Atividades de relevância da EBSERH (soluções inovadoras)

Uma abordagem centrada no ser humano para inovar e solucionar problemas complexos. Esse é o Design Thinking, técnica abordada em um workshop realizado pela Rede Ebserh, que teve início nesta terça-feira, 28.01, com a participação de profissionais do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) e da administração central da Rede Ebserh, além de estudantes e docentes da UnB.
Conduzido por Julio Frias, profissional do Hospital Albert Einstein, referência em gestão de saúde, o evento faz parte de uma estratégia de implementação do Design Thinking na Rede Ebserh, viabilizada por meio do Projeto Big Data e Inovação em Saúde, que por sua vez compõe o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS).
No HUB, serão levantadas soluções, a partir da metodologia, para os seguintes temas: jornada do paciente, jornada do estudante e dos pesquisadores, gestão do cuidado, qualidade e segurança do paciente e gestão de suprimentos.
De acordo com o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio, esses problemas, tratados como temas no workshop, “serão abordados por grupos multidisciplinares, compostos por participantes com diferentes experiências e formações profissionais, de maneira que consigam propor soluções inovadoras a partir de diferentes perspectivas e pontos de vista complementares. Ao final do evento, a expectativa é que encontremos propostas para o enfrentamento dessas questões no HUB, com a possibilidade de replicação para outras unidades da Rede Ebserh”, explica.
No Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do qual participam hospitais da Rede Ebserh, um dos objetivos é incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação no SUS, além de estimular estudantes, professores e profissionais da área da saúde e de outras áreas (Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Negócios, entre outros) a desenvolverem projetos inovadores que visem o fortalecimento do SUS e a melhoria da assistência à saúde.
A parceria entre a Ebserh e o Ministério da Saúde, essencial para viabilizar essa iniciativa, fortalece ambas as instituições e beneficia os usuários do SUS, com a otimização de esforços e recursos públicos.
Além do workshop de Brasília, haverá encontros de 7 a 10 de julho no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh) e de 20 a 24 de julho no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/Ebserh). Outras duas unidades da Rede Ebserh iniciaram, em 2019, a implementação da metodologia de Desing Thinking: os hospitais universitários de São Luís (HU-UFMA/Ebserh) e de Petrolina (HU-Univasf/Ebserh).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Dúvidas e respostas sobre o movimento GREVISTA na EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Como PONTUAR no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da EBSERH

Modelo de cálculos e quantitativos de plantões

ESTABILIDADE do servidor público celetista

Acesso a FOLHA DE PONTO na EBSERH