O porquê da EBSERH ainda não uniformizou o ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

O porquê da EBSERH ainda não uniformizou o adicional de insalubridade nos Hospitais Universitários Federais da sua rede?
Esse é um questionamento pertinente que é realizado pelos trabalhadores de diversos setores destes HU’s, uma vez que um mesmo setor recebe um determinado grau de insalubridade, em um respectivo HU, e esse mesmo setor, em outro HU, é comtemplado com uma porcentagem diferente.
Um exemplo clássico são as unidades de terapia intensiva (UTI), há HU’s que executam o pagamento da insalubridade com 40% e outros que pagam apenas 20%.
Segue abaixo, demonstrativos de laudos de insalubridade de 2 HU’s onde as UTI’s são contempladas com o grau máximo, ou seja, gratificação de 40%.

Comentários

  1. Boa tarde. Creio que por existir percentuais diferentes e dentro das NRs, que tratam o assunto, "brechas" para várias interpretações, inclusive com ações na justiça, seja o grande problema nessa divergência de %. Na minha opinião, a solução seria estabelecer o mesmo critério usado para a Periculosidade, um só %, iria causar descontentamento inicial, mas a longo prazo seriam sanados diversos problemas e acabaria com as "reclamações" judiciais. Periculosidade=30%. Insalubridade: 10+20+40=70/2=35% para todos.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho no CTI do HC/UFPR e infelizmente só é pago 20% de insalubridade, diferente de outros Hu's como consta na matéria. Podemos estar acionando a justiça do trabalho para tentar remediar essa situação uma vez que a Médica do trabalho negou vários oficios pedindo a revisão do valor da %.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Algum hospital além desses 2 da matéria já conseguirão 40% nas utis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim, tendo em vista ser um lugar destinado a cuidados intensivos à clientes em estados críticos.

      Excluir
  4. A insalubridade é paga a todos que trabalham dentro do hospital seja área administrativa ou assistencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A avaliação do laudo de insalubridade, avalia além da atividade profissional na execução dos procedimentos, há também a analise do setor, num que se refere ao grau de exposição e presença de microrganismo patogênicos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH