Um novo MODELO DE GESTÃO ASSISTENCIAL HOSPITALAR na Rede Ebserh


Foi iniciado nesta terça-feira, 20.03.2018, o primeiro de três encontros para a continuidade do projeto para a implementação de um novo modelo de gestão assistencial na Rede Ebserh. Participam da oficina representantes dos seis hospitais que iniciaram o projeto: HUGV-Ufam, HE-UFPel, HU-UFGD, MCO-UFBA, Mejc-UFRN e Humap-UFMS, sendo este último o hospital que forneceu a base para o desenvolvimento das ações nos demais, por ter apresentado maior nível de maturidade na área.
Presente no evento, o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, salientou a importância da melhoria na assistência. “Temos a obrigação de ser os melhores hospitais do país. E melhorar a gestão da atenção hospitalar é um dos nossos desafios. Por isso, esse trabalho é tão importante”, enfatizou.
A oficina tem como objetivo multiplicar as quatro ferramentas de gestão do novo modelo já implementadas nos primeiros hospitais para outras 12 unidades. Além disso, a proposta inicial dos encontros prevê a discussão da implantação de outros três dispositivos, com o intuito de aprofundar a melhoria e a excelência da gestão da saúde.
Na abertura da oficina, o vice-presidente da Rede Ebserh, Paulo Henrique Costa, considerou como positiva a forma participativa de construção do projeto. “Quando vemos projetos como esse, que procura levantar boas práticas, consolidar um modelo de gestão e compartilhar essas experiências, nós caminhamos no sentido de construir uma rede melhor, mais forte e experiente”, avaliou.
O diretor de Atenção à Saúde, Arnaldo Medeiros, ressaltou que o momento é importante para fazer um balanço de 2017, com vistas a avançar e evoluir em 2018. “Precisamos expandir esses dispositivos de gestão da clínica para todos os hospitais da rede, a fim de construirmos, juntos, uma atenção à saúde cada vez mais qualificada”, afirmou.
FERRAMENTAS
Segundo o coordenador de Gestão Clínica, Ricardo Malaguti, os quatro dispositivos já implementados nos seis hospitais-piloto são o Kanban, o Núcleo Interno de Regulação (NIR), as Unidades de Produção (UP) e o Painel de Bordo.
As Unidades de Produção (UP) são os espaços de decisão colegiada multidisciplinar, que têm o intuito de capturar problemas de diversas ordens e suas soluções, construídas coletivamente. O Núcleo Interno de Regulação (NIR) gerencia os leitos no nível hospitalar de forma centralizada e serve de interface entre as Unidades de Saúde, as Centrais de Regulação e os hospitais. Trabalha na racionalização dos recursos e busca melhorar o acesso e a continuidade dos usuários aos serviços de saúde.
O Kanban é um tipo de cartão de sinalização que controla, por meio de cores, a permanência de pacientes nas unidades de saúde, para alertar sobre prazos prolongados, a fim de otimizar o tratamento. O Kanban deve gerar ações investigativas sobre os motivos de internações acima da média recomendada para cada caso. E Painel de Bordo possui indicadores para revelar se os outros dispositivos estão gerando eficiência, efetividade clínica.
A posposta é que os próximos dispositivos a serem implementados no projeto sejam: humanização, linhas de cuidado e contrato interno de gestão.
Fonte: Intranet EBSERH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista