Atividades de relevância da EBSERH (AMBIENTE DE TRABALHO)

Um projeto em andamento no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) tem trazido mudanças positivas para funcionários da instituição. Trata-se do ‘Viver Bem no Hospital Também!’, que nasceu da provocação dos próprios colaboradores depois de uma atividade pontual de meditação durante um evento.
O projeto divide os grupos em turmas de 30 servidores, com duração de aproximadamente três meses. Inicialmente são apresentadas as teorias e, em seguida, a parte prática, que envolve dinâmicas de grupo e práticas integrativas e complementares de saúde, a exemplo do Reiki, Meditação, Yoga e Danças Circulares.
“Fizemos acontecer um projeto, pensando em diminuir o estresse ocupacional, falar sobre finanças quando a gente se afasta do emprego e precisa do INSS, síndrome de Burnout, que é o estresse excessivo e crônico provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho, sempre trazendo teoria e prática”, explica o psicólogo do HU, Jakson Gama.
Para Gama, o estresse gera várias consequências físicas, psicológicas e sociais, como instabilidade emocional, ansiedade, depressão, agressividade, irritabilidade, úlceras, alergias, queda no desempenho profissional, ausências, acidentes, conflitos, apatia, entre outros. “O projeto iniciou na primeira sexta-feira de fevereiro. Fizemos a acolhida e já entramos nas práticas, que influenciam diretamente na qualidade de vida e bem-estar”, aponta.
O ‘Viver Bem no Hospital Também!’ é coordenado pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), mas tem a colaboração da Divisão de Enfermagem, das Unidades de Atenção Psicossocial; de Reabilitação; Nutrição; Apoio Operacional e voluntários externos, como o Movimento Popular de Saúde em Sergipe (MOPS).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH