Como a pandemia impacta a saúde dos profissionais?

Visando esclarecer essa pergunta, um estudo do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Universidade de Brasília e à Rede Ebserh (HUB-UnB/Ebserh) foi iniciado em abril. O objetivo é garantir o retorno ao trabalho do profissional de saúde afastado por Covid-19 de forma segura e no menor tempo possível.
O estudo “Force One: proteção da força de trabalho” propõe a comparação de dois grupos nos 40 hospitais da Rede Ebserh. Um seguirá o protocolo institucional padrão, que define o afastamento por 14 dias para os casos confirmados. No outro, os profissionais farão o exame de testagem mais de uma vez ao longo desse período.
Desse estudo, surge o Force Two, que avaliará os motivos dos afastamentos ao trabalho de todos os hospitais da Rede Ebserh, incluindo terceirizados, servidores das universidades e empregados da estatal. Ao todo, são aproximadamente 50 mil funcionários em toda a rede. Nesse caso, a intenção é estudar a influência da pandemia para o serviço e o profissional, identificando números de causas diretas de atestados gerados por infecção do novo coronavírus e as ocorrências indiretas, como afastamentos administrativos ou gerados por problemas psiquiátricos, a exemplo de depressão e ansiedade.
Para a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça, a pandemia evidenciou a necessidade de investimento em pesquisas no Brasil, que impactam o dia a dia da população. “O que estamos desenvolvendo agora deixará um legado, com a reestruturação do parque tecnológico, a rede de colaboração com outras instituições e a formação de pesquisadores”, afirma. “É uma oportunidade para fortalecer as relações de pesquisa dentro do hospital e entre o HUB, a universidade e a Rede Ebserh”, completa o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do hospital, Fernando Oliveira.
Fonte: IntranetEbserh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH