Reunião com o Coordenador Jurídico da EBSERH

Em 20.03.2019, ocorreu reunião entre Dr. Alessandro Marius Oliveira Martins, Coordenador da CONJUR da EBSERH, e Dr.ª Michele Cardoso da Silva, Coordenadora de Serviço Jurídico Para Assuntos de Pessoal, e Manoel Júnior, Representante dos Empregados no Conselho de Administração da EBSERH, na Sede da EBSERH.
PAUTAS:
TEMAS
OBJETIVO PROPOSTO pelo Representante dos Empregados
CONTEXTUALIZAÇÕES
1
Acúmulo das 60 horas
Atuação da Assessoria Jurídica da EBSERH na conscientização dos Analistas da Advocacia Geral da União, sobre a não aplicabilidade do Parecer AGU n.º 145/1998, aos Profissionais que atuam em Unidades Hospitalares, devido a especificidade destes ambientes de trabalho.
CF, ART. 37, XVI =
É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI.
RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA (RMS) 34.257/DF – STF =
A jurisprudência desta Corte segue a orientação no sentido de que a acumulação de dois cargos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, nos termos do art. 37, XVI, c, da Constituição, está condicionada apenas à existência de horários compatíveis entre os cargos exercidos.
2
Grau de insalubridade






Contemplar em quais condições pode-se ser aferido o grau máximo de insalubridade (40%) estando o trabalhador em contato intermitente com agentes biológicos.
E quando possível averiguar a possibilidade de unificação dos graus de insalubridade entre os HUF’s.
NR 15 (atividades e operações insalubres). Anexo 14 (agentes biológicos) =
Insalubridade de grau máximo – Quando o Trabalho ou operações, em contato permanente  com: “Pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados.”
Súmula 47 do TST =
O trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.
NORMA OPERACIONAL DGP nº 03/2017 (adicionais de insalubridade e de periculosidade nas filiais da ebserh) =
3.2.3 – Serão consideradas atividades de insalubridade grau máximo aquelas que exigem o contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados, sendo que tal condição deve ser caracterizada no laudo de insalubridade e/ou de periculosidade.
3
Transferências
Atuar como órgão consultivo para a flexibilização dos períodos para permuta e transferências, no sentido de diminuir o quantitativo de processos que são movidos contra a EBSERH, que em grande parte são devido a estes períodos extensos.   
Norma Operacional DGP nº 01/2017 =
3.2 – Permuta com 1 ano de exercício.
3.2.2 – Concurso de movimentação realizado anualmente.
4
Canal direto de comunicação com o Jurídico
Canal direto de comunicação entre o Empregado e os Setores Jurídicos dos HUF’s, mediados pelas DIVGP’s, quando houver o distanciamento entre a dúvida do Trabalhador e a resposta suscitada, a fim de evitar na medida do possível, a abertura de processos judiciais em desfavor da EBSERH e do Trabalhador.


Que sejam disponibilizados os Pareceres Jurídicos e as Notas Técnicas da CONJUR, as quais forem consideradas passiveis de publicação.
5
Ação de Inconstituciona lidada contra a EBSERH
A Assessoria Jurídica da EBSERH colaborem junto aos Analistas da AGU, na ADI que tramita no STF n.º 4.895/2013, que analisa a inconstitucionalidade da Lei que cria a EBSERH.
Lei Federal n.º 12.550/2011 =
Autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; e dá outras providências.
6
Normas Regulamenta doras do Trabalho







Tais Normas são obrigatórias existirem nos interiores dos HUF’s, pois resguardam segurança e saúde aos Trabalhadores em exercícios.
Tendo em vista também que é prudente a adoção de tais Normas na prática, para evitar processos onerosos e interdições dos Ministérios Públicos do Trabalho.
ACT EBSERH 2018/2019 =
CLÁUSULA 20º - das medidas de proteção ao trabalho – A EBSERH cumprir da legislação regulamentadora das condições de trabalho, nos termos da Portaria nº 3214/1978 do Ministério do Trabalho no que for pertinente às atividades específicas da Empresa.
CLT. Art. 157 =
Cabe às empresas –
I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.
NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde) =
Anexo III (2 – Comissão gestora multidisciplinar do plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfuro-cortantes).
Das Medidas de Proteção (32.2.4.6 – Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto).
NR 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) =
24.1.2.1 – As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo. 24.1.8 – Será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres. 24.1.11 – Os banheiros, dotados de chuveiros, deverão: c) dispor de água quente, a critério da autoridade competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho.
24.2.1 – Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos.
24.2.16 É proibida a utilização do vestiário para quaisquer outros fins, ainda em caráter provisório, não sendo permitido, sob pena de autuação, que roupas e pertences dos empregados se encontrem fora dos respectivos armários.
NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual – EPI) =
6.3 – A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
NR 7 (Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional) =
7.4.1 – O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: b) periódico.
NR 17 (Ergonomia) =
17.3.1 – Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição.
17.3.2 – Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação.
17.3.3 – Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto: a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
17.5.2 – Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto: b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados.



Comentários

  1. Boa noite
    Acúmulo das 60 horas:
    A EBSERH irá respeitar a Constituição Federal, pois ainda há impedimento de assumir dois cargos(24h e 24h) na empresa ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que procure o Advogado do esse HU e do seu Sindicato. Através do diálogo dar para revolver esse impasse.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista