Modelo EBSERH de Gestão da Atenção Hospitalar

Este documento pretende ser um material de apoio aos Hospitais da Rede Ebserh sobre fundamentos da gestão hospitalar. Ele abrange o detalhamento do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar em si, trazendo informações necessárias para o sucesso da transformação e gestão do dia a dia da assistência.
Aqui, encontra-se um instrumento para facilitação de implementação de melhorias e geração de resultados na gestão hospitalar mensurados através de indicadores de desempenho institucional. Para isso, ele conta com uma abordagem de gestão integrada e sistematizada através de dispositivos complementares entre si, que permitem a rápida replicação de práticas hospitalares bem sucedidas e a evolução do nível de maturidade da gestão institucional de HUFs. O Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar está atualmente dividido em dois módulos, evoluindo gradualmente conforme a maturidade de gestão do hospital. Frisa-se que, por se tratar de um processo em construção que visa direcionar a Rede de HUs de maneira contínua, novos módulos serão futuramente adicionados, de acordo com as necessidades identificadas.
Os dois módulos iniciais contêm os seguintes dispositivos:
MÓDULO 1
A) UNIDADES DE PRODUÇÃO –UP:
É um agrupamento de serviços e/ou unidades dentro de um mesmo espaço de gestão, segundo critérios de homogeneidade, afinidade e complementaridade. UPs são caracterizadas por serem interdisciplinares e multiprofissionais. Elas quebram paradigmas de hierarquia, horizontalizando a gestão por meio de um rearranjo institucional visando a cogestão.
• Organizar o processo de trabalho, motivando a integração da equipe, a atuação multiprofissional e a resolução de problemas e conflitos;
• Ampliar o fluxo comunicativo e a deliberação horizontal nos Hospitais;
• Elaborar o Planejamento da Unidade de Produção;
• Identificar as necessidades de Educação Permanente/Continuada;
• Compartilhar as informações e ações desenvolvidas nas reuniões semanais e no colegiado ampliado.
B) NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO – NIR:
O Núcleo Interno de Regulação é uma Unidade Técnico-Administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Dessa forma, é possível ofertar a assistência mais adequada a cada paciente. Para isso, ele atua na disponibilização de consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e leitos de internação. O NIR segue critérios pré-estabelecidos para o atendimento de pacientes e tem relações intra-hospitares (para casos de disponibilidade no próprio hospital) e extra-hospitalares para casos externos, envolvendo o contra-referenciamento de pacientes internados.
• Realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio diagnóstico terapêutico e cirurgias;
• Apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela clínica.
C) KANBAN:
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão, anotação visível, sinal, símbolo ou painel”. No âmbito hospitalar, é uma ferramenta básica da gestão que indica e monitora o tempo de permanência em leito dos pacientes internados. É uma forma de controle visual físico ou eletrônico, caracterizado por cores.
• Quantificar e sinalizar o tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação, podendo ser estendidos para os Serviços de Urgência e Emergência;
• Diagnosticar, monitorar e avaliar os motivos de aumento do tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação e nos Serviços de Urgência e Emergência;
• Promover a integração e a disseminação das informações para as equipes assistenciais de forma simples e objetiva.
D) PAINEL DE INDICADORES:
É uma ferramenta visual que consolida um conjunto de indicadores previamente selecionados de forma colegiada que visam demonstrar o desempenho geral do hospital no âmbito da Atenção Hospitalar. Eles tem acompanhamento periódico mensal e servem de pauta para discussões de cunho estratégico e operacional.
• Definir papéis e fluxos de monitoramento e avaliação da atenção hospitalar;
• Subsidiar a gestão local do HUF e a gestão da Ebserh nas tomadas de decisões;
• Monitorar e avaliar a implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar e o desempenho dos Hospitais Universitários da Rede Ebserh no âmbito da atenção hospitalar;
• Correlacionar o desempenho da atenção hospitalar ao grau de implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar;
• Promover a integração e a disseminação das informações no âmbito da Rede Ebserh.

MÓDULO 2
HUMANIZAÇÃO.
CONTRATO INTERNO DE GESTÃO.
LINHAS DE CUIDADO.
IMPLANTAÇÃO DO MODULO 1
O Módulo 1 do Modelo de Gestão de Atenção Hospitalar está ancorado em dois eixos estruturantes. O primeiro tem como objetivo implantar uma gestão colegiada, democrática e compartilhada – o método da Cogestão, por meio da implantação das Unidades de Produção Assistenciais ou Finalísticas. O segundo eixo terá como ênfase o gerenciamento clínico, ao otimizar a gestão do cuidado por meio da utilização de dispositivos de gestão hospitalar, colocando o paciente como finalidade central do cuidado.
O Modelo de Gestão ora proposto, será apresentado e estruturado inicialmente com a implantação ou fortalecimento do Núcleo Interno da Regulação (NIR), com a implementação da sistemática do KANBAN, com a identificação e implantação das Unidades de Produção Assistenciais e com a criação de um Painel de Indicadores comum a todos os HUF.
Para implementação dos dispositivos apontados, existem quatro momentos distintos, que ditam a sua concretização no contexto hospitalar. Além disso, a fim de facilitar o processo, foram estabelecidos responsáveis, formas de operacionalização e prazos esperados de execução para cada um desses momentos, conforme o quadro abaixo:
Preparação para início da implementação.
Realização de oficina de inicialização.
Formação da equipe de referência e elaboração do plano de ação.
Implantação e monitoramento dos dispositivos nos hospitais.
Leia o documento na íntegra: AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH