Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Percebam abaixo, que após 1 ano de exercício na empresa, o trabalhador já está apto a concorrer a progressão do PCCS/EBSERH (Norma operacional 4/2015 - AQUI), para tanto deve obter acima de 70 pontos no questionário de avaliação do empregado, que ocorrerá nos anos pares do calendário anual. Após isso, nos anos impares do calendário anual, o trabalhador passa a concorrer a cada 2 anos, para a progressão vertical, que é uma progressão cuja extensão é maior, para isso o trabalhador terá que obter acima de 80 pontos no programa crescer com competência e pontuar até 3 pontos, com cursos na área da saúde.
1) Progressão HORIZONTAL =
Mudança do empregado para o nível salarial imediatamente superior de enquadramento dentro de uma mesma classe, mediante critérios de merecimento e antiguidade.
Ocorrerá nos anos pares do calendário anual.
1.1) Progressão por Mérito -
Critérios:
I - cumprimento de interstício mínimo de 1 (um) ano de permanência no mesmo nível salarial, até 31 de julho do ano par corrente;
II - obtenção de resultado igual ou superior a 70 (setenta) pontos no processo de avaliação de desempenho de que trata o anexo III, abaixo.
Anexo III - Processo de Avaliação de Desempenho dos Empregados:
A avaliação de desempenho do empregado será realizada mediante o preenchimento do Questionário de Avaliação do Empregado - AQUI.
1.2) Progressão por Antiguidade -
Critérios:
I - cumprimento de interstício mínimo de 2 (dois) anos de permanência no mesmo nível salarial, até 31 de julho do ano par corrente;
II - não ter sido contemplado com a Progressão por Mérito, no ano corrente.
2 - Progressão VERTICAL =
Mudança do empregado da classe ocupada para a imediatamente superior.
Ocorrerá nos anos ímpares do calendário anual.
Anexo I - Requisitos de Acesso:
I - Não ter sofrido nenhuma penalidade;
II - Cumprimento do interstício mínimo de 2 anos, na primeira Classe, até 31 de julho do ano impar corrente;
III - Participação em 2 processos anuais de gestão do desempenho por competências, nos períodos anteriores ao de publicação da classificação final da Progressão Vertical;
IV - Obtenção de resultado médio igual ou superior a 80 pontos do limite máximo da avaliação das metas [Resultado das Metas do Colaborador - RMC - AQUI], conforme processo de gestão do desempenho por competências, nos 2 últimos ciclos avaliativos imediatamente anteriores à Progressão Vertical.
Anexo II - Critérios para a qualificação profissional:
I - Para carreira de nível superior =
Obtenção de resultado mínimo de 3 pontos na qualificação profissional.
Exemplo:
Doutorado – 10 pontos
Mestrado – 6 pontos
Especialização – 3 pontos
Aperfeiçoamento – 1 ponto
Idioma – 2 pontos
Participação em Cursos e Eventos. Instrutor, Palestrante, Tutor, Facilitador ou Conteudista em Cursos e Eventos. Participação em Atividades Institucionais – há uma determinada pontuação por horas de cursos
Publicação de artigos - há uma determinada pontuação por artigo publicado
Etc...
II - Para carreira de nível técnico e nível médio =
Obtenção de certificação em eventos de capacitação, cujos conteúdos sejam compatíveis com as atribuições do cargo e com as atividades da EBSERH, totalizando carga horária mínima de 20 horas, considerados os certificados adquiridos nos últimos 5 anos.
Exemplo do PCCS para a carreira de enfermeiro, 36 horas semanais:

Comentários

  1. Prezado Professor, entrei em agosto de 2014 no HUB, mas não entendo esta progressão, n horizontal meu salario de enfermeiro vai p 5774?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, você poderá progredir nesse ano de 2016, pois é um ano par. Nesse caso, será a progressão horizontal.
      EX: Para o enfermeiro que está progredindo horizontalmente, ele sairá do nível I para o nível II, ou seja, irá do salário de R$ 5.744,76 para 5.917,38.

      Excluir
  2. Sou tecnico em enfermagem na UFTM - HC já tenho 2 anos pela Ebserh e esse ano teria que ser feita a avaliação para participar da progressão horizontal mas por aqui ninguem nem comenta sobre essa avaliação, como devo fazer para ter esse direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em seu caso, como você completou 1 ano, em 2015, e é um ano impar, você só poderá concorrer a progressão horizontal em 2016 (esse ano), a sua chefia terá que preencher junto contigo o do Questionário de Avaliação do Empregado, até 31 de julho, e nessa avaliação você terá que tirar pelo menos 70 pontos.

      Excluir
    2. Não consigo acesar meu resulta ja solicitei várias vezes uma nova senha e nada o faço pra cá esse resultado mim ajuda por favor

      Excluir
    3. No término dessa postagem há a relação final do resultado definitivo da Progressão Horizontal:
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2016/09/resultado-da-enquete-sobre-progressao.html

      Excluir
  3. Prezado Professor, gostaria de saber sobre essa progressão horizontal e vertical , no meu caso sou tecnica em enfermagem e entrei em março de 2014, como vai funcionar esse processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.Progressão horizontal: até 31 de julho de 2016, a sua chefia terá que preencher junto contigo o do Questionário de Avaliação do Empregado, e nessa avaliação você terá que tirar pelo menos 70 pontos;
      2.Progressão vertical: até 31 de julho de 2017, obter pelo menos 80 pontos no Resultado das Metas do Colaborador - RMC, nas 2 ultimas avaliações do processo de gestão do desempenho por competências;
      E obter certificado em eventos de capacitação com carga horária mínima de 20 horas, realizados nos últimos 5 anos.

      Excluir
  4. Prezado, entrei em setembro de 2015, neste ano tenho direito a alguma progressão?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, pois você irá completar 1 ano, após o dia 31 de julho de 2016.

      Excluir
  5. Prezado, gostaria de saber os cursos em capacitação cujos conteúdos sejam compatíveis com as atribuições do cargo e com as atividades da EBSERH, totalizando carga horária mínima de 20 horas, considerados os certificados adquiridos nos últimos 5 anos, podem ser Ead (a distância).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Desde que seja gerido por instituições credenciadas pelo MEC.

      Excluir
  6. Olá, meu marido aguarda nomeação no hc/ufpe. Ele vai iniciar um mba agora em agosto. O certificado obtido em 2017 servirá para progressão quando ele preencher o requisito da quantidade mínima de avaliações, em 2019? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tipo de progressão que depende de títulos é a progressão vertical, e ela ocorre num período intercalado de 2 anos. Os cursos realizados nesse período é que serão pontuados uma única vez, ou seja, a cada 2 anos, nos anos impares, o trabalhador terá que se aperfeiçoar em outros cursos novamente.

      Excluir
  7. Após a avaliação do empregado pela chefia e atingindo a nota qual o próximo passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo o trabalhador tirando a nota superior a 70, a sua progressão horizontal dependerá do aporte financeiro do seu HU, ou seja, há um teto de orçamento estimado em 1% da folha anual do seu HU, para remunerar esses trabalhadores. Nesse caso sempre ocorrerá desempates, o que culminará na progressão dos tralhadores que tiraram as maiores notas.

      Excluir
  8. OLá Prof. Se eu entrar no concurso hj, sendo enfermeiro, pós graduado, eu entro com o salario inicial de 5744 padrão, ou eu entro com um nivel acima por ser especialista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra com o salário inicial, ou seja, no nível 1, da classe 1.
      Depois que ocorrerá a progressão, oscilando nos anos pares e impar, entre as progressões horizontal e vertical.

      Excluir
  9. Como técnica de enfermagem, tendo sido admitida em setembro de 2014, posso concorrer a progressão vertical em 2017? E minha pós graduação serveria como curso, já que tem mais de 20h, e é na área que atuo na assistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você poderá concorrer a progressão vertical em 2017.
      No seu caso Não. Cursos de pós-graduação poderá ser contabilizado, segundo a Norma 04/2015, anexo II, apenas para o nível superior, sem contemplar o nível técnico e médio, infelizmente.

      Excluir
  10. PROFESSOR, ESSE ANO NÃO FIZ MINHA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. PERDI A DATA LIMITE.. ISSO VAI ME PREJUDICAR NA PROGRESSÃO VERTICAL? FAÇO 2 NOS DE EBSERH EM MARÇO DE 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Na avaliação da progressão vertical independe do nível de progressão na horizontal.

      Excluir
    2. Sim. A única progressão que o trabalhador não poderá receber consecutivamente, é a progressão horizontal por antiguidade.
      As demais não si exclui por si próprio.

      Excluir
  11. Olá professor, sou técnica em saúde bucal. Meu saĺário é 3106,00 fui avaliada e estou na listalista de progressão horizontal. Pra qual valor vai o meu salário? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento salarial na progressão horizontal, independentemente de ser por merecimento ou por antiguidade, fica em torno de 3%.

      Excluir
  12. Olá professor! Sou técnica de enfermagem e curso serviço social(humanas) será que consigo a progressão com esta graduação ou tem que ser uma graduação na área de saúde?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Professor. Estava de licença maternidade e não formalizei minha avaliação que ocorreu em abril deste ano, serei prejudicada na progressão vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. E sobre a não realização da sua avaliação, essa ocasião se deu, devido o fato da sua licença, condição prevista no paragrafo 3º, do art 16, da Norma 04/2015 da EBSERH:
      "A contagem do interstício será suspensa nas ausências e afastamentos do empregado, ressalvadas aquelas consideradas como de efetivo exercício, sendo retomada a partir do retorno do empregado à atividade".

      Excluir
  14. Bom dia professor! Por favor, me explique esses parágrafos, pois não estou entendendo. Tenho cursos com carga horária superior a 60 horas e 150 horas, essas horas serão desconsideradas?Sou de nível médio.
    § 2º A soma da carga horária em eventos de capacitação de que trata o inciso II do caput não
    poderá ultrapassar 150 (cento e cinquenta) horas.
    § 3º A carga horária que exceder as horas estipuladas no § 2º serão desconsideradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tópico da avaliação da progressão vertical encontra-se prejudicado, pois a Norma 4/2015, em seu anexo II, não detalha os critérios de qualificação para o nível médio/técnico.
      A EBSERH não poderá penalizar o trabalhador se caso ele tiver um curso com carga horária superior à 150 hs. Esse art. 29, precisa ser mais exato...

      Excluir
  15. Professor, sou enfermeira e queria saber como funciona o curso de aperfeiçoamento, pois vale 1 ponto. Qual carga horária exigida pra esse curso, quantos posso fazer ? A cada curso ganho 1 ponto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anexo II, da Norma 4/2015 da EBSERH, trás essas informações, à saber:
      Doutorado (stricto sensu) 10 pontos
      Mestrado (strictu sensu) 6 pontos
      Especialização (lato sensu) / Residência 3 pontos
      Aperfeiçoamento 1 ponto
      Participação em Cursos e Eventos – Nacionais 0,03 pontos p/ hora-aula
      E ASSIM SUCESSIVAMENTE...

      Excluir
  16. olá professor, gostaria de saber se os cursos e capacitações não valem para a progressão vertical se forem feitos no ano que concorro a progressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o parágrafo 9º, do art. 27, da Norma 4/2015, os documentos deveram ser encaminhados até o dia 28 de fevereiro, no caso, do ano de 2017.

      Excluir
  17. Ola professor, bom dia ! Segue minha duvida abaixo:

    Anexo II - Critérios para a qualificação profissional:
    I - Para carreira de nível superior =
    Obtenção de resultado mínimo de 3 pontos na qualificação profissional.
    Exemplo:

    Especialização – 3 pontos, TENHO DUAS ESPECIALIZAÇÕES, cada uma vale 3 pontos ou as duas juntas somam este valor ?

    Aperfeiçoamento – 1 ponto, POR CURSO ou todos que tenho valera 1 ponto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A soma é cumulativa, ou seja, conta o quantitativo de cursos que o trabalhador tiver, se têm 2 especializações, portanto, esses 2 cursos serão contabilizados.

      Excluir
  18. Olá professor me chamo Ana e sou técnica de enfermagem tenho apenas um mês de Ebserh. Sou formada em enfermagem e tenho pós graduação. Quero saber como isso pode me ajudar nas progressões? O curso superior e a pós contará para isso? e como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não.
      Para nível médios / técnicos, apenas o número de carga horária em eventos de capacitação...

      Excluir
  19. Boa noite professor!
    Eu li que para o nível técnico na progressão vertical são cursos com duração de no mínimo 20 h e dos últimos 5 anos.Qual é o limite de pontos então?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o nível médio e técnico, será a somatória até 150 horas, resultante das horas adquiridas através dos cursos de capacitações realizados.

      Excluir
  20. Olá professor sou tecnica em enfermagem e graduada em ciencias biologicas..conta para minha progressaõ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não.
      Veja o que informa a Norma 4/2015:
      Art. 29. Os empregados ocupantes de cargos de nível médio e técnico da EBSERH, na sede, e
      em cada HUF, serão classificados de acordo com os seguintes critérios:
      I - primeiro: resultado obtido na avaliação das metas, conforme processo anual de gestão do
      desempenho de que trata o § 2º do art. 23; e
      II - segundo: número de carga horária em eventos de capacitação.

      Excluir
  21. Boa noite prof Manoel! Entrei em outubro de 2015, vou fazer minha primeira avaliação por competência esse ano até março. Ano passado fiz aquela avaliação para progressão horizontal. Nesse caso posso concorrer a progressão vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. pois o trabalhador terá que ter 2 anos completos, até julho de 2017.

      Excluir
    2. Boa noite Manoel. Abaixo segue o artigo que altera a data para o cumprimento de 2 anos para participar da progressão vertical, agora é 31 de dezembro de 2017, dessa forma Tatiane poderá particupar da progressão.
      . 23. A Ebserh aplicará a Progressão Vertical, aos empregados públicos que cumprirem o interstício mínimo de permanência na mesma classe, até 31 de dezembro do ano ímpar corrente, observados: (Redação dada pela Norma Operacional 4/2016/DGP/EBSERH/MEC )

      Excluir
  22. Boa noite professor, sou técnica de enfermagem mas tenho graduaçao na área de saúde, posso concorrer e receber um aumento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderá concorrer a progressão vertical, porém a sua graduação não será computada, pois só serão analisadas cursos de capacitação para o pessoal de nível médio/técnico (se bem que para o nível médio/técnico, esse tópico da avaliação da progressão vertical encontra-se prejudicado, pois a Norma 4/2015, em seu anexo II, não detalha os critérios de qualificação ).
      Agora, essa questão do aumento salarial, ainda está sendo analisado se será implantado o adicional de titulação na EBSERH.

      Excluir
  23. Professor, estou com dúvida sobre a forma do cálculo da nota na progressão vertical. Eles vão separar primeiro os que tiveram melhor nota na avaliação do crescer com competência e depois classificar os com melhores qualificações? Ou vai juntar a nota do crescer com competência e a qualificação e dividir por 2?

    ResponderExcluir
  24. Fui contemplada com a progressão por antiguidade. Concordo a progressão vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Você só não poderá concorrer a progressão horizontal por antiguidade de novo, que no seu caso, você irá concorrer à progressão por merecimento.

      Excluir
  25. Quem progrediu por antiguidade poderá concorrer a progressão vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Todo trabalhador poderá concorrer a progressão vertical, desde que:
      #Cumprimento do interstício mínimo de 2 (dois) anos na Classe CME-5, até 31 de julho do ano ímpar corrente;
      #Participação em 2 (dois) processos anuais de gestão do desempenho por competências, nos períodos anteriores ao de publicação da classificação final da Progressão Vertical, enquanto permanecer na Classe CME-5;
      #Obtenção de resultado médio igual ou superior a 80 (oitenta) pontos do limite máximo da avaliação das metas, conforme processo de gestão do desempenho por competências de que trata o § 4º do art. 12 desta Norma Operacional, nos 2 (dois) últimos ciclos avaliativos imediatamente anteriores à Progressão Vertical;
      #Obtenção de resultado mínimo de 3 (três) pontos na qualificação profissional;

      Excluir
  26. bom dia professor, sou enfermeira do hu desde junho de 2014 e em 2015 sofri uma advertência por escrito. não fui progredida em 2016 por ter a nota 95 pontos. Isso tudo pode me prejudicar na progressão vertical? E gostaria de saber também se eu posso usar a pós graduação que foi concluída em 2015 como curso de capacitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente sim.
      Veja o que diz o art. 4 da Norma 4/2015:
      Art. 4º Perderá a condição de concorrer à PHM, PHA ou Progressão Vertical o empregado que
      se enquadre em pelo menos 1 (uma) das situações, observadas durante o período avaliativo
      imediatamente anterior ao de publicação da Classificação Final da Progressão Horizontal ou da
      Progressão Vertical, conforme o ano, a seguir:
      II - que tenha sofrido penalidade disciplinar (advertência por escrito ou suspensão);

      Excluir
  27. Professor, eu progredi horizontalmente por mérito e fui para o nivel N2, Agora vou concorrer para a classe T2. Minha pergunta é: se eu passar eu continuo no nivel N2 ou volto para o nivel N1/T2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permanecerá no mesmo nível, só que na classe T2, ou seja, voçe está no PCCS na posição T1N2, e vai passar a está na posição T2N2.

      Excluir
    2. Professor, onde encontra essa regra na Norma Operacional 04 de 19 de Junho de 2015?

      Excluir
    3. No PCCS da EBSERH, edição 2016:
      http://www.ebserh.gov.br/documents/15796/65717/Plano_de_Cargos_Carreiras_e_Sal%C3%A1rios_EBSERH_Outubro_de_2016.pdf/4e990581-d460-48ae-87ea-119dc52e041d

      Excluir
  28. Para progressão vertical cargo de nível médio conta a quantidade de horas no total dos cursos ou conta a quantidade de certificados?

    ResponderExcluir
  29. olá professor, fiz meus cursos em janeiro de 2017. nâo poderei concorrer com meus certifocados por serem deste ano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não.
      A norma da Progresão, informa que esses certificados só poderão ser aceitos até 31 de dezembro do ano anterior à Progressão Vertical, ou seja, até dezembro de 2016.

      Excluir
  30. Bom dia professor! Sou técnica em enfermagem do HU. Gostaria de saber qual é o valor máximo das horas dos cursos para progressão? Ou pode entregar todos os certificados dos cursos sem limite de carga horária? Por exemplo: quem tem 50 ou 300 horas de curso faz alguma diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de 150 horas. E os certificados deverão ser de cursos de capacitações.

      Excluir
  31. Olá professor,
    Sou Téc. em Farmácia, entrei na EBSERH em 01/04/2015. Participarei da Progressão vertical?
    Sou Graduado em Farmácia, meu diploma será considerado para fim de progressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois você em julho de 2017, terá 2 anos de empresa.
      Infelizmente não, só contará cursos à nível de capacitações. Veja o que diz a Norma 04/2015, sobre esse assunto:
      Obtenção de certificação em eventos de capacitação, cujos conteúdos sejam compatíveis com as atribuições do cargo e com as atividades da EBSERH, totalizando carga horária mínima de 20 (vinte) horas, considerados os certificados adquiridos nos últimos 5 (cinco) anos até 31 de dezembro do ano anterior à Progressão Vertical;

      Excluir
    2. Essa progressao vertical é rídicula só beneficia os cargos de nível superior. Os pprofissionas de nível médio e técnico não são valorizados.

      Excluir
  32. Boa tarde professor, para a a pontuação da titulação da progressão vertical de 2017 conta-se os cursos e etc dos últimos 5 anos. Neste caso conta-se de Julho de 2012 a Junho de 2017 (mês em que provavelmente serão entregues os títulos) ou conta-se Janeiro de 2012 a Dezembro de 2016?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dezembro de 2016, pois é esse o prazo para se concluir os devidos cursos.

      Excluir
  33. "considerados os certificados adquiridos nos últimos 5 anos" então titulação de especialização, mestrado e doutorado com mais de 5 anos não vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim. A validade será exigida apenas para os cursos de curta ou média duração, como as capacitações e aperfeiçoamento.

      Excluir
  34. ola! boa noite!!
    esses títulos de capacitação apresentados no nível médio e técnico podem ser somados? ex 20h +60h+100H? mesmo passando as 150 horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem. Porém o quantitativo para pontuação será até às 150 hs, o que passar disso, será inutilizado.

      Excluir
  35. Boa tarde! Fui admitida em abril de 2015, mas a chefia não fez o crescer com competência de 2015, apenas de 2016 e agora o planejamento de 2017. É possível participar da progressão vertical em 2017?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O trabalhador para participar da progressão vertical, deve realizar 2 avaliações do programa crescer com competência.

      Excluir
  36. Bom dia,sou técnico em enfermagem e prestes a me formar como enfermeiro,poderei pleitear o cargo e o salario de enfermeiro já que vou possuir o diploma de nível superio????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O seu rendimento está atrelado ao cargo ao qual você foi aprovada, através do respectivo concurso público prestado.

      Excluir
  37. Bom dia professor, como será feito o cálculo final para sonora daa progressão vertical? Será a somatória da nota da avaliação das metas com a nota dos títulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue postagem onde explana 3 respostas da EBSERH sobre esse tema.
      No entanto, essas notas são carente de precisão, infelizmente.
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2017/09/progressao-vertical-na-ebserh-onde.html

      Excluir
  38. Bom dia Professor. Fui admitido em dezembro 2014, progredi horizontal em 2016 por merito, mas minha nota no RMC veio zero, não sei porque, mas progredi horizontalmente, neste ano impar 2017, vou concorrer a progressão vertical? Considerando a nota RMC zerada. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Pois um dos critérios para participar da progressão vertical é ter o RMC acima de 80 pontos!

      Excluir
  39. Caro professor Manoel, sou médico e possuo três residências médicas, todas realizadas há mais de 10 anos. Assim, poderia utilizá-las,em algum momento, para pontuação na progressão vertical? Ou as residências/pós graduação/mestrado/doutorado teriam que ser recentes? Ou realizadas durante o exercício no cargo da ebserh?
    Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há validade para conclusão de cursos de longa duração, como: especialização/residência; mestrado e doutorado.

      Excluir
  40. Quem pode concorrer a progressão? Entrei esse ano na Ebserh.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde professor Manoel, tenho uma dúvida sobre a progressão vertical, a nota do crescer soma com as 150 horas de curso ou é critério para o desempate?
    Ex: Tirei 100 na primeira e 99 na segunda nota do crescer, média 99,5 como entra as 150 horas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue postagem onde explana 3 respostas da EBSERH sobre esse tema.
      No entanto, essas notas são carente de precisão, infelizmente.
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2017/09/progressao-vertical-na-ebserh-onde.html

      Excluir
  42. Olá professor, sou colaborador do HU-UNIVASF em Petrolina-PE. Aqui será a nossa primeira progressão vertical. Gostaria de saber se em outros hospitais o valor referente a 1% da folha salarial foi suficiente para cobrir as progressões verticais de todos os colaboradores elegíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Pois esse teto ele é justamente para limitar o quantitativo de tralhadores que teriam condições plausíveis em progredir no PCCCS da EBSERH, com alegações que deve ser respeitados os limites orçamentários.

      Excluir
  43. Como saber o valor da folha salarial do Hu que trabalho para calcular o 1% do valor dela? Esse valor total da folha fica disponível em algum local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve solicitar um acesso a informação na ouvidoria do seu HU.

      Excluir
  44. Quem temos menos de um ano foi informado que não precisa participar do Talentos, confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois o banco de talento, esse ano, será utilizado para a Progressão Vertical, e para essa progressão, só participará o Trabalhador a partir de 2 anos de exercício na empresa.

      Excluir
  45. Bom dia professor! A participação em atividades institucionais/comissões ajuda para a progressão tanto para colaboradores de nível médio e superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para essa analise desse ano, apenas para o nível superior, infelizmente.

      Excluir
  46. ola boa noite, ano passado fiz o curso online da progressão vertical, no final do curso recebi o certificado só que eu não imprimi. você sabe como faço para recuperar esse certificado?

    ResponderExcluir
  47. manoel os cursos online com certificação são validos? tenho varios mais a maioria não contempla 20h corrida. serão validos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cursos à distancia são validos sim, desde que as instituições que os promovem, tenha registro no MEC.
      Quando a duração desses cursos, para pontuar na Progressão Vertical da EBSERH, eles devem ter no minimo 20 horas.

      Excluir
  48. oi boa tarde prof. Gostaria de saber se mesmo formada a 10 anos como enfermeira consigo promoção. Sendo admitida como tecnico de enfermagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o nível médio, a contabilidade se refere apenas aos cursos de capacitações, não contemplando os cursos de graduação e pós, infelizmente.

      Excluir
  49. oi boa tarde prof. Gostaria de saber se mesmo formada a 10 anos como enfermeira consigo promoção. Sendo admitida como tecnico de enfermagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na progressão vertical para o nível técnico, não há pontuação para quem possível graduação, o que é lamentável.

      Excluir
  50. Professor bom dia eu só passei no concurso para técnico de enfermagem porém sou enfermeira a minha dúvida é que sou formada em 2006. Gostaria de saber sendo funcionária da Ebeserh se tem promocão interna e se o limite da minha formação interfere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda não há adicional de titulação na EBSERH. E na progressão vertical para o nível técnico, não há pontuação para quem possível graduação, o que é lamentável.

      Excluir
  51. Bom dia professor, como será calculada a nota para concorrer na progressão vertical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue postagem onde explana 3 respostas da EBSERH sobre esse tema.
      No entanto, essas notas são carente de precisão, infelizmente.
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2017/09/progressao-vertical-na-ebserh-onde.html

      Excluir
  52. Oi professor. Os profissionais que entram na ebserh como empregado de nível superior, mas o cargo exige um requisito de pós graduação, começam no mesmo nível/classe e com o mesmo salário que os empregados de nivel superior que não tem a exigência de especialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Pois na EBSERH ainda não há o adicional de titulação, infelizmente.

      Excluir
  53. Quem entrou em outubro de 2015, teve a avaliação do crescer com competência de 2016 e agora já tem o plano de 2017, partcicipa da progressão vertical? Pergunto porque em 2015 não teve o crescer com competência e 2017 ainda não foi concluído, como fica nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para participar da progressão vertical de 2017, o trabalhador teria que ter completado 2 anos de exercícios até o término de julho do corrente ano.

      Excluir
  54. Devido a falta de divulgação de que o banco de talentos seria critério para a progressão vertical, muitos funcionários ficarão de fora da progressão desse ano. Há alguma forma de a empresa reconsiderar esse critério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não. Mas caberia ao trabalhador ter entrado com um recurso até o dia 11.09.2017.

      Excluir
  55. Olá. Nas normas das progressões consta o seguinte, para a progressão vertical:

    "Art. 29. Os empregados ocupantes de cargos de nível médio e técnico da EBSERH, na sede, e em cada HUF, serão classificados de acordo com os seguintes critérios:
    I - primeiro: resultado obtido na avaliação das metas, conforme processo anual de gestão do desempenho de que trata o § 2º do art. 23; e
    II - segundo: número de carga horária em eventos de capacitação, observado:
    a) o disposto no art. 27;
    b) a carga horária mínima estabelecida no Anexo I; e
    c) a carga horária máxima estabelecida no § 2º do caput.
    § 1º O valor máximo do resultado obtido na avaliação de metas de que trata o inciso I do caput será correspondente à 100 (cem) pontos.
    § 2º A soma da carga horária em eventos de capacitação de que trata o inciso II do caput não poderá ultrapassar 150 (cento e cinquenta) horas."

    Assim, gostaria de saber o que você entende... se eu tenho 100 pontos nas metas e 50h em eventos de capacitação, fico na frente de quem tem, por exemplo, 90 pontos nas metas e 150h de eventos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Pelo entendimento aferido com o resultado preliminar da Progressão Vertical, adotado pelo departamento da EBSERH, o que prevalece é a nota do GDC, o que termina lesando quem possui um currículo melhor!

      Excluir
  56. boa tarde ,gostaria de saber se posso averbar os nove anos que tenho em uma( prefeitura) na ebserh e se esses 9 anos irão contar para minha progressão dentro da empresa(ebserh)...sou técnica em enfermagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A esse termo se dar o nome técnico de Contagem Recíproca do Tempo de Contribuição.
      Acesse a lei n.º 6.226/75:
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6226.htm

      Excluir
  57. Olá Professor
    Trabalho no hospital HUCAM ES e 47 pessoas do nível superior conseguiram a progressão.
    No resultado todos que conseguiram tiveram 100 pontos na avaliação de desempenho. Isso permitiu que funcionários com 100 pontos e com uma pontuação pouco expressiva (exemplo apenas uma pós graduação) conseguiu progredir enquanto outros com 99 pontos (com doutorado ,mestrados ,artigos) ficaram de fora.
    Art. 29. Os empregados ocupantes de cargos de nível médio e técnico da EBSERH, na sede, e
    em cada HUF, serão classificados de acordo com os seguintes critérios:
    I - primeiro: resultado obtido na avaliação das metas, conforme processo anual de gestão do
    desempenho de que trata o § 2º do art. 23;
    Este íten que determinou a classificação
    Gostaria de saber se está correto ?
    pois por se tratar de progressão vertical achei que a titulação deveria valer mais do que a nota de desempenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu entendimento é semelhante ao que é aplicado em diversas Estatais e Empresas, e que tem respaldo no Anexo I da Norma n.º 4/2015 (observe os itens 3 e 4):
      1) Atendimento ao disposto no art. 4º desta Norma Operacional;
      2) Cumprimento do interstício mínimo de 2 (dois) anos na Classe, até 31 de dezembro do ano ímpar corrente;
      3) Participação em 2 (dois) processos anuais de gestão do desempenho por competências, nos períodos anteriores ao de publicação da classificação final da
      Progressão Vertical, enquanto permanecer na Classe;
      4) Obtenção de resultado médio igual ou superior a 80 (oitenta) pontos do limite máximo da avaliação das metas, conforme processo de gestão do desempenho por
      competências de que trata o § 4º do art. 12 desta Norma Operacional, nos 2 (dois) últimos ciclos avaliativos imediatamente anteriores à Progressão Vertical;
      5) Obtenção de resultado mínimo de 3 (três) pontos na qualificação profissional; e
      6) Disponibilidade orçamentária.

      No entanto, o departamento da EBSERH usou de forma restrita esse argumento que o Sr postou acima, infelizmente.

      Excluir
  58. quem estiver de licença maternidade concorre a progressão por antiguidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que informa o parágrafo 3, do art. 16, da Norma 4/2015:
      A contagem do interstício será suspensa nas ausências e afastamentos do empregado, ressalvadas aquelas consideradas como de efetivo exercício, sendo retomada a partir do retorno do empregado à atividade.

      Excluir
  59. Professor, bom dia

    Gostaria de perguntar , como mudaram a data de 31 de dezembro, para 31 de julho, significa que os novos contratados para o segundo semestre(1 de agosto), vão ficar sem concorrer as progressões durante um período de 2 anos(os dois anos seguintes?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o anexo I, da Norma 04/2015, o trabalhador deverá cumprir o interstício mínimo de 2 (dois) anos na sua classe, até 31 de dezembro do ano ímpar corrente.
      Ou seja, se o trabalhador entrou em 01.08.2017, em 2019 ele terá 2 anos de exercício antes do dia 31.12, e portanto está apto a concorrer a progressão vertical.
      Agora, se a admissão ocorrer em 01.08.2018, ele só poderá concorrer a PV em 2021.

      Excluir
  60. Boa tarde, Prof.

    Não consegui progredir na seleção de progressão vertical devido não ter atingido a nota de corte que foi 99.80 no local onde trabalho. Sou técnica. Minha duvida é: Quem conseguiu progredir esse ano, concorrerá no ano de 2019? Pois, como é só 1% da folha, é possível que os que já conseguiram, conseguirem de novo e tornar isso cumulativo enquanto outro não alcançam. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Norma 04/2015 deixa claro que não pode ocorrer 2 progressões consecutivas horizontal por mérito e nem 2 progressões consecutivas horizontal por antiguidade.
      Referente a Progressão Vertical é oportuno procurar a DIVGP.

      Excluir
  61. Boa noite! Entrei agora em 2017, só poderei participar da progressao vertical em 2019? Entrei vaga de nivel medio e tenho especializacao concluida em 2014 na area de Gestao Publica conta na progressao? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso.
      A progressão vertical ocorre a cada 2 anos, nos anos impares, e o Trabalhador deve ter no minimo 2 anos de execício.

      Excluir
  62. Qual é o salário base de um tecnico em enfermagem que esta no N2T2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ebserh.gov.br/documents/14003/2810783/II_Remunera%C3%A7%C3%A3o_de_Cargos_Efetivos.pdf/6afda29c-781d-4a1a-9dab-c27947089572

      Excluir
  63. Olá, pretendo prestar concurso para a EBSERH nos próximos lançamentos de editais. Concluo o Mestrado antes de assumir o cargo, caso eu passe no concurso. Essa titulação de mestre, após um ano no cargo, poderá contar como progressão?

    ResponderExcluir
  64. Olá! Não consigo entender como funciona. Se eu entrar, aonde eu me encaixo, sou mestre e doutoranda, tecnologa em radiologia, tenho varias publicações. Em que nível entro? Pode me esclarecer,por gentileza? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo e qualquer Trabalhador da EBSERH entra no PCCS no nível 1 e na classe 1, após 1 ano, irá concorrer para a progressão horizontal (níveis), e a cada 2 anos, a progressão vertical (classes).

      Excluir
  65. Boa tarde, gostaria de saber se ao ser exigido em edital uma especialização técnica, no caso, sou técnica em radiologia com especialização em radioterapia ( exigido no edital o curso ). o meu nível salarial não deveria ser T2 ?
    tenho um curso exigido pela empresa que custa em torno de R$10,000,00 e meu salario base é o mesmo do nível técnico sem especialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança de classe na EBSERH ocorre através da Progressão Vertical, que avalia o programa GDC e o currículo, porém tal progressão não é automática, pois há concorrência e número limitado de vagas.

      Excluir
  66. Caro professor. Os cursos em EADs tambem são contabilizados nos processos de progressão com carga horária de +20h?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Desde que sejam realizado por Instituições credenciadas pelo MEC.

      Excluir
  67. Qualquer especialização ou mestrado conta ou preciso verificar se há algum credenciamento específico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quaisquer certificados e diplomas deve ser de Instituições devidamente credenciadas!

      Excluir
  68. Manoel, uma dúvida, na progressão vertical os funcionários da empresa irão concorrer por unidade a qual está lotado ou entre TODOS os funcionários da EBSERH?

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida sobre os cursos válidos para o nível médio. Na norma fala que temos que fazer de 20 a 150 horas de cursos relacionados ao cargo ou às atribuiçoes da EBSERH. Não tem anexo de cursos e pontuação aceitos igual para cargos de nível superior. Portanto, em cima da norma deveria ser aceito cursos de inglês, visto que a norma não delimita e não fala nada ao contrário? Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Vi que para progressão vertical, o idioma conta 2 pontos. Qual o certificado de comprovação que é exigido?

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde. A realização dos cursos de Progressão Horizontal e Vertical e Código de Ética e Conduta da Ebserh são imprescindíveis para progressão?

    ResponderExcluir
  72. Boa noite , sou técnologo em radiologia nível superior na ebserh , na minha primeira avalição de 1 ano para a horizontal, obtive 7.8 de nota, para a próxima terei que tirar 8.2 confere professor? Obtendo média 80 nos dois anos anteriores?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite!
    Na avaliação desse ano (2019), fui avaliado e tirei uma nota horrível! (87,5). Fui avaliado por um gestor que quase nunca aparece no hospital a noite e se apareceu foram umas 2 ou 3 vezes, também mudei de setor e fui avaliado no setor que menos trabalhei no momento. Perguntei a ele qual o critério dessa avaliação, porque recebi 85 em todos os quesitos da avaliação. Não aceitei a nota, mas dei ciência, mesmo não sendo contra. O gestor disse que deveria ter argumentado! E que agora se quiser, tenho que recorrer? N verdade quem deve mim avaliar é o gestor que nunca aparece ou o enfermeiro que participa ativamente do meu trabalho diário? obrigada e boa noite!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista