Protocolo Cirurgia Segura Salva Vidas em Hospitais da Rede Pública de Fortaleza”.
Desde março de 2016, a Cultura de Segurança dos HUs vem sendo avaliada pelo projeto, coordenado pela Dra. Josenília Gomes, gerente de Atenção à Saúde do HUWC. A avaliação iniciou paralelamente no Bloco Cirúrgico dos dois hospitais.
A pesquisa de cultura de segurança do paciente incluiu as equipes assistencial e administrativa e foi seguida da realização de intervenções educativas, utilizando metodologia ativa de ensino-aprendizagem, dirigida aos profissionais das instituições. Cada funcionário participou de quatro módulos nos quais foram discutidos assuntos como segurança do paciente, objetivos da cirurgia segura, lista de verificação cirúrgica e indicadores.
HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA
Vale ressaltar, ainda, que, desde 2014, está implantado o Protocolo de Segurança da Assistência Cirúrgica e institucionalizada a aplicação da lista de verificação cirúrgica no hospital e na maternidade.
Para a Dra. Eugenie Néri, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da MEAC, “o projeto tem contribuído para importantes avanços na qualidade da assistência prestada na Maternidade, tornando-a cada dia mais segura e humanizada, além de possibilitar maior envolvimento dos profissionais do Centro Cirúrgico na identificação e na implementação de oportunidades de melhoria”.
Embora os erros que ocorrem nos procedimentos cirúrgicos não sejam frequentes, podem ser catastróficos se acontecerem, na avaliação da Dra. Mônica Façanha, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUWC.
“Sendo assim, investir em cada etapa que possa representar um momento de insegurança é essencial, por exemplo, verificar se aquele é o paciente correto, se o lado que será operado é mesmo aquele que está marcado, contar todo o material ao final da cirurgia para se certificar de que nada foi deixado. O quadro vai contribuir para o compartilhamento da informação de cada etapa que já foi cumprida de forma segura e fortalecerá a confiança de que o procedimento cirúrgico transcorreu dentro dos mais altos padrões de qualidade”, acrescentou.
TREINAMENTO
No dia 13 de janeiro de 2017, houve treinamento dos profissionais do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Walter Cantídio quanto ao correto preenchimento dos quadros. “O treinamento da equipe multidisciplinar favoreceu a compreensão das etapas de segurança cirúrgica, enfatizando a prevenção de danos associados à assistência perioperatória e a importância do trabalho interdisciplinar em busca do controle de riscos e do atendimento de qualidade para o usuário do serviço”, disse a chefe do Bloco Cirúrgico do HUWC, Enfermeira Joseana Falcão. Treinamento semelhante está agendado para ocorrer na Maternidade-Escola, no dia 10 de fevereiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista