1) EBSERH inicia processo para implementar POLÍTICA DE DADOS ABERTOS

Em busca de melhorar o acesso às informações e dar mais transparência aos serviços oferecidos, a Ebserh reuniu por videoconferência, nesta quarta-feira (11.01.2017), os ouvidores dos hospitais universitários filiados para apresentar a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.
Para detalhar a iniciativa, a estatal convidou a coordenadora geral de Dados e Serviços Públicos e Digitais do Ministério do Planejamento, Elise Pereira. A especialista explicou a importância da iniciativa para a população e para as próprias empresas que fornecem os dados.
Segundo Elise Pereira, os ganhos com a implantação da Política são diversos e vão desde uma maior integração das informações governamentais, segurança das informações, proximidade com a sociedade e transparência, até possíveis contribuições visando melhorar os serviços.
“Hoje, temos milhões de brasileiros com acesso à internet. Nossa função é disponibilizar a maior quantidade de informações na plataforma para atender às necessidades dos brasileiros”, analisou, citando que os usuários podem, inclusive, dar ideias, melhorando os dados em atividades como pesquisas e na criação de aplicativos, por exemplo.
IMPLANTAÇÃO NOS HOSPITAIS
O ouvidor da Ebserh, Flávio José Mostaert, ressaltou que os hospitais universitários federais têm muito a ganhar com a implantação da Política de Dados Abertos, principalmente com contribuições nas áreas de assistência, ensino e pesquisa.
“Os benefícios de termos maior transparência e divulgação desses dados são imensos. Agora, vamos nos reunir com a alta gestão da empresa para definirmos um plano de ação, com datas e a melhor forma de implementar a ideia na nossa Rede”, esclareceu.
SAIBA MAIS SOBRE A INICIATIVA
A Política Nacional de Dados Abertos, presente no Decreto 8.777/2016, visa contribuir para o aumento da transparência do governo, criando melhores possibilidades de controle social das ações governamentais.
Os principais objetivos são: promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos; aprimorar a cultura de transparência pública e dar aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados do Poder Executivo federal, exceto os vedados por força de lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista