Atividades de relevância na Ebserh (sistema de reutilização)

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh/MEC) implementou, em setembro de 2020, um sistema para reutilização da água expelida pelos aparelhos de ar-condicionado do novo laboratório da Gerência de Ensino e Pesquisa – GEP. Desde então, estima-se uma economia de pelo menos 5,7 mil litros mensais de água, já que um aparelho de porte comum pode gerar até 20 litros por dia e o da maternidade engloba 13 aparelhos. Isso totaliza aproximadamente 34 mil litros de água nos seis meses de utilização do sistema, voltados para a irrigação das áreas verdes da instituição, já que a água de dreno dos aparelhos de ar-condicionado não é potável .

Segundo a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), o reuso é um tema de destaque meio técnico e acadêmico no Brasil e no mundo. Sua aplicabilidade vem se tornando cada vez mais relevante se considerar os cenários de aumento de demanda de água, em decorrência de períodos severos de secas, escassez hídrica e contaminação de recursos hídricos. Nesse contexto, o reuso se apresenta como instrumento de um novo modelo de gestão de águas com vistas à segurança hídrica, baseando-se em conceitos como a diversificação de fontes de suprimento de água e economia circular.

De acordo com a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH) da MEC, Nad Cavalcanti, a intenção do setor é contemplar o projeto nas demais instalações da maternidade. “A implementação do projeto completo pode gerar uma economia de milhares de reais à instituição, além de contribuir com a diminuição do uso de recursos ambientais”, afirma. “A sustentabilidade em ambientes hospitalares é uma preocupação crescente e pretendemos adotar medidas de aproveitamento, reciclagem e economia de recursos”, conta Janaína Ferreira, bióloga da maternidade e lotada da DLIH. O projeto faz parte de uma abordagem mais orgânica da infraestrutura hospitalar, como afirma Rafael Cavalcanti, engenheiro civil responsável pelo projeto. “A maternidade tem se dedicado a buscar soluções simples e eficientes, além de enxergar a estrutura física como um todo, não apenas como partes de um todo”, descreve.

FONTE: intranetebserh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH