Atividades de relevância na Ebserh (webinar sobre sepse)

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) realiza nos dias 15 e 16 de outubro o Webinar Sepse, com o tema “Sepse em tempos de covid-19”. O evento é gratuito, na versão online com transmissão pelo canal do YouTube do HC-UFU/Ebserh. Haverá emissão de certificados para quem se inscrever pelo site do evento.

No dia 15 de outubro, será abordado o “Manejo hemodinâmico da sepse por covid-19”, pelo médico intensivista no Hospital Israelita Albert Einstein, Murillo Santucci. Já no dia 16, o tema será “Sepse x covid-19: panorama em pediatria”, pela médica Daniela Carla de Souza, intensivista pediátrica no Hospital Sírio-Libanês e vice-presidente do Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS).

SOBRE A SEPSE

A sepse é definida como uma disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro a uma infecção. A partir de informações atualmente disponíveis em casos clínicos de covid-19, parece que uma pequena porcentagem de infecções pelo vírus pode resultar em tal disfunção orgânica e morte. 

No caso da covid-19, os efeitos no sistema respiratório são mais frequentes e conhecidos. Esses pacientes que necessitam de internação hospitalar frequentemente desenvolvem pneumonia de gravidade variável, mas praticamente todos os outros sistemas orgânicos podem ser afetados. 

Embora a maioria das pessoas afetadas pela covid-19 não desenvolva sepse com risco de vida (casos leves), a ameaça global representada pela covid-19 reforça a necessidade de que todos os cidadãos e profissionais de saúde estejam familiarizados com os primeiros sinais de sepse e compreendam que ela pode ser causada por uma infinidade de infecções, como o coronavírus, entre outras infecções virais como vírus influenza sazonal ou infecções bacterianas comuns, como pneumonia, trato urinário, infecções abdominais ou de feridas. 

A partir dos dados científicos disponíveis recentemente sobre a covid-19, já é possível afirmar que a doença realmente causa sepse. Sinais de lesões de múltiplos órgãos, que são típicas na sepse, ocorrem em 2 a 5% dos pacientes com covid-19, após aproximadamente 8 a 10 dias. Muitos deles morrerão de sepse e suas complicações. Portanto, é vital conhecer e reconhecer sinais precoces e iniciar o tratamento imediato quando diagnosticado. A intervenção de forma oportuna salva a vida e a função orgânica. 

Fonte: Intranet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH