Como deve ser organizado o ambiente hospitalar na pandemia do Coronavírus?

De acordo com a Nota Técnica nº 07/2020, da ANVISA, divulgada em 08.05.2020, as orientações de rotinas a serem estabelecidas em áreas ou setores do serviço de saúde são:
No posto de enfermagem / Área para prescrição de assistência
®  disponibilizar condições para higiene das mãos (com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica);
®  reforçar a higiene e desinfecção, principalmente das mesas, cadeiras, balcões, pias, torneiras, computadores, armários, locais de guarda de medicação etc. (pelo menos 2 vezes a cada turno de trabalho: manhã, tarde e noite).
Nas áreas de repouso / descanso / convivência
®  disponibilizar condições para higiene das mãos (com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica);
®  as poltronas, camas e travesseiros devem ser de material que permita a limpeza e desinfecção a cada turno de trabalho ou após cada uso (se for utilizado por mais de 1 profissional por turno de trabalho: manhã, tarde e noite);
®  poltronas ou camas devem estar com pelo menos 1 metro de distância entre elas;
®  permanecer nesses ambientes pelo menor tempo possível.
Nos Banheiros e vestiários
®  reforçar a limpeza e desinfecção, pelo menos 2 vezes a cada turno de trabalho (manhã, tarde, noite).
Em todas as áreas e setores do serviço de saúde
®  disponibilizar condições para higiene das mãos (com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica);
®  manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas;
®  manter o ambiente ventilado (janelas abertas ou com exaustão);
®  evitar aglomerações;
®  usar máscara durante toda a permanência no ambiente.
Nos Refeitórios / Copa para funcionários / Lanchonete
®  disponibilizar condições para higiene das mãos (com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica);
®  aumentar o espaçamento entre mesas e cadeiras;
®  reforçar a higiene e desinfecção do ambiente e superfícies, principalmente das mesas, cadeiras, balcões etc.;
®  só retirar a máscara no momento de se alimentar;
®  permanecer nesses ambientes pelo menor tempo possível;
®  aumentar o horário disponível para as refeições, para evitar concentração de muitos colaboradores nos mesmos horários.

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