AVALIAÇÃO 360º: formato que a EBSERH precisa adotar
Uma
forma de corrigir as injustiças e imparcialidades do
Questionário de Avaliação do Empregado (§ 3º, Art. 3, do Anexo III da Norma
Ebserh n.º 04/2015) e do Processo de Gestão do Desempenho por Competência – GDC
(§ 1º, Art. 14, da Norma Ebserh n.º 01/2015). Conheçam a AVALIAÇÃO 360º:
A avaliação 360 graus é um método
de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem
por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências
essenciais dos colaboradores. É uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas.
Na
avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação
Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos
de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por
seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos.
Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio
funcionário faz de si mesmo.
Tal
avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os
comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim
de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de
avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação
às competências desejadas pela empresa.
O
resultado final da Avaliação 360
graus deverá apresentar as informações necessárias para a
identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário.
Oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias
individuais e, também, da organização.
Os
resultados desta avaliação são confidenciais. O colaborador terá acesso apenas
ao resultado final da avaliação, porém não saberá quem o avaliou.
Desta
forma, o avaliado utiliza os feedbacks recebidos na avaliação
para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere
a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela
empresa em que trabalha.
A
implantação da avaliação de
desempenho 360 graus, através de sua visão geral dos stakeholders ao
redor do funcionário, facilita a identificação de qualidades do
colaborador que muitas vezes não são destacadas pelos seus pares de trabalho,
bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus superiores, por
exemplo.
E
após implementar as ações de melhoria individuais e coletivas, a equipe se
fortalece, os indivíduos trabalham melhor e a empresa ganha
colaboradores com desempenho acima do esperado. Todos ganham muito quando se
avaliam os colaboradores desta forma.
FONTE: AQUI
Comentários
Postar um comentário