Atividades de relevância na Ebserh (orientação sobre acidente de trabalho)

Profissionais que atuam em instituições de saúde estão expostos a diversos riscos ocupacionais e o correto cumprimento do fluxo deve ser seguido todas as vezes que um acidente de trabalho ocorrer. Pensando nisso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh/MEC) está buscando, pela tecnologia, uma forma de orientar os empregados e servidores da instituição a como proceder diante de uma ocorrência. Assim, lançou duas ferramentas: QR Code com direcionamento para fluxos de acidentes de trabalho e assistente virtual.

“A partir da ideia trazida pela colega Valéria Besarria, membro suplente da Cipa, foi desenvolvido um chatbot que orienta a pessoa sobre o que fazer caso sofra um acidente de trabalho”, conta Douglas Vidal, técnico de segurança do trabalho e secretário da Cipa.

As orientações também serão reforçadas por meio de um QR Code a ser divulgado em canais internos de comunicação, como aplicativos de mensagens, e-mail e cartazes afixados pelo hospital. Com a leitura do QR Code com a câmera do celular, o usuário é direcionado para uma seção no site institucional, tendo acesso aos fluxogramas de acidentes de trabalho.

Para Douglas Vidal, a subnotificação de acidentes de trabalhos no HULW foi um dos motivos que fizeram a Cipa buscar novas formas de divulgação sobre esse tipo de ocorrência. Dessa forma, os acidentes ocorrem, mas como o fluxo correto não é seguido, os relatórios não chegam ao Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost).

“É importante que os fluxos sejam cumpridos porque, quando o relatório chega ao Sost, é iniciada uma investigação, cujo objetivo é justamente evitar que outros acidentes semelhantes ocorram”, afirma o secretário da Cipa, reforçando que a comissão sempre realiza ações de conscientização e orientação com os colaboradores do HULW.

INTERAÇÃO COM A ASSISTENTE VIRTUAL

Ao se comunicar com o robô virtual, que está disponível no site do HULW-UFPB, o colaborador deve digitar “oi” ou “olá”, para que a conversa seja iniciada. Em seguida, o robozinho oferece opções de conteúdo:

1. Fluxograma para acidentes do trabalho com exposição a material biológico;

2. Fluxograma para acidentes do trabalho sem exposição a material biológico;

3. Fluxograma para entidades mórbidas;

4. Fluxograma para acidente sofrido fora do local e horário de trabalho.

A partir daí, o diálogo virtual continua, com o assistente virtual fornecendo as informações necessárias, conforme o fluxo específico para a situação.

“Para facilitar o uso do assistente virtual, o colaborador também pode acessar o chatbot no site e adicioná-lo à tela inicial de seu celular. Assim, as orientações estarão sempre à mão”, esclarece Douglas Vidal.

FONTE: intranetebserh

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