Atividades de relevância da EBSERH (ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR)

Com intuito de planejar o cuidado para atender às necessidades dos pacientes de casos complexos, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) realiza reuniões para discussão com uma equipe multidisciplinar. A ação utiliza a ferramenta assistencial chamada Projeto Terapêutico Singular (PTS), e um dos objetivos é a alta responsável, ou seja, a continuidade do cuidado fora do hospital.
Cada caso mobiliza profissionais de áreas especificamente envolvidas no tratamento: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e residentes, assistentes sociais, terapeuta ocupacionais, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, dentre outros. Há, ainda, a participação, quando necessário, de profissionais de outras instituições e até de outras cidades.
A cirurgiã dentista do HDT, Karina e Silva Pereira, destacou que considera essa parceria interinstitucional bastante positiva. ”Com apoio tanto do hospital de referência como do município onde o paciente reside, ele terá um atendimento mais humanizado e completo, que é o objetivo comum das duas instituições de saúde”, ressaltou.​
A opinião é compartilhada pelo enfermeiro da Saúde da Família, Francisco Teixeira, que atua em um hospital de Brasilândia, (TO), cidade de origem do paciente que gerou o último debate no HDT, localizada a 155 km de Araguaína. “A partir do momento em que se abre um canal de diálogo com vários profissionais da Rede de Atenção à Saúde para discutir uma situação de vulnerabilidade, podemos construir uma solução plausível, real e definitiva para nosso usuário”, afirmou.
CASO RECENTE
O encontro mais recente ocorreu na última semana, e contou com a presença de profissionais da atenção básica do município de Brasilândia (TO), cidade de origem do paciente que gerou o debate. No caso, o usuário estava apto a receber alta, porém possuía algumas limitações, o que gerou a necessidade de atendimento multidisciplinar em seu domicílio.
Francisco Teixeira explicou que o município recebeu a solicitação do HDT-UFT para juntos realizarem o PTS e, logo em seguida, se organizaram para ir ao hospital conversar a respeito do atendimento, esclarecer os níveis de atenção à saúde e descrever a capacidade instalada do município, do ponto de vista tecnológico e assistencial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH