É vantagem para o trabalhador da EBSERH aderir a escala de SOBREAVISO?

Segundo a Norma Operacional nº 07/2015 da EBSERH, Plantão de Sobreaviso é aquele em que o empregado titular de cargo efetivo estiver disponível além de sua jornada semanal de trabalho e em pronto atendimento as necessidades essenciais do serviço.
O sistema de sobreaviso aplica-se exclusivamente às áreas em que forem desenvolvidas atividades que justifiquem a necessidade de manutenção de equipe para cobertura de situações caracterizadas como de urgência. No sistema de sobreaviso, é faculdade a adesão à escala.
As Superintendências dos Hospitais Universitários deverão instituir regulamentação interna, especificando as áreas assistenciais e administrativas do HUF que poderão adotar escalas de sobreaviso, ou seja, fica a critério de cada HU a permissão da execução do sobreaviso.
A adesão à escala de sobreaviso se dará por meio do seguinte Termo de Consentimento:
O planejamento das escalas de sobreaviso deverá ser mensal e formalizado por meio de processo devidamente justificado pela chefia imediata, autorizada pelo Superintendente nos Hospitais Federais Filiados e encaminhado a respectiva área de Gestão de Pessoas para lançamento na folha de pagamento. Deverá contém a identificação do empregado, os dias e horários de cumprimento.
O empregado que aderir ao regime de sobreaviso poderá ser contatado a qualquer momento para comparecer a unidade de exercícios, interrompendo o seu período de descanso, em horário diverso do horário normal de trabalho. 
A comunicação deverá ser registrada no seguinte Formulário:
São deveres do profissional plantonista em regime de sobreaviso: Permanecer em local que possibilite o seu deslocamento e a presença no hospital no prazo máximo estabelecido pela Superintendência nos HUs.
O profissional escalado para o plantão em regime de sobreaviso permanecerá à disposição do Hospital pelo período de no máximo 24 (vinte e quatro) horas por semana, distribuídos em duas escalas de até 12 horas cada, comparecendo ao local de trabalho para a prestação de atendimento especializado somente quando requisitado. Para tanto, devem ser observados os intervalos legais obrigatórios intrajornadas, contemplando escalas presenciais e em sobreaviso. (será uma tarefa árdua conseguir encaixar qualquer turno de trabalho para os trabalhadores assistenciais com esses critérios)
Sobre o valor da hora do plantão de sobreaviso:
# O profissional escalado (que não executou o sobreaviso) para o plantão em regime de sobreaviso será remunerado à razão de 1/3 do valor da sua hora de trabalho (art. 8);
# Ao profissional chamado (que executou o sobreaviso) ao hospital durante o sobreaviso, será paga hora extra conforme a legislação vigente, calculadas sobre as horas efetivamente trabalhadas (art. 9).
Norma da escala de sobreaviso - AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH