Votação para Reitor: pesquisa em 05 HUF’s da Rede EBSERH

Fizemos uma série de pesquisas abordando alguns assuntos de extrema importância para os Trabalhadores da EBSERH (votação para Reitor; votação para Superintendente; jornada de trabalho das chefias; trabalho noturno; climatização dos setores e participação em capacitações), direcionando cada assunto destes a 05 HUF’s, escolhidos aleatoriamente. Abaixo segue as respostas dos respectivos órgãos consultados:
A VS.ª poderia nos fornecer as seguintes informações sobre a participação dos Empregados Públicos Federais Concursados da EBSERH na eleição para a escolha dos Reitores da Universidade Federal
ORGÃO
RESPOSTA
Sistema e-SIC da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Prezado Cidadão,
Agradecemos seu contato. Sobre a solicitação em comento cumpre-nos informar a V.Sa. que as respostas seguem abaixo:
1) Os Empregados Públicos Federais Concursados da EBSERH podem votar na eleição de escolha dos Reitores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro?
R.: Sim, conforme Regulamento Eleitoral disponível no seguinte link: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=1126&publicacao=4303
2) Este assunto foi tema do Conselho Universitário da UFTM em alguma sessão?
R.: Sim. O tema foi deliberado em Reunião Extraordinária do Conselho Universitário do dia 13/4/2018.
3) Se sim, a VS.ª poderia nos repassar tais documentos?
R.: A seguir encaminhamos link com a ata da referida reunião:
Secretaria dos Órgãos Colegiados da
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Prezado(a) Senhor(a), Em atendimento ao seu pedido de informação, conforme Lei 12.527/2011 e regulamentado pelo Decreto 7.724/2012, segue resposta abaixo:
informamos:
1) considerando que a EBSERH não tem representação no Conselho Universitário da UFPR, os empregados da EBSERH não votam para escolha da lista tríplice de Reitor da UFPR;
2) a participação dos empregados da EBSERH na votação em eleição para Reitor e Vice-Reitor não constou de pauta, até o momento, do Conselho Universitário da UFPR.
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Prezado(a) Sr.(a),
Agradecemos o contato e informamos que o atendimento ao pedido de informação segue em anexo: Não. De acordo com o art. 3º, III, da Resolução 02/2016 do Consuni. Terão direito a voto:
"III - membros do corpo técnico-administrativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em efetivo exercício, conforme art. 102 da lei no. 8.112/90 e lei no. 12.550/11 e Decreto no. 7.661, de 28 de dezembro de 2011."
O documento solicitado (Resolução 02/2016 do Consuni) poderá ser acessado no endereço eletrônico <https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/home.jsf>, seguindo as orientações:
(1) selecionar RESOLUÇÕES;
(2) selecionar CONSELHO UNIVERSITÁRIO;
(3) preencher os campos:
(3.1) Ano: "2016"
(3.2) Número: "2"
(4) selecionar BUSCAR
(5) selecionar a resolução "002/2016"
SIC da UnB

Senhor Solicitante,
Após consulta à área competente, obtivemos a resposta abaixo transcrita.
RESPOSTA:
Informo que, na forma da Lei 9.192/1995, a formação de lista tríplice a ser submetida ao MEC para escolha de reitor ocorre em reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), em votação aberta e uninominal por parte dos conselheiros.
As consultas que têm antecedido as reuniões do CONSUNI para tal fim não são realizadas pela Administração da UnB e sim pelas entidades representativas da comunidade (ADUnB, SINTFUB e DCE), cabendo a elas prestar os esclarecimentos solicitados.
Serviço de Informação ao Cidadão da UFSCar

Prezado solicitante,
Segue resposta elaborada pela Secretaria dos Órgãos Colegiados da UFSCar, utilizando consulta à Procuradoria Federal junto à UFSCar.
1) A escolha de Reitores de Universidades Federais é realizada segundo as normas da Lei nº 5540/1968 e Decreto nº 1916/1996, sendo aplicável a Lei nº 8112/90. De acordo com as leis vigentes, o Conselho Universitário elaborará uma lista tríplice que poderá ou não ser precedida de consulta aos membros da comunidade universitária, ou seja, seus docentes, técnicos administrativos e discentes.
A EBSERH é uma empresa pública federal, criada pela Lei nº 12.550/2011, sendo pessoa jurídica de direito privado, portanto distinta da Fundação Universidade de São Carlos (UFSCar) criada pela Lei nº 3835/1960, pessoa jurídica de direito público.
Assim sendo, o conjunto de leis que rege cada um desses órgãos é distinto e não há previsão legal possibilitando empregados públicos a participarem de eleições para Reitor da UFSCar, sendo a consulta restrita à comunidade UFSCar (docentes e técnicos administrativos que são servidores públicos e discentes regularmente matriculados).
2) O assunto não foi tratado no Conselho Universitário da UFSCar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH