Reunião 99ª do Conselho de Administração da EBSERH (fevereiro 2020)
ATA DA 99ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
I. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 20
de fevereiro de 2020, às 9:30 horas, na Sala dos Conselhos da Sede da Empresa
Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no Setor Comercial Sul,
Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre C, 3º andar, CEP
70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
II. CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada,
presentes os seguintes membros do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo,
Presidente, representante do Ministério da Educação (MEC); Oswaldo de Jesus
Ferreira, Presidente da Ebserh; Marizete Almeida Silva, representante do Ministério
da Saúde (MS); Erno Harzheim, representante do MS, que participou por
videoconferência; Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da
Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e Manoel
Bastos Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh; ausência
justificada de Adalton Rocha de Matos, representante do MEC.
III. REGISTRO DE PRESENÇAS: Alessandro
Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico (Conjur); Adriano Augusto de Souza,
Auditor Geral (AI). Foram convidados à reunião, nos itens pertinentes, Eduardo
Chaves Vieira, Diretor Vice-Presidente Executivo (DVPE), Simone Henriqueta
Cossetin Scholze, Diretora de Tecnologia da Informação (DTI); Rodrigo Augusto Barbosa,
Diretor de Gestão de Pessoas (DGP); Savana Karoline Farias Dantas,
Ouvidora-Geral; Lúcio Carlos de Pinho Filho, Presidente do Comitê de Auditoria
(Coaud); Jackeline Viana da Costa, membro do Coaud; João Batista Machado,
membro do Coaud; Francisco Italo Lopes França, Chefe de Serviço de Gestão de
Projetos, da Coordenadoria de Estratégia e Inovação da
DVPE;
Hermides de Menezes Passos, Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento
de Riscos, Substituto, da Presidência. E, na secretaria dos trabalhos, Iára César
Pereira Guerra, Chefe de Gabinete da Presidência.
IV. PAUTA:
1)
Aprovação da ata da 98ª reunião;
2)
Retificação do período de usufruto de férias do Presidente da Ebserh;
3)
Processo 23477.001257/2020-30: Referendo ao processo de unificação do quadro de
pessoal da Ebserh;
4)
Processo 23477.000767/2020-90: Atividades da Diretoria de Tecnologia da
Informação passíveis de execução indireta mediante contratação de serviços;
5)
Processo 23477.000720/2020-26: Apresentação da Pesquisa de Satisfação dos
Residentes;
6)
Processo 23477.000765/2020-09: Plano de Trabalho do Coaud para 2020;
7) Processo 23477.000181/2020-25: Resultado do
processo de avaliação do cumprimento de
metas pelas Diretorias;
8) Processo 23477.010746/2019-49: Gestão e avaliação
do desempenho dos administradores; e,
9) Informes.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1)
Aprovada, por unanimidade, a ata da 98ª reunião,
que será assinada eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
da Ebserh.
2)
Autorizada pelo Colegiado, em conformidade com o que
prescreve o Estatuto Social da Ebserh, a retificação do período de férias do
Presidente, autorizado na 98ª Reunião do Conselho de Administração, que passa a
ser de 6 a 16 de março de 2020.
3)
Processo 23477.001257/2020-30. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) informou que se trata da proposta
de unificação dos quadros de pessoal dos Hospitais Universitários Federais (HUFs)
da Rede Ebserh, de modo a viabilizar a otimização da força de trabalho
disponibilizada na Rede, com foco na sustentabilidade e eficiência operacional
em cada área de atuação do tripé Assistência-Ensino-Pesquisa. Ponderou que a
gestão do quadro centralizado possibilitará os rearranjos necessários à
operacionalização dos HUFs da Rede. Destacou que, no caso de futuras adesões,
com autorização de quadro adicional, o quantitativo de vagas somar-se-ia ao limite
já autorizado, possibilitando a definição de uma composição que atenda às
demandas das novas unidades, considerando as exigências legais estabelecidas. O
Diretor lembrou, por fim, que a Rede é composta, atualmente, por uma sede e 40
(quarenta) HUFs. Cada unidade dispõe de quadro de pessoal próprio, regido por
Portaria do Ministério da Economia (ME) e detalhado nos ofícios remetidos pela
atual Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST-ME).
Destacou que essa é uma medida simples, mas com impactos extremamente
positivos, considerando que a estratégia atual da empresa tem foco no desenvolvimento
de processos de gestão transparentes, eficientes e inovadores que viabilizem a
prestação de serviços de saúde e educação de qualidade e diminuam a necessidade
de financiamento. O Presidente da Ebserh destacou que as limitações impostas
pelo modelo atual – cada HUF com seu quadro – impactam nos trabalhos em curso
para melhoria da gestão e da aplicação de recursos e reafirmou a necessidade de
se ter gestão sobre o quadro de vagas. O Presidente do Conselho ressaltou que a
mobilidade do quadro de pessoal permitirá a alocação racional dos recursos
humanos nos HUFs da Rede e trará benefícios a todos. O Conselheiro representante
dos empregados solicitou maiores esclarecimentos sobre a unificação do quadro, particularmente,
sobre a situação dos RJUs; o Diretor da DGP informou que essa unificação se trata
apenas do quadro de empregados celetistas que foram contratados pela Ebserh. A representante
da Andifes ponderou que essa medida deve minimizar as solicitações de dimensionamento
para a SEST-ME e, também, permitir a reposição imediata de servidores RJUs que
se aposentam cotidianamente nos HUFs. Finalizando a exposição, o Diretor da DGP
informou que foi realizado um dimensionamento de pessoal, com base na produção assistencial,
de todos os Hospitais da Rede; esse trabalho está sendo finalizado e será apresentado,
posteriormente, ao Conselho de Administração.
- Explicou-se, por oportuno, que o assunto foi
encaminhado ao Conselho em razão de tratativas anteriores, entre os técnicos da
Ebserh e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do
Ministério da Economia, em reuniões que precederam a instrução processual, que
foi composta com toda a documentação pertinente para subsidiar a deliberação do
Conselho de Administração.
- Referendada, por unanimidade, a decisão do
Presidente do Conselho relativa ao encaminhamento à Secretaria de Coordenação e
Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, da proposta de
unificação do quadro de pessoal da Ebserh.
4)
Processo 23477.000767/2020-90. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) informou que se trata de
processo relativo a um conjunto de atividades passiveis de execução indireta,
mediante contratação de empresa especializada em tecnologia da informação. A Diretoria
esclareceu que a contratação desses serviços vai permitir o pleno atendimento
das demandas da Sede da Ebserh e de seus hospitais filiados com maior agilidade
e qualidade. O conjunto de atividades abrange os seguintes serviços: (i)
serviços de desenvolvimento, manutenção, sustentação, teste, qualidade,
institucionalização, aferição de tamanho funcional de sistemas e atividades
congêneres; (ii) serviços de arquitetura, mapeamento, análise, redesenho,
avaliação, racionalização, automatização de processos e atividades congêneres;
(iii) serviços de suporte, atendimento, resolução de demandas de Tecnologia da
Informação em diferentes níveis operacionais e atividades congêneres; e (iv)
serviços de apoio especializado à diferentes níveis operacionais e atividades
congêneres; e (iv) serviços de apoio especializado à definição da arquitetura
de soluções tecnológicas, à inovação tecnológica, à análise de dados, à governança
de TI, à segurança de TI, à gestão de projetos de TI, à fiscalização de
contratos administrativos de TI e atividades congêneres. A DTI informou que a
Diretoria de Administração e Infraestrutura e a Diretoria de Gestão de Pessoas
contribuíram na elaboração e discussão da proposta, bem como no enquadramento
legal necessário e concluiu informando que a Auditoria Interna ponderou sobre a
necessidade de se estabelecer um normativo sobre processos de contratação dessa
natureza, a ser observado por todas as áreas e, particularmente, pelos hospitais
da Rede.
- Aprovada, por unanimidade, a proposta de execução
indireta dos serviços elencados pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
Editada a Resolução do Conselho de Administração nº 102/2020.
5)
Processo 23477.000720/2020-26. A Ouvidora-Geral informou que a pesquisa foi realizada no período de 22
de novembro a 20 de dezembro de 2019, em 39 (trinta e nove) HUFs, contando com
público-alvo de 7.758 (sete mil, setecentos e cinquenta e oito) residentes.
Os questionários foram elaborados pela Ouvidoria,
com o apoio da Coordenadoria de Formação Profissional, dos Gerentes de Ensino e
Pesquisa, de dois estatísticos e de duas outras Ouvidorias da Rede. Os
seguintes requisitos foram abordados: infraestrutura do HUF, serviço ofertado e
a formação profissional. A infraestrutura apresentou maiores níveis de
insatisfação, particularmente, nos quesitos de espaço físico para descanso e
alimentação dos residentes; quanto aos quesitos de formação e serviço ofertado,
os níveis de satisfação foram melhores; a média da avaliação geral ficou com a
nota 6,6. A pesquisa foi respondida por 4.704 (quatro mil, setecentos e quatro)
residentes em 38 (trinta e oito) HUFs. Ao final, a Ouvidoria fez uma avaliação
sobre o processo; informou que a pesquisa será realizada anualmente e concluiu
que precisam ser implementadas melhorias na ferramenta utilizada, no próprio
questionário, e, principalmente, pontuou a necessidade de maior envolvimento da
equipe gestora dos hospitais nesse processo.
- O Conselheiro Representante dos Empregados
solicitou informações sobre as ações programadas para os hospitais que ficaram
abaixo da média na pesquisa; a Ouvidora lembrou que essa foi a primeira
pesquisa realizada com residentes na Rede e que o processo precisa ser aprimorado;
destacou a importância do comprometimento da Superintendência do HUF no processo,
particularmente, para mobilizar os residentes a responder os questionários,
pois os resultados serão mais consistentes na medida em que a amostra contar
com um número maior de participantes.
- O Presidente da Ebserh destacou a importância da
pesquisa e a necessidade de avaliação detalhada dos resultados para que a
gestão tenha subsídios para implementar as correções necessárias. Complementou
informando que a liberação de recursos para os Hospitais, neste ano, vai
observar a aplicação em infraestrutura. Ressaltou, por fim, que a pesquisa
reflete a opinião dos estudantes e residentes, que são os principais usuários
dos HUFs.
6)
Processo 23477.000765/2020-09. O Presidente do Coaud apresentou o Plano de Trabalho do Comitê para o
ano de 2020, destacando o calendário de reuniões, as ações consultivas e as análises
e atuações previstas para o corrente exercício, quais sejam: opinar sobre
contratação e destituição do auditor independente; supervisionar as atividades
da auditoria independente no que diz respeito à independência, qualidade dos
serviços e aderência dos serviços às necessidades da Empresa; supervisionar as
atividades desenvolvidas nas áreas de controle interno, de auditoria interna e
de elaboração das demonstrações financeiras da Empresa; monitorar a qualidade e
a integridade dos mecanismos de controle interno das demonstrações financeiras;
avaliar e monitorar exposições de risco da empresa; avaliar, em conjunto com a gestão
e a Auditoria Interna, a adequação e divulgação das transações com partes relacionadas;
dentre outros. O Presidente do Comitê destacou que o Plano de Trabalho é norteador
da atuação do Coaud, sem prejuízo de outras demandas que sobrevenham ao longo do
ano ou que sejam requisitadas pelos Conselho de Administração. O Presidente do
Coaud destacou que os questionários que serão utilizados para realizar a
avaliação da Auditoria Independente e da Auditoria Interna estão sendo
analisados pelos membros para posterior aplicação. Concluiu informando que as
Demonstrações Contábeis do exercício de 2019 estão sendo analisadas no âmbito
do Comitê.
7)
Processo 23477.000181/2020-25: A Diretoria Vice-Presidência Executiva (DVPE) informou que se trata do
processo de avaliação do cumprimento das metas dos indicadores estratégicos da
empresa no ano de 2019. O Chefe de Serviço de Gestão de Projetos da
Coordenadoria de Estratégia e Inovação, da Diretoria Vice-Presidente Executiva,
lembrou que, em 2019, foi definida a atuação estratégica da Empresa, a partir
de 20 (vinte) indicadores de alto nível, com metas anuais definidas para o
período de 2019-2023. Para o ano de 2019, foram definidos 10 (dez) indicadores
– ocupação e permanência hospitalar; atratividade e ocupação dos programas (dez)
indicadores – ocupação e permanência hospitalar; atratividade e ocupação dos
programas de residência; equilíbrio orçamentário; prontuário eletrônico;
projetos de arquitetura e engenharia; planos de investimento; rotatividade; e
capacitação de empegados – inseridos nos seguintes pilares da Ebserh:
Sociedade; Sustentabilidade; Processos e Tecnologia; e Pessoas.
Os resultados apresentados guardam consonância com o
que foi previsto pelas Diretorias, com algumas variações – para maior ou menor
– que implicam no aprimoramento das metas propostas.
- O Diretor de Atenção à Saúde destacou que
as duas primeiras metas – ocupação e permanência hospitalar e atratividade e
ocupação dos programas de residência – estão relacionadas diretamente à atenção
hospitalar e são executadas pelos Hospitais. Apesar de estarem relacionadas com
a Diretoria, esclareceu que não há uma governança direta sobre essa execução. O
Diretor destacou que alguns Hospitais ficaram aquém e outros além do que estava
previsto, o que pode significar que a definição da meta não está adequada. O
Diretor ponderou que alguns parâmetros precisam ser definidos com maior
clareza, como, por exemplo, a distinção entre os tipos de leitos – cirúrgicos e
clínicos –; a estratificação da taxa de ocupação por idade e pelo tipo de
tratamento ao qual o paciente está sendo submetido.
- A DVPE ponderou sobre a necessidade de
definir, conceitualmente, de forma clara e objetiva, os indicadores e o momento
da coleta da informação, com vistas a garantir que o resultado retrate, de
fato, a realidade do que foi realizado no período em avaliação.
- A Conselheira Representante da Andifes destacou
a importância dos dados para avaliação e tomada de decisão; ponderou sobre os atendimentos
que extrapolam o que foi contratualizado com o Gestor SUS e sobre a qualidade
dos serviços no ambiente de superlotação.
- A DVPE pontuou que os estados e municípios
brasileiros enfrentam dificuldades orçamentárias/financeiras, com reflexos diretos
na assistência à saúde; por sua vez, os HUFs estão em processo de melhoria
constante; esses dois fatores associados têm ocasionado um aumento considerável
de pacientes em busca de tratamento nos Hospitais da Rede Ebserh.
- O Conselheiro Representante dos Empregados comentou
sobre as dificuldades de se estabelecer indicadores em um ambiente tão complexo
e heterogêneo como os Hospitais Universitários; destacou a importância do
trabalho apresentado, como orientador para a tomada de decisões da gestão. Destacou
também pontos relativos à substituição dos sistemas utilizados em alguns HUFs
da Rede pelo Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU); e
falou, por último, sobre o planejamento e execução de capacitações para os empregados
da Empresa.
8)
Processo 23477.010746/2019-49. O Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos,
Substituto, da Presidência, informou que se trata do processo de avaliação dos
Administradores da Ebserh, em conformidade com o que dispõe a Lei nº 13.303/2016
e o Estatuto Social da Empresa. O desempenho dos órgãos colegiados e dos administradores
será avaliado com base nas metas propostas para o ano de 2019, constantes do
Plano de Negócios da Ebserh – Ciclo 2019-2023. A avaliação será realizada de
forma presencial, por meio de formulário impresso composto de treze questões,
para as quais o avaliado tem opções de resposta de concordância ou
discordância, com as respectivas graduações. O Assessor Substituto informou que
os formulários foram elaborados com base no modelo disponibilizado pela
Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da
Economia (SEST-ME), e adaptados à realidade da Ebserh. Serão avaliados (i) o Conselho
de Administração como colegiado; (ii) cada Conselheiro de Administração, por
meio de autoavaliação, individualmente; (iii) o Presidente da Ebserh; (iv) a
Diretoria Executiva como colegiado; e (v) cada Diretor, individualmente. Ao
final do processo, em atenção às recomendações do Comitê de Elegibilidade,
Indicação e Remuneração da Ebserh, os resultados serão encaminhados: à
Secretaria Executiva do Ministério da Educação, para conhecimento; à Diretoria
de Gestão de Pessoas, para planejamento de capacitações para os
Administradores; e aos Órgãos Colegiados para planejamento de ações que
aperfeiçoem o desempenho dos respectivos órgãos. O Assessor finalizou
informando que o resultado do processo de avaliação é publicado na Carta Anual
de Governança Corporativa da Ebserh, em consonância com as disposições da Lei
nº 13.303/2016. Ao final, os envelopes contendo os formulários foram distribuídos
aos Conselheiros, para preenchimento e devolução na próxima reunião, quando será,
também, realizada a avaliação do Colegiado.
9)
Finalizando a reunião, passou-se aos Informes. O
Presidente da Ebserh informou que será realizado, no final do mês de
março, o primeiro encontro de Superintendentes da Rede, em que serão
discutidas e debatidas as demandas para este ano. Sobre a Pesquisa de Satisfação
dos Residentes, o Presidente destacou a importância desse trabalho como instrumento
orientador das ações da gestão para a implementação de correções e adequações necessárias.
O Presidente informou, também, sobre o encontro dos Gerentes de Ensino e necessárias.
O Presidente informou, também, sobre o encontro dos Gerentes de Ensino e Pesquisa,
que ocorreu no início de fevereiro em que foram elencadas as dificuldades encontradas,
nos HUs, para alavancar a área da pesquisa. O último informe foi sobre as negociações
do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), sendo a proposta manter os mesmos termos
do ACT passado; a proposta se encontra em análise pela Confederação dos Trabalhadores
no Serviço Público Federal (Condsef).
ENCERRAMENTO:
Nada mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho
agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião, da qual eu, Iára
César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete da Presidência, lavrei esta ata na
forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será assinada
eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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