Oficinas de formação para o controle social do SUS

Serão 84 Oficinas de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país, organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenadas pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O grande objetivo é qualificar e capacitar conselheiros de saúde e lideranças sociais.
 “Queremos construir um processo onde os participantes dos cursos terão o compromisso de multiplicar, a partir das suas experiências, práticas que promovam a construção de novas lideranças com o foco na defesa do SUS no Brasil”, explicou Valdevir Both, coordenador do Projeto de Formação.
A Mesa Diretora do CNS, representantes do CEAP e as conselheiras Sueli Barrios e Conceição Silva, da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social (CIEPCSS), estiveram reunidos na quarta-feira (28/8), em Brasília, para pactuar detalhes da organização da segunda etapa dos cursos.
“Tratamos da metodologia, público alvo, programação e mobilização para a realização dos cursos. Queremos construir um processo de formação e qualificação da nossa população de forma coletiva”, adiantou a conselheira, Sueli Barrios.
“As oficinas de formação para conselheiras e conselheiros e movimentos sociais fortalecem o controle social na saúde e qualificam o debate em defesa do SUS, preparando cidadãs e cidadãos para o exercício democrático da luta pela saúde como direito humano”, explicou a conselheira Conceição Silva. 
No ano passado, o CNS promoveu 68 oficinas com a participação de mais de 4 mil pessoas. A participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde é fundamental para a democracia.

“As oficinas vão fortalecer os participantes como sujeitos sociais que atuam na formulação e deliberação das políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS”, explicou o presidente do CNS, Fernando Pigatto.
Fonte: AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista