ESTABILIDADE do servidor público celetista

A estabilidade, parafraseando os ensinamentos de Maurício Godinho Delgado (p. 1346), é a vantagem jurídica deferida ao empregado em virtude de uma circunstância prevista em lei, com fins de assegurar a “manutenção indefinida no tempo do vínculo empregatício, independentemente da vontade do empregador”.
De modo que o empregado detentor do benefício estabilitório não poderá ver rescindido o seu contrato de trabalho em quaisquer situações. A relação laboral somente poderá ser extinta nos casos previstos em lei.
No direito do trabalho pátrio a estabilidade pode se apresentar de modo permanente ou provisório. Conquanto a única hipótese de estabilidade permanente se dá com o servidor público, conforme disciplina o art. 41 da Constituição Federal.
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 
§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 
I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 
II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
Contudo, em que pese a previsão constitucional sobredita, após longa dissensão no ordenamento jurídico, firmou-se o posicionamento no sentido da não extensão desta estabilidade à totalidade dos servidores. Predominando a compreensão de que a estabilidade não atinge aos empregados de empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades controladas pela Administração Pública organizadas sob um formato sociojurídico de direito privado, a teor do art. 173, §1º, II, da CF, ainda que a admissão se faça por meio de concurso público.
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
§ 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: 
II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; 
Entendimento este consolidado por meio da Súmula 390 pelo TST, que aduz:
ESTABILIDADE. ART. 41 DA CF/1988. CELETISTA. ADMINISTRAÇÃO DIRETA, AUTÁRQUICA OU FUNDACIONAL. APLICABILIDADE. EMPREGADO DE EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. INAPLICÁVEL (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 229 e 265 da SBDI-1 e da Orientação Jurisprudencial nº 22 da SBDI-2) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - O servidor público celetista da administração direta, autárquica ou fundacional é beneficiário da estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. (ex-OJs nºs 265 da SBDI-1 - inserida em 27.09.2002 - e 22 da SBDI-2 - inserida em 20.09.2000)
II - Ao empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovação em concurso público, não é garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. (ex-OJ nº 229 da SBDI-1 - inserida em 20.06.2001)
Destarte, os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, não tem direito a estabilidade ainda que contratado por meio de concurso público. Haja vista a submissão, de um modo geral, ao regime trabalhista comum, cujos princípios e normas se encontram na CLT (CARVALHO FILHO, p. 532).
No entanto, por sorte, vem se agigantando a vertente doutrinária em sustentação reversa. Vez que referido posicionamento fere brutalmente os preceitos normativos e princiológicos que permeiam a relação de trabalho e os atos administrativos em geral. VEM SIDO SUSTENTADO À DEFESA DE QUE “ESSES SERVIDORES CELETISTAS CONCURSADOS SOMENTE PODEM SER DESPEDIDOS MEDIANTE ATO MOTIVADO DE SEU EMPREGADOR PÚBLICO” (DELGADO, p. 1351), devendo o ato ser lastreado em motivação consistente. Já que o princípio da motivação faz-se cogente em toda a conduta administrativa.
Pois não há se conceber tamanha arbitrariedade no âmbito da administração pública, deixando a prática de atos deveras importantes ao arbítrio de governantes. Assim como não pode se admitir irrazoável instabilidade no vínculo dos servidores celetistas. Se para o ingresso no quadro funcional público observou a completude das formalidades procedimentais conclamadas pelo regime jurídico administrativo, o reverso deve ser verdadeiro. E UM MÍNIMO DE FORMALIDADE DEVE SER OBSERVADA PARA O ROMPIMENTO DO REFERIDO VÍNCULO, PELO MENOS QUANTO À FORMALIZAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES ENSEJADORAS DO ATO. 
Atenciosamente: Departamento jurídico do SINTSEP/Alagoas

Comentários

  1. Boa tarde... sou enfermeiro e irei prestar o concurso para o HU-FURG, e gostaria de saber como é o vínculo empregatício do servidor. Acabei de ler esta publicação, ficando um pouco inseguro pois moro em um estado da região norte e é complicado passar em um concurso e ir morar em outro estado mas com receio de poder perder o vínculo a qualquer momento. Gostaria de um esclarecimento maior. Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Infelizmente, qualquer trabalhador celetista não possui estabilidade nos moldes da Constituição Federal, no entanto, no caso dos trabalhadores concursados das estatais federais, não se pode haver demissão sem justa causa, como é o caso da iniciativa privada.
      Para que ocorra a demissão, tem ser motivada e no caso da EBSERH, seguir o processo disciplinar cível, já regulamentado.

      Excluir
    2. Depende, se entrou antes de 1998 possui estabilidade indiscutivel pela simulação 390 do TST. Se entrou depois a estabilidade é discutivel, já existe precedente de estabilidade após 1998 utilizando a súmula 390 do TST.

      Excluir
    3. OLÁ BOA TARDE. TENHO DUAS DUVIDAS, SE O FUNCIONARIO DA EBSERH PODE PEDIR LICENÇA SEM REMUNERÇÃO E SE PODE FAZER RESIDENCIA JÁ QUE NÃO PODE TRABALHAR DURANTE A RESIDENCIA. GRATA DESDE JÁ.

      Excluir
    4. Sim, veja o inciso VII do art 35 do Regulamento de Pessoal da EBSERH:
      Licença sem remuneração para tratar de interesse particular concedida, devidamente justificada e autorizada pela chefia imediata, aprovada pela DGP, no caso da Sede, e pelo Superintendente, para os empregados da Filiais, observados os 3 (três) anos de efetivo exercício na Empresa, pelo período máximo de 2 (dois) anos.

      Excluir
  2. Boa tarde, trabalho no HC-UFPR como concursada pela EBSERH. Existem boatos aqui no hospital, que o reitor estaria procurando motivos para romper o contrato com a EBSERH. O que aconteceria, neste caso, com os empregados concursados pela EBSERH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o contrato de gestão entre a EBSERH e as Universidades Federais, o contrato poderá ser rescindido unilateralmente, porém teve haver justificativas, como não cumprimentos de metas ou pela via judicial.
      No estado de Alagoas, a EBSERH ganho a causa na justiça, referente a legalidade desse contrato de gestão.
      Matéria:
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2016/06/sentenca-judicial-na-justica-federal-de.html

      Excluir
  3. Boa tarde. . .
    Sou servidor público municipal há 18 anos e vou prestar um concurso da EBSERH para o hospital da Universidade Federal de Santa Catarina. Me surgiu uma dúvida: o vínculo entre a EBSERH e os Hospitais das Universidades Federais são sempre por contato de gestão?? No caso de uma rescisão unilateral esses "servidores" são desligados ou há possibilidade de remoção para outro contrato de gestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, é através do contrato de gestão entre as universidades e a EBSERH que se pode contratar os trabalhadores.
      Sobre a rescisão puder ser unilateral é uma realidade, porém há a necessidade de uma série de justificativas, e não ficará a cargo meramente da universidade, antes será avaliado a situação pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU.

      Excluir
    2. Boa tarde, a dúvida persiste. Em caso de rompimento de contrato entre a universidade e a EBSERH, como ficam os concursados? Acaba o vínculo? São dispensados? São realocados?
      obrigado.

      Excluir
  4. Olá minha esposa é concursada do HU UFSC como tecnica de enfermagem, ela pode fazer o concurso para a vaga de enfermeiro e acumular os dois cargos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde que a soma dos 2 empregos não superem a carga horária de 60 hs semanais, pois a EBSERH não está mais aceitando administrativamente a admissão de empregados com essa carga acima das 60 hs, infelizmente.

      Excluir
  5. Bom dia. Sou funcionário da EBSERH e no edital estava escrito. Contrato de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois. Nesse caso serei demitido após este tempo mesmo com a EBSERH dando continuidade na administração do HU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que consta no edital do concurso, cujo prazo é de 2 anos, é a validade do concurso, o qual pode ser prorrogado por igual período.
      O contrato de trabalho entre o empregado e a EBSERH é por tempo indeterminado.

      Excluir
  6. Professor Manoel, existe a possibilidade de depois de passar no concurso e ficar trbaalhando na ebserh, poder dobrar a carga horaria dentro da ebserh, e consequentemente o salario?

    Por exemplo, começar com 24h semanais pelo edital e depois negociar para ficar 48h semanais?

    Obrigado pela resposta se puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À principio sim, pois o nosso PCCS contempla essa possibilidade. Porém, a EBSERH até o momento está inflexível a essa proposta, de propor opções ao trabalhador de carga horária e o seu respectivo salário, presentes na matriz da progressão do PCCS. Tanto para diminuir a carga horária contratual (no caso de acumulação de empregos), como pra aumentá-la (no caso de quem quer aumentar o seu vencimento).

      Excluir
  7. Olá, sou enfermeira e fui aprovada rescentimente em dois concursos, um na prefeitura de Campo Grande, MS e outro na EBSERH de Dourados, MS. Quais dos dois concursos deve assumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que se preocupar referente a esse risco que tanto se falam, pelo fato de sermos celetistas.
      Há o celetista da área privada e da área pública. Nós da EBSERH somos da área pública, ou seja, empregados públicos federais concursados, só seremos demitidos caso haja justa causa, haja motivos para tal decisão, e após seguido um tramite administrativo.

      Excluir
  8. Boa Tarde

    Tenho pesquisado e encontrado opiniões diversas. Sou funcionária estável em uma Prefeitura e fui convocada em concurso da EBSERH. Pensei em solicitar licença interesse, porém os funcionários da EBSERH me informaram que tenho que me exonerar do cargo atual. Procede? Preciso muito de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for da área administrativa, tem que proceder o pedido de exoneração. Se for um profissional da saúde, a constituição permite acumular cargos públicos. Qualquer impedimento nesse caso, referente a limitação da carga horário dos seus vínculos, constitua reclamação na justiça do trabalho.

      Excluir
  9. Olá, PROFESSOR!!! Sou concursado na ebserh em 24hs e passei novamente no mesmo cargo com mesma carga horaria de 24hs perfazendo 48hs. So que no entanto o hospital nao aceita tal situacao justificando que nao posso assumir acima de 44hs celetista. isto tem embasamento? ha algo que possa fazer pra assumir o vinculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A constituição garanti a quem é profissional de saúde a acumulação de cargos públicos na área, desde que haja compatibilidade de horários.
      Quem limite essa carga horária é a AGU, em 60 hs semanais, o que não é o seu caso.
      Portanto, nada lhe impedi em você assumir essas 2 funções.

      Excluir
  10. Mas no caso da avaliação de desempenho ela pode ser bastante Subjetiva, deixando espaço e margem para a chefia que está te avaliando, se não gostar da sua "cara", simplesmente isso, fazer uma pessima avaliação sua, nesse caso vc é demitido sem direito a recurso?? Sem poder recorrer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.Essa avaliação para aferir o merecimento do trabalhador, usando apenas um mero questionário é muita subjetiva e injusta.
      Seu descontentamento é o mesmo da grande maioria dos trabalhadores da EBSERH.
      Veja nessa postagem o alto grau de rejeição dessa forma de avaliar o trabalhador: http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2016/09/resultado-da-enquete-sobre-progressao.html
      Essas avaliações são para selecionar os melhores trabalhadores, dando-lhes um reconhecimento através de um determinado reajuste salarial.
      O uso para atividades discriminatórias ou punitivas, é algo inaceitável e que repudiamos veementemente.

      Excluir
    2. Manoel, obrigado pela explicação. Se vc tiver um email para que possa manter contato eu agradeço, tenho muitas dúvidas em relação a Ebserh, e vc tem propriedade para elucidar meus questionamentos, acabei de ser ingressar e ser contratado da EBSERH, graças a Deus, e queria sanar algumas dúvidas, mas desde já quero lhe parabenizar pelo Blog, já me ajudou bastante.
      Me mande um email se possível para mantermos contato: lucasxds18@hotmail.com.
      abç

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo apoio.
      Segue o email de contato:
      blogtrabalhadoresdaebserh@gmail.com

      Excluir
  11. Olá Professor tudo bem? Se fosse para o senhor escolher entre estatutário municipal e celetista federal da EBSERH, qual escolheria? O motivo da pergunta é que tenho medo de me arrepender no futuro, pois o celetista ganha o dobro, porém não tem a estabilidade do estatutário. Sou da área de saúde. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os regimes de trabalho tem os seus aspectos positivos e negativos.
      Uma boa opção pela EBSERH, nessa sua comparação, reside no poder de negociação que uma entidade federal celetista como a EBSERH possui, o que à nível municipal é precarizado, resultando em defasagem salariais ao longo dos anos...

      Excluir
  12. Olá,
    já estou concursado atualmente na ebserh e gostaria de saber se eu for convocado em outra unidade da ebserh para o mesmo cargo e eu quiser assumir terei que pedir demissão de onde estou e passar novamente pela período de experiência?
    Não há nenhuma normativa que possa regulamentar isso? Não queria perder o tempo de serviço nessa unidade atual. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente você terá que cumprir mo estágio probatório de 3 meses, novamente.
      Sobre o tempo de contribuição previdenciária, este continua, sem nenhum problema.

      Excluir
  13. Saudações professor!
    Observando as postagens, percebi que existe uma avaliação de desempenho que pode ser usado como punição ou vingança. Existe algum meio de proteção, poderia dar dicas de como se proteger nesses casos.? Parabéns pelo blog e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,
      A avaliação de desempenho dentro da estrutura da EBSERH tem como proposito o desenvolvimento da capacidade técnica dos seus empregados, através do Programa Crescer com Competência, no entanto, segundo o art. 25 da Norma 1/2015, poderá ser aberto um processo administrativo contra o empregado, se este obtiver abaixo de 60 pontos em sua avaliação de competência, por 3 anos consecutivos.
      É prudente que o Sr esteja filiado a um sindicato atuante, para lhe proteger dessas atitudes maliciosas que infelizmente nós trabalhadores estamos expostos.

      Excluir
  14. Gostaria de saber se é possível crescer ou fazer carreira na Ebserh. Passei no concurso da ebserh hujbb / hubf para técnico de enfermagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A EBSERH prática anualmente o Plano de carreira, através do PCCS.

      Excluir
  15. Boa noite professor! Uma dúvida, caso houvesse rescisão unilateral, os funcionários ebserh poderiam ser auferidos ao regime jurídico estatutário das universidades??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes que alguma rescisão venha a ocorrer, no próprio contrato de gestão, prever a tentativa de conciliação na câmara de arbitragem da AGU.
      Depois da homologação da constituição federal em 1988, não é possível a mudança de regime de trabalho, só mediante aprovação em concurso público.

      Excluir
  16. Olá! A Ebserh renova o contrato com as universidades a cada dez anos? Se a resposta for sim, a universidade pode simplesmente ao fim do contrato não renovar? Se sim, como ficaria os funcionario, demitidos ? Desde já agradeço ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contrato de GESTÃO ente a EBSERH e os HUF's é de 20 anos.
      O contrato de TRABALHO entre a EBSERH e os seus empregados concursados é por tempo indeterminado.
      Ou seja, se caso ocorrer a rescisão do contrato de gestão, mesmo assim permanecerá o contrato de trabalho, e a partir de então, será analisado cada caso.

      Excluir
  17. Ola professor, no ambito da CLT a pos-graduaçao (e.g., mestrado) garante gratificações ao trabalhador (aumenta o salario)? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é disciplinado internamente por cada empresa.
      Quando há o zelo pela qualidade do serviço prestado, as empresas sérias adotam o adicional de titulação, como um incentivo para a busca da qualificação dos seus empregados.

      Excluir
    2. Boa noite professor,

      Prestei concurso para EBSERH HUAP - Uff. Tenho muito interesse em entrar na empresa. Fiz para o cargo de engenheiro eletricista.

      Como é a demanda desde cargo na EBSERH ?
      Será que vão convocar além da única vaga de engenheiro eletricista do edital ?

      Grato desde já

      Excluir
    3. Supervisionar, controlar e orientar serviços referentes à
      geração, transmissão, distribuição e utilização da energia
      elétrica; Coordenar serviços referentes a equipamentos,
      materiais e máquinas elétricas; Gerenciar sistemas de
      medição e controle de energia elétrica; Analisar propostas
      técnicas; Instalar, configurar e inspecionar sistemas e
      equipamentos; Executar testes e ensaios; Projetar, planejar,
      especificar sistemas e equipamentos; Elaborar documentação
      técnica; Coordenar empreendimentos e estudar processos
      referentes à área de atuação; Realizar demais atividades
      inerentes ao emprego.
      FONTE: http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2017/01/atribuicoes-dos-cargos-administrativos.html

      Excluir
  18. Boa noite professor. Sou PNE aprovado no HUAP, no edital tem apenas 1 vaga pra técnico em informática, o primeiro colocado desistindo da contratação, a ebserh chama o próximo da lista ou pode ser convocação por conveniência? desde já parabenizo você e o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a principio quem foi aprovado dentro do número de vagas, tem o seu direito resguardado, porém o empregador tem o prazo de validade do concurso para convocá-lo.
      No seu caso, independente dessa desistência, tendo a empresa pública a necessidade do interesse público no aumento dessas vagas ofertadas no concurso, pode fazer mais convocações.

      Excluir
  19. ola professor!Passei na concurso da ebserh e fui convoncado para assumir , porem vai coincidir com meu curso de formação para outro concurso publico, perito da policia cientifica que terá duracao de 3 meses. Tenho direito a licenca sem vencimentos desde já ? Sem nem ter passado pelo periodo probatorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, pois a contratação por tempo indeterminado na EBSERH, só ocorre após os 3 primeiros mês de serviços, devido as avaliações que o trabalhador fará.
      Veja o art. 11 do nosso regulamento de pessoal:
      "A Admissão de empregado em cargo efetivo se dará, inicialmente, por período não superior a 90 (noventa) dias, considerado como prazo de experiência, sendo o contrato de trabalho automaticamente prorrogado por prazo indeterminado após o período de experiência, desde que haja interesse na sua prorrogação por parte da empresa e do empregado e avaliação de desempenho satisfatória".

      Excluir
  20. oi sou tec.enfermagem e já sou funcionária publica municipal e fui aprovada na Ebserh e estou aguardando convocação.Gostaria de saber sobre o acumulo de cargo sei que posso mas tem a questão de horas já que no edital o cargo de tec.enfermagem é de 36 horas semanas e somando com o outro cargo ultrapassa as 60 horas semanais...eu poderia pedir a diminuição dessas horas para 30 e com isso diminuição salárial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Seria uma das possibilidades.
      Pois o PCCS da EBSERH tem as informações necessárias para realizar essa redução de horário, com a sua respectiva redução salarial.

      Excluir
  21. Boa tarde professor! Minha dúvida é parecida com a de minha colega acima Elli Gomes: acabo de ser convocada para o HUPAA em Alagoas e sou funcionária municipal, tec. em enfermagem com 30 horas. O HU a carga horária é 36 horas e alguns funcionários já estou sabendo que até entraram com ação judicial por excederem 60 horas. O que poderá acontecer no momento da minha contratação qdo esbarrar nessa questão? Não gostaria de ter que optar pois não pretendo perder meu cargo no município. O que faço nesse primeiro momento? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, há essa limitação irreal de que o trabalhador tenha que ter o limite de 60 hs semanais.
      O que lhe aconselhamos, é que entre com um mandado de segurança, para fazer valer o seu direito de ser empossada em seu concurso público, o qual você conquisto com dedicação e sabedoria!!!

      Excluir
  22. Olá Manoel eu ainda vou prestar concurso para Ebserh, mas queria saber se é verdade o que dizem que mesmo passando na prova eu não vou trabalhar mais que 4 anos, pois assim me informaram é isso mesmo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contrato do trabalhador, com a EBSERH, é por tempo indeterminado!!!

      Excluir
  23. Boa tarde!
    Quero fazer uma pergunta ao senhor,sou funcionária seletista do Hospital Regional do Cariri,que pertence ao estado do Ceará,na função de técnica de enfermagem. Minha dúvida é a seguinte: Passei no concurso da EBSERH,qual o mais seguro, pedir demissão do meu emprego atual e assumir a EBSERH ou continuar nele?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A EBSERH é uma Estatal Federal, de abrangência nacional e que lida com 2 pilares da nação: educação e saúde, além do mais, é pertencente direta ao Tesouro Nacional.
      O interessante no seu caso, seria a acumulação, na impossibilidade, avalie não só o salário, mas principalmente, as condições de trabalho ofertadas.

      Excluir
  24. Olá a licença interesse só ocorre com 3anos de efetivo exercício mesmo? Não há outra possibilidade? Sou funcionária a 1 ano já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Segundo o Regulamento de pessoal da EBSERH, art 35, inciso VII.

      Excluir
  25. Boa Tarde, sou funcionária da Ebserh em MS há 4 meses. Meu marido passou em outro Estado e está próximo de ser convocado.Posso pedir transferência para a unidade que ele vai ser lotado ou para minha cidade natal por não ser do Estado e não ter com quem deixar minha filha menor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas analises das transferências dos trabalhadores, ocorridas no âmbito da EBSERH, é perceptível um alto número de transferências pela via judicial, no entanto, o primeiro passo a se fazer, é requerer a solicitação administrativamente na DIVGP, e na negativa, consultar um Sindicato ou um advogado para acionar a justiça.

      Excluir
  26. Olá, gostaria de saber como é a avaliação da experiencia na Ebserh? Fui aprovado no concurso e tenho um cargo público. Existe muitos casos de dispensa após o período de experiencia? Em quais situações isso ocorreu? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NORMA OPERACIONAL nº 01/2013, relata que:
      Art. 4º A avaliação de desempenho do período de experiência será efetuada em duas etapas:
      *A primeira no 40º (quadragésimo) dia após a assinatura do contrato de trabalho;
      *E a segunda no 80º (octogésimo) dia.
      § 1º O Plano de Tarefa poderá ser revisto ao final da primeira etapa de avaliação.
      § 3º O Questionário de Avaliação do Empregado em Período de Experiência será definido pela Diretoria de Gestão de Pessoas e divulgado a todos os interessados no início do período avaliativo.
      Art. 5º O processo de avaliação dos empregados é de responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP e dos chefes de divisão de gestão de pessoas dos hospitais universitários, envolvendo:
      § 4º O empregado que obtiver pontuação inferior a 51 pontos será considerado INAPTO e encaminhado à Coordenadoria de Administração de Pessoal – CAP/DGP que providenciará seu desligamento.

      Excluir
  27. Bom dia! alguma novidade sobre as negociações relativas a ACT 2017/2018/?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, acesse:
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2017/07/negociacao-do-acordo-coletivo-de.html

      Excluir
  28. boa noite manoel!sou tec. em radiologia. posso trabalhar em 02 hospitais da rede ebserh com a mesma funçao. 02 vinculos na mesma empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Esse é um direito constitucional de qualquer trabalhador da área da saúde, independe onde esteja ocorrendo a acumulação dos empregos em questão.

      Excluir
  29. Olá, sou Terapeuta Ocupacional e estou aguardando chamada na EBSERH. Estava olhando o plano de cargos e salários e não entendi. O que significa a classe salarial de nível superior ( exemplo: S2, S3,..) e suas sub divisões ( I, II, III, IV,..)?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A classe equivale a progressão vertical, ou seja, uma vez o trabalhador conseguindo ser progredido verticalmente, equivale diz que em uma única avaliação, ele irá ultrapassar os 12 níveis daquela respectiva classe.
      Já a progressão horizontal, o trabalhador irá apenas se deslocar de um nível, a outro imediatamente superior.

      Excluir
  30. Olá professor, sou concursado pela Ebserh no HC UFMG , e já alguns dias , ronda uns boatos de que o MPF no último dia 30 de maio , entrou com uma ação de inconstitucionalidade sobre a criação da estatal Ebserh , como ficaríamos caso isso seja confirmado , e no meu caso em específico, que entrei na vaga de cota PCD , poderei ser aproveitado e transferido para outro órgão federal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, acesse a matéria abaixo, que descreve a ADIN contra a EBSERH:
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2015/10/desefa-da-agu-na-acao-direta-de.html

      Excluir
  31. Boa tarde, passei no concurso Ebserh HUAP e gostaria de saber qual Ministério origina verba para contratação de funcionários. O HUAP recebeu uma grande verba esse ano mas escuto boatos de q a Ebserh convocou para o HUAP ainda por falta de recurso e autorização do Ministério do Planejamento , que existem outros concursos para vencer e não tem dinheiro nem para contratar funcionários que estão dentro do número de vagas destes tbm. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEI n.º 12.550/2011:
      Art. 8º Constituem recursos da EBSERH:
      I recursos oriundos de dotações consignadas no orçamento da União;
      II as receitas decorrentes:
      a) da prestação de serviços compreendidos em seu objeto;
      b) da alienação de bens e direitos;
      c) das aplicações financeiras que realizar;
      d) dos direitos patrimoniais, tais como aluguéis, foros, dividendos e bonificações; e
      e) dos acordos e convênios que realizar com entidades nacionais e internacionais;
      III doações, legados, subvenções e outros recursos que lhe forem destinados por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado; e
      IV rendas provenientes de outras fontes.

      Excluir
  32. Fui aprovada no concurso da ebserh na posição 963,eram 837 vagas na ampla concorrência e 45 vagas no pne.dos pne apenas 07 foram aprovados e convocados e assumidos apenas 05,houveram 112 das 912 que foram convocados mais ou menos 120 não assumiram,tenho chances de ser convocada?o concurso ja foi prorrogado e vencereà novamente no dia 20/02/2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa deve convocar o número de vagas publicadas, porém devido a carência poderá que seja convocado além dessas vagas, pois segundo o seu relatório, houveram 120 desistências, o que poderá totalizar 957 convocações!

      Excluir
  33. Olá prof°. Manoel, primeiramente, parabéns pelo blog. Recentemente, fui aprovado em um concurso da EBSERH e sou o próximo da lista a ser convocado, estou com uma dúvida quanto aos exames médicos no ato da posse, pois tive bruxismo na adolescência, o que que me causou um certo desgaste em alguns dentes. Esse situação poderia me eliminar do concurso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não, porém você deve observar o que consta no edital do concurso que você realizou, a cerca dos exames requisitados.

      Excluir
  34. Infelizmente, a EBSERH só concede a licença para tratar assuntos particular após 3 anos de exercícios na empresa. Se fosse um curso de capacitações ou até mesmo de pós-graduação na área da saúde, você poderia se utilizar da licença para capacitação, porém como se trata de outro concurso público, a melhor forma de agir é fazer a comparação sobre qual venha a ser o melhor empregos dentre os dois.

    ResponderExcluir
  35. bom dia professor
    Sou concursado da ebserh e minha esposa acaba de ser convocada tb pra outro lugar(ebserh também)
    como funciona a transferência??
    somos enfermeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue postagem sobre o tema.
      Lembrando que na negativa administrativa, cabe recurso judicial.
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2015/12/transferencia-entre-os-hus-vinculados.html

      Excluir
  36. Bom dia Manoel, sou concursada efetiva no Estado da Paraíba (30h semanais) e passei no processo seletivo da EBSERH (36h semanais) no mesmo município. A princípio, pensei em acumular os dois cargos já que ambos seriam plantões, mas vi que a EBSERH não aceita acúmulo de cargos acima de 60h semanais. Minha dúvida é, vale a pena entrar na justiça, você sabe se as pessoas têm obtido êxito? Posso pedir licença sem remuneração no Estado para assumir a EBSERH ou eles só aceitam a exoneração de fato? Posso pedir diminuição da carga horária na EBSERH, com prejuízo de salário, no ato da contratação? Você sabe qual o salário líquido de um enfermeiro hoje na EBSERH, é somente o que está descrito no edital? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim. A admissão pala EBSERH é através de concurso público, portanto a demissão só poderá ocorrer caso haja motivação. Essa questão da acumulação das 60 hs, a orientação é que seja impetrado na justiça um mandado de segurança, pois essa decisão é meramente administrativa.
      Além do salário, na EBSERH há uma série de benefícios.

      Excluir
  37. Olá Profº Manoel, passei no concurso para farmacêutico da EBSERH, sou funcionária pública estadual a 15 anos, e posso me aposentar somente com 30 anos de efetivo serviço, qual sua opinião devo sair do meu emprego para assumir na EBSERH? Estive conversando com um amigo e ele me aconselhou a não sair, já falto a metade do tempo para aposentar e sem falar no regime trabalhista celetista que trabalharia 10 anos a mais.
    Mas o que tem pesado é o financeiro que na EBSERH ganharia o dobro do que ganho atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas decisões não são fáceis, pois envolvem aspectos positivos e negativos.
      Sugiro ao Sr, que consulte seu advogado ou sindicato, sobre como ocorre essa agregação das suas contribuições previdenciárias anteriores, com o seu novo vinculo empregatícios.

      Excluir
  38. Boa noite. Caso haja recisão unilateral o que acontece com os funcionários da Ebserh? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É através do contrato de gestão entre as universidades e a EBSERH que se pode contratar os trabalhadores.
      Sobre a rescisão puder ser unilateral é uma realidade, porém há a necessidade de uma série de justificativas, e não ficará a cargo meramente da universidade, antes será avaliado a situação pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU.

      Excluir
  39. Boa tarde, minha namorada é enfermeira da ebserh e eu sou funcionário público estadual. Ela está sendo transferida por interesse próprio para uma cidade do interior de mg, mesmo estado que sou funcionário. Seria possivel, nos termos da legislação federal que trata de remoção de conjuges, a minha administração me transferir para esta cidade, devido a transferência dela ? Pretendemos fazer uma união estável antes da publicação da permuta dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o art. 21 da Norma 06/2015 da EBSERH:
      Art. 21 São condições cumulativas a serem obedecidas para autorização da remoção ou transferência em caráter definitivo por interesse do empregado:
      I - solicitação justificada por escrito pelo empregado, indicando uma única unidade organizacional de destino para o qual tenha interesse em ser movimentado em caráter definitivo;
      II - existência de vaga para cargo efetivo idêntico na unidade organizacional de
      destino;
      III - intervalo mínimo de 3 (três) anos de efetivo exercício na unidade organizacional de origem, contados desde a última movimentação em caráter definitivo por interesse do empregado;
      IV - autorização das instâncias superiores do local de origem; e
      V - aprovação no Exame Médico Ocupacional, quando o mesmo for requerido;
      VI - cartão de vacinação dos dependentes menores de 18 (dezoito) anos.

      Excluir
  40. profesor, fui convocado recentemente para o cargo de assistente administrativo. Porém, fui aprovado no cargo de agente penitenciario.minha pergunta é: eu posso participar da etapas como curso de formação de agente estando uns 25 dias na empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estágio probatório na EBSERH é de 3 meses. Nesse período não há como ter licenças particulares.

      Excluir
  41. Ola Professor Manoel, gostaria de saber se a EBSERH, tem horários para administrativos na parte noturna, se sim, posso conciliar meu trabalho em empresa privada com o da Ebserh? Passei no concurso GG-UNIRIO - Concurso nº 03/2016 - Cargo de Assistente Administrativo, dentro do numero de vagas e estou aguardando a convocação!

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde professor, por favor responda minha dúvida. Com a aprovação no Congresso da terceirização e as novas regras trabalhistas, os funcionários da EBSERH terão estabilidade ou poderão perder seu emprego a qualquer momento? A empresa poderá demitir todos os funcionários e contratar cooperativas/empresas terceirizadas?Estou muito preocupada.
    Aguardo reposta, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A demissão de empregados públicos celetista só poderão ocorrer mediante motivação/justificativas, e mesmo nesses casos há a corregedoria da Sede para fazer os devidos acompanhamentos.
      Por gentileza, acesse:
      http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudenciaDetalhe.asp?s1=000214421&base=baseAcordaos

      Excluir
  43. ola professor!Passei na concurso da ebserh e fui convoncada para assumir, porem vai coincidir o final da minha residência médica. Tenho direito a licença sem vencimentos após quantos meses? pois gostaria de fazer uma subespecialização fora do meu estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o inciso VII, do art. 35 do Regulamento de Pessoal da EBSERH:
      A licença sem remuneração para tratar de interesse particular concedida, devidamente justificada e autorizada pela chefia imediata, aprovada pela DGP, no caso da Sede, e pelo Superintendente, para os empregados da Filiais, observados os 3 (três) anos de efetivo exercício na Empresa, pelo período máximo de 2 (dois) anos;

      Excluir
  44. Boa noite, Manoel! Sou docente da UFPR e passei no concurso da Ebserh. Eu posso ter os dois cargos? (Na docência sou 20 horas e pelo concurso seriam 24horas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário saber qual é o cargo que você foi aprovado na EBSERH, pois segundo a alínea b, do inciso XVI, do art. 37 da CF, "é possível a acumulação de cargos públicos, desde que seja: de um cargo de professor com outro, técnico ou científico".
      Não há precisão sobre essa definição de cargo técnico/cientifico, porém há um consenso que este tenha que ser de nível superior.

      Excluir
  45. Boa noite, Gostaria de pedir uma opinião sou concursada como professora efetiva de um municipio no Ceará. , no regime estatutário. Fui convocada pela EBSERH para assumir o cargo de técnica em enfermagem. Os salários são compatíveis. Talvez ganhe mais como professora do que como técnica de enfermagem. tanto gosto da educação como da saúde. O problema é que morro no Ceará e passei num cidade do Rio Grande do Norte à mais de 400km de distância da minha cidade. Tenho medo de não assumir e depois me arrepender. Não entendo aquele plano de cargos e carreira da EBSERH na área técnica, onde tem L-1, L-2, L-3,L-4.mE EXPLIQUE POR FAVOR. e O QUE VCACHA DEVO TENTAR OU NÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que os salários são semelhantes e você gosta de desempenhar ambos, então, o que resta é analisar a localização dos lugares de trabalho. Ou seja, veja qual a cidade mais comoda para você: a cearense ou a potiguar.

      Excluir
  46. Olá professor!
    Gostaria de saber se normalmente a Ebserh chama os cadastros reservas de um concurso. Ou se limitam ao número de vagas divulgadas em edital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é relativo, irá depender do número de desistente e da necessidade da unidade hospitalar. Geralmente, o número de convocação é maior do que o número das vagas que estão expostas no edital, pois o que prevalece não é o número de convocações e se de contratos firmados.

      Excluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro ponto a ser observado na admissão de um emprego não é o salário, e sim a qualidade do trabalho e a estabilidade que ele proporciona.
      Lembre-se que o trabalhador da EBSERH é empregado público federal concursado e que a demissão só poderá ocorrer por motivação!

      Excluir
  48. Olá Manoel,tenho uma duvida em relação a lotação. Estou aguardando convocação desde 2014 e o concurso desde então já foi prorrogado para mais dois anos a vencer em 2018 (Hospital Universitário da UFMS). Mês passado e esse mês teve convocação,porem com lotação em DOURADOS!!! Pelo andar da carruagem nao será a ultima.Diante disso, não tenho opção de escolha? e caberia algum recurso para eu ficar na cidade que escolhi fazer o concurso? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é o disciplinador do concurso público é o respectivo edital.
      Se o seu edital foi para o HC de MS (Campo Grande), então as vagas estão restrita para este local.

      Excluir
  49. Olá professor!!!!

    Tenho um ano de empresa, recentemente fiz um concurso para as forças armadas e obtive êxito na aprovação. Gostaria de saber se posso solicitar licença sem vencimentos para o período do curso de formação.
    Sou da área da saúde. O curso terá duração de 5 meses.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o inciso VII, do art. 35 do Regulamento de Pessoal da EBSERH:
      A licença sem remuneração para tratar de interesse particular concedida, devidamente justificada e autorizada pela chefia imediata, aprovada pela DGP, no caso da Sede, e pelo Superintendente, para os empregados da Filiais, observados os 3 (três) anos de efetivo exercício na Empresa, pelo período máximo de 2 (dois) anos.

      Excluir
  50. Boa noite !

    Existe a possibilidade de tirar licença remunerada para realização de curso de pós graduação no exterior (pós doutorado) ?
    Quanto tempo de efetivo exercício seria necessário para solicitar?
    Obrigado! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Consulte a Norma Operacional Ebserh nº 07/2016.
      http://trabalhadoresdaebserh.blogspot.com.br/2016/05/participacao-em-cursos-de-pos-graduacao.html

      Excluir
  51. Olá professor!
    Sou funcionaria da Prefeitura de Curitiba como auxiliar de enfermagem 30 hrs semanais , e passei como técnica de enfermagem no Hc pela EBSERH , posso acumular os dois cargos?Tive a informaçao de várias pessoas que se exoneraram de seus outros empregos, mas eu tenho medo quanto á estabilidade, e também não queria largar o outro.Será que posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cumprimento da EBSERH é através do Parecer 145 da AGU, com limite de 60 hs.
      Na sua situação consulte seu advogado ou seu sindicato para manter judicialmente seu concurso dentro da EBSERH.

      Excluir
  52. Olá professor,foi de grande valia suas respostas em relação a EBSERH.O contrato da EBSERH é por 20 anos, isso quer dizer que estamos seguros por este determinado tempo? Vale apena trocar um emprego estatutário com um valor inferior pela não estabilidade da EBSERH? Grata.

    ResponderExcluir
  53. OLÁ PROFESSOR CONVERSANDO COM UMA ADVOGADA AQUI DE RECIFE , ELA ME INFORMOU QUE CASO A EBSERH PERCA SEU CONTRATO COM A UNIVERSIDADE PODEREMOS SER ADMITOS NO REGIMO RJU? ISSO PODE HAVER DE FATO ME CHAMO LEONY SOU TÉCNICO DO H-CUFPE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não.
      Não há possibilidades dessa mudança de regime de trabalhos; como também é pouco provável haver rescisão desse contrato de gestão entre esses 2 órgãos Federais.

      Excluir
  54. Boa noite professor,

    Vou prestar concurso para técnico em Contabilidade pra Ebserh, já que não abriu pra contador nível superior em minha região .O senhor sabe informar se a EBserh aceita que quem tem nível superior faça concurso para o mesmo nível técnico e assuma a vaga , sem precisar recorrer a justiça?Como por exemplo: enfermeiro fazer pra técnico em enfermagem, contador fazer para técnico em contabilidade .Sei que algumas instituições aceitam , mas a EBserh aceita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, você precisará ter um curso especifico na área técnica, apenas ter o superior nesta área, não lhe dar o acesso de ocupar um cargo de nível técnico.

      Excluir
  55. Boa noite Prof. Manoel!Tenho uma dúvida sou farmacêutica funcionária pública municipal com carga de 20h semanais , porem o município nos concede meio vinculo ou seja 30h vou prestar o concurso da EBSERH que são 40h , pelo que compreendi não posso ultrapassar as 60h, correto?Caso venaha a passar e seja convocada,posso pedir afastamento do município 3 anos e assumir EBSERH?Porque tecnicamente somos 20h, meu raciocínio está certo?Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve padronizar seu horário no Município, tal como consta no edital do concurso.

      Excluir
  56. BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER SE EXISTE A POSSIBILIDADE DO REGIME DA EBSERH SE TORNAR ESTATUTÁRIO? JÁ OUVI DIZER QUE TEM COMO SIM E QUE A EBSERH ESTARIA TENTANDO NEGOCIAR ISSO. ESSA INFORMAÇÃO PROCEDE E SE SIM COMO SERIA ISSO?

    ResponderExcluir
  57. Fui convocada pela Ebser esse mês como técnicaem enfermagem e já tenho curso superior já sou enfermeira. Gostaria de saber se depois posso atuar como enfermeira se pode haver essa mudança de função? Agradeço silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudança de carreira só pode ocorrer através de aprovação em concurso para o referido cargo!

      Excluir
  58. Olá!
    Gostaria de saber se uma pessoa sendo funcionaria EBSERH SE que pediu transferencia e foi negada, pode passar num outro concurso da cidade que ela deseja MS e pedir demissao de uma unidade para entrar na outra unidade (MS) atraves deste novo concurso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Essa é a forma mais concreta de conseguir a vaga desejada.

      Excluir
  59. Ola professor recentemente pedi demissão de um contrato temporário com a esfera federal passei na ebserh posso assumir o cargo. Porque na declaração de acumulo de cargos à ebserh pergunta se há foi contratado nos últimos 24 meses com base na lei 8.745 / 93 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse seu caso é importante solicitar uma Assistência jurídica pelo seu Sindicato.

      Excluir
  60. Boa Noite Professor,

    Tenho a mesma dúvida da hanna ("O senhor sabe informar se a EBserh aceita que quem tem nível superior faça concurso para o mesmo nível técnico e assuma a vaga?"). Gostaria de confirmar essa informação, pois conheço algumas pessoas que trabalham no cargo de técnico na Ebserh da minha cidade, mas não tem curso técnico, e sim curso superior na área. Outra dúvida é a seguinte: Um funcionário que ocupa o cargo de técnico, tem ajuste salarial caso possua curso de mestrado ou doutorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para exercer o cargo de curso técnico deve ter o curso técnico na área. Ter o curo superior não preenche tais requisitos.
      Sobre o segundo questionamento, há uma Norma na EBSERH (Norma 04/2015) que não oferece tal oportunidade para os cargos de técnicos, infelizmente.

      Excluir
  61. Olá, recentemente passei no concurso Ebserh, coloquei como opção primária o HC de Florianópolis, e opção secundária Curitiba, no momento da posse posso escolher Curitiba já que foi a opção secundária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde conheço, foi realizado 2 concursos diferentes para estes 2 HUF's. Nessa situação, o Trabalhador sendo aprovado em ambos concursos, ele deve aguardar a convocação, e na medida que for ocorrendo as nomeações, deve-se proceder com a devida posse, até a locação onde for de interesse.

      Excluir
  62. Professor, tu saberias me responder qual o índice de reprovação no prazo de experiência EBSERH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estágio probatório é condição obrigatória por parte do Trabalhador. Não ocorrendo faltas graves, não há com o quê se preocupar!

      Excluir
  63. Boa tarde Manoel Junior. Eu tenho uma duvida e gostaria que me ajudasse. Um funcionario concursado pela EBSERH com cargo de nivel medio pode fazer graduação e subir de cargo diretamente pela mesma ou tem que prestar concurso novamente para subir de cargo? Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança interna de cargo concursado em quaisquer Instutuições públicas do País é proibida.

      Excluir
  64. Boa noite. Parabéns pelo blog, por seu trabalho e pelas orientações. Tomei posse recentemente como professora do magistério superior em uma Universidade Federal, cargo de 40h semanais. Estou aguardando a convocação para um concurso da Ebserh, para o cargo de médica, com 24h semanais. Gostaria de saber quando proceder no momento da convocação da Ebserh. No momento da posse declaro o outro vínculo e caso não a posse não seja permitida, entro com o mandado de seguranca. Atenciosamente. Grata pela informacao .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os procediemntos de admissão da EBSERH são complexos. Consulte a Divisão de RH do HU que você irá assumir, e desde já, veja qual a orientação de um advogado trabalhista!

      Excluir
  65. Boa noite professor, gostaria de saber quais seriam de fato os reais motivos que poderiam levar a uma demissão sem justa causa na Ebserh?! Motivo de relacionamento interpessoal ou de comportamento seria um motivo pra isso?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante Você consultar a Norma Operacional de Controle Disciplinar da EBSERH!

      Excluir
  66. Olá! Poderia porfavor me explicar como ocorre na prática a avaliação de desempenho no período de experiencia? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Norma que disciplina este tema é a de número 02/2015.
      São aplicados 2 questionários para avaliar o Empregado, um no 40º dia, e outro no 80º dia, após o inicio do contrato de trabalho.

      Excluir
  67. Boa tarde,
    gostaria de saber se no período do contrato de experiência (90 dias) da EBSERH, existe um treinamento ou alguém que explique a rotina do cargo que vou assumir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório que seja explanado todos estes detalhes ao Trabalhador, antes e durante o estágio probatório.

      Excluir
  68. Boa tarde, professor!!!!
    Caso um novo governo resolva extinguir ou privatizar a ebserh, como ficaríamos ? O governo pode simplismente extinguir um órgão mesmo com os funcionários ingressando por concurso público?
    E caso seja privatizado, como ficaria em relação aos nossos salários , progressões e vantagens conquistadas através de acordos coletivos de trabalho?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, professor.
    Bom, no edital do concurso da EBSERH que fiz a prova, estava escrito: "O Concurso Público destina se a selecionar candidatos para o provimento de vagas em empregos públicos efetivos...".
    Se a estabilidade não nos é garantida, a que se refere esse "efetivos" ?

    ResponderExcluir
  70. Sou Seletivado pela EMSERH no estado do Maranhão, e aqui estava trabalhando em uma maternidade velha , no entanto o governador fez outra maternidade com outro endereço e com outro nome e diz que vai doar o prédio do hospital antigo para o munícpio, no entanto o pessoal da Secretaria de saude , veio e disse que seriamos admitidos pela outa maternidade, no entanto já estou trabalhando nesta maternidade, e segundo os mesmo lá será gerido pela empresa ACGUA quarteirizada, e eles então dizendo que em Dezembro vão forçar pra gente pedir demissão de seletivado da EMSERh empresa pública, para logo depois ser admitido por essa empresa privada a Acqua, como devo proceder, pois dizem que se eu não pedir demissão, vão me transferir, por favor me ajude?

    ResponderExcluir
  71. Após esse processo de eleição,muita especulação boatos ,matérias de blogs e jornais com suposições do novo presidente ACABAR COM A EBSERH,caso isso ocorra o que acontece com os empregados?

    ResponderExcluir
  72. Olá Manoel Junior, bom dia! Mediante aos acontecimentos políticos e mudança de presidente da republica, gostaria de saber se ocorre o risco da ebserh ser privatizada ou extinta? Caso sim, quais são os nossos direitos?

    ResponderExcluir
  73. Olá! Sou tecnica em enfermagem na prefeitura de Manaus e passei no concurso da Ebserh para Brasília na HUB , e gostaria de saber se consigo transferir meu cargo que eh de 30hrs semanais para Brasília e conciliar com o da Ebserh de 36 hora semanais? Tenho medo de largar a estabilidade que já tenho há 12 anos na prefeitura e não me adaptar em Brasília! Se puser fazer essa transferência, como devo proceder? Obgda

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, Professor.
    Com essa mudança de governo, qual a sua opinião sobre privatizar ou extinguir a empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ocorrerá tais medidas. Pois a EBSERH exerce seu papel de forma concisa, colaborando com o Governo Federal para que possa executar os serviços públicos Constitucionais, tais como na área da educação e da saúde.

      Excluir
  75. Boa tarde, professor!
    Estou no segundo mês do estágio probatório da Ebserh e gostaria de sair. Eu preciso cumprir os três meses de estágio ou já passo sair? Eles podem cobra multa se eu sair antes dos três meses?

    ResponderExcluir
  76. Ola Manoel! A licença na Ebserh para realizar doutorado, vc deve estar matriculado? Existe a possibilidade de licença remunerada e qual o período?

    ResponderExcluir
  77. Boa Noite!!! Queria saber se é possível solicitar a licença sem vencimento antes dos 3 anos, teria alguma brecha na lei que se possa usar??

    ResponderExcluir
  78. Boa noite! Gostaria de um esclarecimento, sou tec de enf ,passei no concurso da ebserh ,tbem sou graduada como enfermeira, neste caso do plano de carreira ,incluí a mudança de função? Como funciona?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH