Atividades de relevância na EBSERH (pesquisas clínicas)

A 71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada esta semana na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a presença de sete hospitais da Rede Ebserh. Após o evento, representantes das áreas de Ensino e Pesquisa da sede e dos hospitais universitários de Campo Grande (Humap-UFMS), Brasília (HUB-UnB), Dourados (HU-UFGD), Cuiabá (HUJM-UFMT), Fortaleza (HUWC e Meac-UFC), Teresina (HU-UFPI) e Florianópolis (HU-UFSC) se reuniram para discutir pesquisas clínicas na Rede Ebserh.
Durante a roda de conversa, houve troca de experiências entre os hospitais universitários e ainda gerou diversos frutos, como propostas de estudos multicêntricos, pós-graduações conjuntas, além da discussão sobre um evento a ser realizado no final do ano que deverá reunir todas as gerências de Ensino e Pesquisa da região Centro-Oeste.
“A gente tem que mostrar que tem pesquisa clínica dentro dos hospitais, a evolução a partir da Rede Ebserh. Em alguns hospitais da rede, isso está mais evoluído. Para a SBPC, nós trouxemos a experiência do Ceará, que é hoje o hospital universitário da Rede Ebserh que mais desenvolve pesquisa clínica. O objetivo foi fomentar isso no Centro-Oeste, pela potencialidade que a região tem, além de construir uma rede colaborativa, um ajudando o outro”, frisa a coordenadora de formação profissional da Ebserh, Caroline Valero.
Com o propósito de dar visibilidade às pesquisas clínicas desenvolvidas nos hospitais universitários, a SBPC realiza anualmente seu evento. Neste ano, houve uma mesa com a participação da Ebserh que apresentou as experiências bem-sucedidas em pesquisa clínica do Ceará, citadas por Caroline Valero. A chefe da Unidade de Pesquisa Clínica do Ceará, Erika Gondim, explicou que o apoio da Ebserh foi fundamental para avançar na área. “Depois que a Ebserh entrou, conseguimos ter colaboradores para trabalhar especificamente com isso. Saímos de seis pesquisas em 2012 e hoje estamos com 44 pesquisas em andamento e mais dez para iniciar ainda este ano”, ressaltou.
Fonte: INTRANET Ebserh.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista