Reunião 97ª do Conselho de Administração da EBSERH (dezembro 2019)
ATA DA 97ª
REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 18 de dezembro de 2019, às 16:00
horas, na Sala dos Conselhos da Sede da Empresa Brasileira de Serviços
Hospitalares (Ebserh), localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C,
Edifício Parque Cidade Corporate, Torre C, 3º andar, CEP 70.308-200, Brasília,
Distrito Federal.
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes
os seguintes membros do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo,
Presidente, representante do Ministério da Educação (MEC); Oswaldo de Jesus
Ferreira, Presidente da Ebserh; Marizete Almeida Silva, representante do
Ministério da Saúde (MS); Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante
da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes);
e Manoel Bastos Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh;
registradas as ausências justificadas dos Conselheiros representantes do MEC e
do MS.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de
Gabinete; Alessandro Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico; Leonardo
Fernandes Lins de Vasconcelos, Assessor da Auditoria Interna. Foram convocados
à reunião, nos itens pertinentes, Lúcio Carlos de Pinho Filho, Presidente do
Comitê de Auditoria (COAUD) da Ebserh; João Batista de Souza Machado, membro do
COAUD; Leandro Ambrosio Costa, Coordenador de Estratégia e Inovação, da Diretoria
Vice-Presidência Executiva (DVPE); Francisco Ítalo Lopes França, Chefe de
Serviço de Gestão de Projetos, da DVPE; Felippe Vilaça Loureiro Santos, Chefe
de Serviço de Compras e Contratos, da Diretoria de Administração e
Infraestrutura (DAI). E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi Ueda,
Secretária-Geral.
IV.
PAUTA:
1)
Aprovação da ata da 96ª reunião;
2)
Calendário de reuniões 2020;
3)
Processo 23477.016100/2018-94: Plano de Negócios da
Ebserh e estratégia de longo prazo;
4)
Processo 23477.011249/2019-68: Regimento Interno do Comitê de Auditoria;
5)
Apresentação de resultados 2019;
6)
Informes;
7)
Lei nº 13.303/2016: atualização do status de implementação da Lei das
Estatais.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
-
Solicitou-se inversão de pauta, o que recebeu a concordância de todos,
de modo que os assuntos da pauta foram apreciados na seguinte ordem: 1, 4,
2, 3, 5, 6 e 7.
1)
Aprovada,
por unanimidade, a ata da 96ª reunião, que será assinada
eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Ebserh.
4)
Processo 23477.011249/2019-68. O Presidente do Comitê
de Auditoria (COAUD) informou, primeiramente, que o processo administrativo em
epígrafe, referente ao Regimento Interno do COAUD, foi instruído após
discussões internas entre os membros, que se iniciaram em setembro de 2019,
assim como a realização de pesquisa em regimentos internos de Comitê de
Auditoria de outros órgãos públicos e a estruturação da primeira minuta de Regimento
Interno do COAUD da Ebserh. Em seguida, o processo foi tramitado internamente, para
análise da Consultoria Jurídica (Conjur), tendo sido avaliados, no âmbito do
Comitê, todos os apontamentos e recomendações constantes do parecer da área,
para adequação da minuta, conforme consta na presente proposta apresentada ao
Conselho de Administração (CA).
-
O Presidente do COAUD abordou também o conteúdo do Relatório-SEI nº 2/2019/COAUD/CA-EBSERH,
encaminhado aos Conselheiros, elaborado pelo Comitê com vistas a sistematizar
as informações referentes às atividades desenvolvidas para reporte ao CA.
Da
mesma forma que o relatório anteriormente apresentado, na 96ª reunião do CA, em
26 de novembro de 2019, foram registradas as ações realizadas, com a indicação
das datas das reuniões ocorridas; a participação em reunião do Conselho Fiscal;
a atuação consultiva e analítica em diversos assuntos atinentes à competência
do COAUD, dentre eles a elaboração da proposta de Regimento Interno do Comitê,
pautada na presente reunião. Informou-se, ainda, que está sendo elaborado o
Plano de Trabalho para o ano de 2020, o qual será encaminhado ao CA
oportunamente. Isto posto, avaliou-se que o COAUD cumpriu as ações previstas
para 2019, conforme proposição apresentada ao CA, na 94ª reunião, em 19 de
setembro de 2019.
-
O Presidente do CA cumprimentou o COAUD pelo trabalho realizado e pelas
informações prestadas ao Conselho, o que foi corroborado pelos demais membros
do colegiado.
-
Em conformidade com o disposto no art. 70, Parágrafo Segundo, do Estatuto
Social da Ebserh, o Conselho de Administração aprovou, por unanimidade, a
proposta de Regimento Interno do COAUD. Editada a Resolução nº 97/2019
referente a esta deliberação.
2)
Aprovado,
por unanimidade, o calendário de reuniões do Conselho de Administração, para
o ano de 2020, com observância ao que dispõe o art. 45 do Estatuto Social
da Ebserh, tendo sido acordadas as seguintes datas de reuniões: 30 de janeiro;
20 de fevereiro; 26 de março, em reunião conjunta com o Conselho Fiscal; 30 de
abril; 28 de maio; 25 de junho; 30 de julho; 27 de agosto; 24 de setembro; 22
de outubro; 26 de novembro e 10 de dezembro de 2020.
3)
Processo 23477.016100/2018-94. A Coordenadoria de
Estratégia e Inovação, da Diretoria Vice-Presidência Executiva (CEI-DVPE)
afirmou, inicialmente, a importância do assunto, que foi amplamente discutido
com as áreas e apreciado no âmbito da Diretoria Executiva, para se chegar à
presente proposta, estruturada em consonância com o disposto na legislação pertinente.
Trata-se da deliberação sobre a Estratégia da Rede Ebserh, que compreende o
Plano de Negócios para o exercício de 2020, a Estratégia de longo prazo, com análise
de riscos e oportunidades, para o período de 2019 a 2023, e as diretrizes estratégias
para o ciclo de 2024 a 2028. Em seguida, informou-se sobre a base estatutária
e legal relativa ao assunto, conforme consta no art. 47 e art. 57 do Estatuto
Social da Ebserh, que dispõem, respectivamente, sobre as competências do
Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, assim como na Lei nº
13.303/2016 e no Decreto nº 8.945/2016. Ressaltou-se que a avaliação dos
Administradores da Empresa deve ser embasada no atendimento das metas e dos
resultados na execução do Plano de Negócios e da estratégia de longo prazo. Na
sequência, explicou-se a metodologia adotada na formulação da estratégia, em
conformidade com o Mapa Estratégico e com a estratégia de longo prazo,
estabelecida com direcionadores para o horizonte de 5 (cinco) e de 10 (dez)
anos. Nesse período, pontuou-se que os primeiros três anos são importantes para
a definição dos projetos estruturantes, como base para a consolidação do
posicionamento estratégico da Empresa, tendo como foco modelos de gestão,
processos, pessoas e tecnologia, em prol do fortalecimento do modelo de rede;
no anos seguintes, a intenção é capturar os benefícios iniciais do
posicionamento estratégico e finalizar as necessidades estruturantes,
principalmente de tecnologia; e, após cerca de oito anos, o foco deverá estar
voltado à inovação, com escala dos serviços e projeção científica internacional,
mantendo-se o reconhecimento e o posicionamento de mercado da instituição. Isto
posto, informou-se que o desdobramento da estratégia em projetos e indicadores
foi alinhado e validado junto às Diretorias, para a estruturação do Plano de
Negócios para o exercício de 2020, o qual é passível de ajustes, conforme
contingências que vierem a ocorrer, sendo submetidos à deliberação do Conselho
de Administração. Trata-se, portanto, de documento norteador, para os próximos
anos, das ações estratégicas da Ebserh, com a proposta de fluxos de gestão da estratégia
organizacional, conforme abaixo descrito.
-
Em consonância com as diretrizes estratégicas da Ebserh, a DAI fez apresentação
sobre o projeto em curso de centralização de compras na Rede Ebserh, em
conformidade com normativos internos e com orientações do Ministério da
Economia. Informou-se, primeiramente, sobre o grande poder compra da rede e
sobre experiências anteriores de centralização de compras no âmbito da Empresa.
Em seguida, explicou-se a forma de organização e os fluxos atinentes ao novo
modelo de centralização adotado, demonstrando, com detalhes, o trabalho já realizado,
as próximas etapas e os ganhos de economia e eficiência decorrentes do
processo.
-
A Conselheira representante da Andifes cumprimentou a DAI pelo projeto de
centralização de compras, especialmente quanto à aquisição de equipamentos de
ressonância magnética, um dos quais destinou-se ao Hospital Universitário Lauro
Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), o qual, com isso,
passou a ser o primeiro hospital público com esse serviço no Estado da Paraíba.
-
Os membros do Conselho de Administração cumprimentaram pelo trabalho referente
à Estratégia da Rede Ebserh, destacando sua importância e a necessidade de
monitoramento permanente dos indicadores apresentados.
-
Em conformidade com o disposto no art. 47, inciso XII, do Estatuto Social da
Ebserh, o Conselho de Administração aprovou, por unanimidade, os seguintes
itens:
I.
Plano de Negócios da Rede Ebserh para o exercício de 2020, com indicadores,
metas e projetos estratégicos;
II.
Estratégia de longo prazo da Rede Ebserh com análise de riscos e oportunidades
para 2019-2023 e diretrizes estratégicas para o ciclo de 2024-2028;
III.
Extensão da vigência do Mapa Estratégico até 2023; e
IV.
Fluxos de gestão da estratégia organizacional:
a)
apresentação quadrimestral do desempenho da estratégia organizacional ao
Conselho de Administração;
b)
apresentação bimestral do desempenho da estratégia organizacional para a
Diretoria Executiva;
c)
desdobramento da Estratégia de Longo Prazo 2019-2023 para os hospitais no
primeiro semestre de 2020;
d)
avaliação anual dos projetos, metas e indicadores estratégicos no mês de
fevereiro, em relação ao executado no ano anterior;
e)
revisão do Plano Anual de Negócios da Rede Ebserh, no mês de novembro,
referente ao Plano do exercício subsequente;
f)
revisão da Estratégia de Longo Prazo da Ebserh, período 2024-2028, no primeiro
semestre de 2023; e
g)
desdobramento da Estratégia de Longo Prazo 2024-2028 para os hospitais no
segundo semestre de 2023.
Editada
a Resolução nº 96/2019 do Conselho de Administração, referente a esta
deliberação.
5)
O
Presidente da Ebserh apresentou ao Conselho os principais resultados da
Empresa referentes ao ano de 2019. Comentou, primeiramente, que a atual
gestão assumiu com a perspectiva de manutenção das conquistas realizadas, com o
propósito de evitar o gigantismo, garantir a sustentabilidade
econômico-financeira e a eficiência dos Hospitais Universitários (HUs) da Rede
Ebserh, de modo que sua atuação assistencial seja aderente às atividades de ensino
e pesquisa. Em seguida, apresentou os grandes números da Empresa, destacando os
principais avanços das áreas. Com relação ao ensino e à pesquisa,
ressaltou-se que são ofertadas mais de 7,8 (sete mil e oitocentas) mil vagas de
residências médica e multiprofissional, no âmbito de 1.020 (hum mil e vinte)
programas. Em 2019, foram registradas cerca de 2,9 mil (duas mil e novecentas)
pesquisas e foram desenvolvidos 291 (duzentos e noventa e um) estudos clínicos
nas unidades hospitalares da rede. No que tange aos processos e à tecnologia,
informou-se sobre o processo de transformação digital, tendo o Aplicativo de
Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) como software único de gestão
hospitalar da Empresa; a conclusão da implantação do Sistema Eletrônico de
Informações (SEI), nos HUs filiais; e o investimento de cerca de R$ 20 milhões
(vinte milhões de reais) na renovação de equipamentos de tecnologia da
informação e comunicações (TIC). Na área de gestão de pessoas, houve
recomposição do quadro de pessoal dos HUs, com aumento de 9,7% (nove inteiros e
setenta décimos percentuais) da força de trabalho própria em relação a 2018,
chegando-se a 32 (trinta e dois) mil empregados efetivos. Houve também o desligamento
de 2 (dois) mil profissionais com vínculos precarizados junto às fundações de
apoio das universidades, em cumprimento ao disposto no Acórdão nº 1.520/2006 do
Tribunal de Contas da União (TCU). Com relação aos avanços de infraestrutura,
ressaltou-se a entrega de 12 (doze) angiógrafos e 11 (onze) tomógrafos para HUs
filiais; a contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de
arquitetura para prevenção e combate a incêndio para HUs da Rede Ebserh; além
do monitoramento de obras contempladas com recursos do Programa Nacional de
Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e da revisão de
prestação de serviços continuados. O Presidente da Ebserh destacou também a
elaboração do Plano de Investimentos dos HUs da Rede Ebserh, no qual
consta a priorização das demandas das filiais, estruturadas em determinados
grupos de assuntos, estabelecidos com base em critérios definidos na Sede, para
a configuração de cenários de distribuição de recursos para os hospitais, haja
vista a limitação do orçamento da Empresa. No que tange aos avanços em governança,
pontuou-se sobre a assunção da gestão plena dos HUs da Rede Ebserh, bem como
sobre o estabelecimento de contrato de objetivos, firmados com os
Superintendentes dos hospitais, com vistas a se priorizar as demandas de obras,
equipamentos médico-hospitalares e de infraestrutura, dentre outros.
Comentou-se também sobre a implantação do Comitê de Auditoria Estatutário, em
conformidade com as regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e
controle interno estabelecidas pela Lei nº 13.303/2016 e pelo Decreto nº
8.945/2016.
Na
área de orçamento e finanças, salientou-se as seguintes melhorias em
prol dos HUs: o investimento de R$ 703,2 milhões (setecentos e três milhões e
duzentos mil reais), por intermédio do Rehuf; o saneamento de dívidas diversas
de exercícios anteriores; a repactuação de 15 (quinze) contratos SUS, com
incremento de receita aproximado na ordem de R$ 73 milhões (setenta e três
milhões de reais) ao ano. Ademais, destacou-se a aprovação, em Assembleia Geral
Ordinária, das contas da Ebserh, que se encontravam sobrestadas desde 2015. O
Presidente da Empresa mencionou também iniciativas de sustentabilidade,
processos correicionais e auditorias realizadas nos HUs da rede; e consignou
alguns pontos de atenção, que estão sendo acompanhados pela gestão: a
situação de obras paralisadas; os pleitos de incorporação de HUs à Rede Ebserh;
a situação do HU da Universidade Federal do Amapá (Unifap); o investimento na
melhoria da qualificação dos gestores das filiais; dentre outros.
Reforçou-se,
por fim, a valorização do planejamento na gestão da Rede Ebserh, em todas as áreas,
de forma a se trabalhar com eficiência cada dia maior. Nesse sentido, finalizou
agradecendo pelo apoio do Conselho de Administração.
6)
Informes.
-
A Conselheira representante da Andifes comentou sobre o disposto na Portaria
Interministerial nº 1.127, de 4 de agosto de 2015, que institui as diretrizes
para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde
(Coapes), para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e
comunidade no âmbito do SUS. No ato, consta como uma das responsabilidades da
Secretaria de Saúde ‘garantir a distribuição equânime dos cenários de prática a
fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas dos cursos de
graduação e programas de residência que celebram estes contrato (sic),
priorizando as instituições de ensino públicas, conforme preceitos do SUS’.
7)
A
Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos (ACIGR),
da Presidência, apresentou a atualização da implementação da Lei nº
13.303/2016, a Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais, com
informações referentes às ações levantadas conforme previsões dispostas na
citada lei, no Decreto nº 8.945/2016, nas Resoluções da Comissão
Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações
Societárias da União (CGPAR) e em boas práticas administrativas. Apresentou-se o
panorama atualizado da implementação dessas ações, com os respectivos
percentuais de atendimento, pontuando-se que grande parte delas foi avaliada
pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do
Ministério da Economia. Foram apontadas algumas das ações que ainda não estão
totalmente atendidas, tais como: elaboração do processo de planejamento do
Plano de Negócios anual, com análise de atendimento de metas e resultados;
composição do Conselho de Administração, com, pelo menos, 25% (vinte e cinco) por
cento de membros independentes; revisão do Regimento Interno da Ebserh, de
acordo com o Estatuto Social; dentre outras. Destacou-se que muitas dessas
ações devem mudar de status, em breve, por estarem com encaminhamentos
avançados. Finalizando, foram registrados os principais avanços recentes, quais
sejam: aprovação e publicação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e
Comunicações; a realização de treinamento dos Administradores e Conselheiros
Fiscais, com temas atinentes à governança, ética e conduta; e a revisão da
Política de Transações com Partes Relacionadas.
-
Em atenção às boas práticas de governança corporativa, registrou-se o envio das
últimas atas do Comitê de Auditoria da Ebserh, tendo sido encaminhadas
as atas das reuniões 8ª e 9ª do COAUD. Registrou-se também o compartilhamento
do endereço do sítio eletrônico da Ebserh, em que estão disponíveis as atas da
Diretoria Executiva. Desde o último envio, não ocorreram reuniões do Conselho
Fiscal.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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