Atividades de relevância na Ebserh (comunicação alternativa)

Durante a internação de pacientes, alguns deles podem vir a utilizar ventiladores mecânicos ou outras formas de tratamento que os impedem de se comunicar, tanto oralmente, como por meio da escrita. Esse quadro é intensificado quando se pensa nos pacientes internados com Covid-19.

Diante disso, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (Huac-UFCG/Ebserh) aderiu à utilização de cartões contendo símbolos e imagens em todas as alas do hospital, como forma de facilitar a comunicação entre os pacientes com dificuldade na expressão e a equipe assistencial.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa, Alana Abrantes, os profissionais de saúde poderão, por meio dos cartões - que reúnem perguntas, respostas, desejos, sensações, sentimentos, sintomas - oferecer mais condições de expressão, bem-estar e conforto ao paciente internado no HUAC e com dificuldade de comunicação.

Alana Abrantes também explica, que, segundo a pesquisadora da área, Sharon Glennen, a comunicação alternativa e ampliada é utilizada para definir outras formas de comunicação com uso de gestos, línguas de sinais, expressões faciais, pranchas de alfabetos ou símbolos pictográficos, até voz sintetizada via computador. Em relação à prancha ela é um auxílio que se destina às pessoas com dificuldade de falar ou sem fala, também sem escrita funcional.

A ação é uma iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital, juntamente com a Coordenação de Enfermagem e apoio da Superintendência.

Fonte: Intranet Ebserh.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH