Reunião 82ª do Conselho de Administração da EBSERH (janeiro 2019)
ATA DA 82ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
DATA,
HORÁRIO E LOCAL: 24 de janeiro de 2019, às 9:40 horas, na Sala dos Conselhos da
Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no
Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre
C, 3 o andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
CONVOCAÇÃO
E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, com a participação da maioria dos membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); Kleber de Melo Morais, Presidente da Ebserh;
Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, representante do Ministério do
Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP); Marizete Almeida Silva,
representante do Ministério da Saúde (MS); Margareth de Fátima Formiga Melo
Diniz, representante da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino
Superior (Andifes), que participou por videoconferência; Manoel Bastos Freire
Junior, representante dos empregados da Ebserh; registradas as ausências
justificadas dos Conselheiros representantes do MEC e do MS.
REGISTRO
DE PRESENÇAS: Arnaldo Correia de Medeiros, Diretor de Atenção à Saúde e,
cumulativamente, Diretor Vice-Presidente Substituto; Iára César Pereira Guerra,
Chefe de Gabinete; Bruna Letícia Teixeira Ibiapina Chaves, Consultora Jurídica
Interina; Natália Tavares Ferreira, Coordenadora de Comunicação Social; Valdir
Agapito Teixeira, Auditor Geral. Registrou-se, ainda, a presença do senhor
Oswaldo de Jesus Ferreira, como convidado. Foram convocados à reunião, nos
itens pertinentes, César Augusto Dias de Oliveira, Supervisor de Contratos de
Gestão, da Diretoria Vice-Presidência Executiva (DVPE); e Savana Karoline
Farias Dantas, Ouvidora-Geral. E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi
Ueda, Secretária-Geral.
PAUTA
1) Leitura, aprovação e assinatura da
ata da 81ª reunião;
2) Processo-SEI nº 23477.000172/2019-09:
Submissão do nome do Sr. Adriano Augusto de Souza para o cargo de Auditor Geral
da Ebserh;
3) Informes;
4) Lei 13.303/2016: atualização do
status de implementação;
5)
Processo-SEI nº 23477.000353/2019-27: Pesquisa de satisfação dos usuários dos
Hospitais Universitários Federais (HUFs) - 2º ciclo/2018. (ACESSO AQUI )
DELIBERAÇÕES
1) Aprovada, por unanimidade, a ata da 81ª
reunião, a qual será assinada pelos membros presentes, no Sistema Eletrônico de
Informações (SEI) da Ebserh.
2)
Processo-SEI nº 23477.000172/2019-09. Aprovado, por unanimidade, o nome do Senhor
Adriano Augusto de Souza para o cargo de Auditor Geral, bem como a exoneração
do senhor Valdir Agapito Teixeira do citado cargo. Editada Certidão da
Secretaria-Geral sobre a deliberação em epígrafe, a qual será encaminhada ao
Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), consoante
disposto na Resolução nº 21 da Comissão Interministerial de Governança
Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR),
de 18 de janeiro de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de
janeiro de 2018.
REGISTRO
DE MANIFESTAÇÕES
3)
Informes.
-
O Presidente da Ebserh, considerando o contexto de transição da gestão da
Empresa, agradeceu pelo trabalho e dedicação de todos os gestores que atuaram
durante o período em que esteve à frente da Presidência da Ebserh. Registrou,
ainda, agradecimento especial ao Auditor Geral, considerando a deliberação constante
do item 2 da pauta, pelo empenho e competência com que conduziu os trabalhos a
área, de forma colaborativa com a gestão. E informou que estão sendo repassadas
todas as informações das áreas para a equipe de transição, de modo a reduzir os
impactos decorrentes das mudanças e para que não haja solução de continuidade
nos serviços ofertados nos HUFs da Rede Ebserh.
-
O Auditor Geral da Ebserh agradeceu à gestão da Ebserh e informou a respeito de
um conjunto de relatórios da área que estão sendo repassados ao novo Auditor;
pontuou que os documentos foram elaborados com a participação dos gestores da
Sede e dos HUFs, ao tempo que registrou votos de uma boa gestão à nova equipe.
-
O Conselheiro representante dos empregados cumprimentou a Auditoria
Interna pela atuação, especialmente na condução de vários Grupos de Trabalho
sobre temas relevantes para a Ebserh.
-
O Presidente do Conselho, por oportuno, em nome do colegiado, cumprimentou a
gestão que está na iminência de encerrar sua atuação na Ebserh, pelos projetos
implementados e pelos resultados auferidos nos últimos anos.
-
Fez-se informe, ainda, sobre reunião extraordinária, a realizar-se em 30 de
janeiro de 2019, às 11h, na Sala dos Conselhos da Ebserh, com pauta única
referente às eleições da nova gestão da Empresa: Presidente, Vice-Presidente e
Diretores.
4
) Apresentou-se a atualização das ações constantes no Plano de Implementação da
Lei nº 13.303/2016, a Lei de Responsabilidade das Estatais, em que se verifica
que, atualmente, 89 (oitenta e nove) ações foram efetivamente concluídas, o que
representa 75% (setenta e cinco por cento) do total; 24 (vinte e quatro) ações,
que representam 20% (vinte por cento) se encontram em andamento; e 6 (seis)
ações não foram iniciadas, que correspondem a 5% (cinco por cento) do total.
Estima-se que todas as ações sejam implementadas até fevereiro de 2019. Dentre
as ações concluídas, foram destacadas as mais recentes, na área de tecnologia
da informação (TI), quais sejam: publicação da Metodologia de Gerenciamento de
Projetos e da Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas. Com relação à
avaliação realizada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas
Estatais, do antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
(SEST-MP), atual Ministério da Economia, demonstrou-se o avanço das ações por
meio do comparativo do resultado do terceiro ciclo de avaliação em relação ao
quadro consolidado em 16 de janeiro de 2019, em que se ressaltou que há cinco
ações implementadas que devem elevar o percentual de cumprimento do plano para
80% (oitenta por cento), no quarto ciclo de avaliação. São elas: na área de
gestão de riscos e de controles internos, elaboração de relatórios periódicos
de suas atividades e submissão aos Conselheiros Fiscais; publicação das
Demonstrações Financeiras Trimestrais auditadas; divulgação da Política de
Transações com Partes Relacionadas, aprovada pelo Conselho de Administração
(CA); e avaliação dos diretores da empresa pública pelo CA. Ao final, foram
elencadas as entregas realizadas até o mês de janeiro de 2019.
-
A Conselheira representante do Ministério da Economia cumprimentou a gestão da
Ebserh pelo empenho na implementação das ações concernentes à Lei das Estatais
e demais normativos pertinentes.
O
Diretor Vice-Presidente Executivo Substituto agradeceu, por oportuno, o apoio
da Conselheira, em especial, com relação ao acompanhamento do assunto, ao tempo
que destacou que, com o avanço das ações em epígrafe, são incontestes os ganhos
para a Ebserh, para a Rede de HUFs e para a saúde pública do país.
5)
Processo-SEI nº 23477.000353/2019-27. A Ouvidoria Geral apresentou o resultado
da Pesquisa de satisfação dos usuários dos Hospitais Universitários Federais,
referente ao segundo ciclo, realizado no segundo semestre de 2018. A aplicação
da pesquisa está em conformidade com o que dispõe o Acórdão nº 2.813/2009 do
Tribunal de Contas da União (TCU), o Decreto nº 9.094/2017 e com a Lei nº
13.460/2017, e tem como objetivos: avaliar a opinião dos usuários SUS sobre os
serviços de saúde prestados pelos HUFs, identificar pontos críticos que
requeiram ações mais efetivas, e fornecer subsídios para a elaboração de um
plano de ação em prol de melhorias nos HUFs. A pesquisa foi realizada no
período de 22 de outubro a 07 de dezembro de 2018, tendo sido ouvidas, de forma
presencial, as opiniões de 18.718 (dezoito mil, setecentos e dezoito) pacientes
ou acompanhantes, internados ou em atendimento ambulatorial nos HUFs da Rede
Ebserh. Os itens de avaliação da pesquisa estão dispostos em três indicadores:
i) Estrutura Física, em que constam os itens de conforto o local de recepção;
higiene, limpeza e organização do hospital; e conforto das instalações nas
áreas de atendimento médico; ii) Atendimento, em que são avaliados os itens de
atendimento da recepção; atendimento da equipe de saúde; e tempo de espera pelo
atendimento/internação; e iii) Satisfação, em que constam os itens relativos à
sensação de satisfação ou insatisfação com o atendimento de forma geral; e
recomendação do usuário a familiares e amigos. Foram apresentados os índices de
cada item, com as respectivas representações gráficas dos resultados dos HUFs,
com indicação das unidades hospitalares que apresentaram variações mais
expressivas, positiva ou negativamente, em cada tópico. Ao final, destacou-se
que a avaliação geral apresentou índice de satisfação elevado, com 94% (noventa
e quatro por cento) dos usuários e acompanhantes nas categorias ‘satisfeito’ e
‘muito satisfeito’; ademais, 97% (noventa e sete por cento) informaram que
indicariam o HU para algum familiar ou amigo.
-
O Conselheiro representante dos empregados pontuou não considerar
adequada que a pesquisa seja conduzida pelo Ouvidor do HUF, considerando ser
ele nomeado pela Superintendência do hospital. Ademais, afirmou ser preciso
aprimorar a metodologia da pesquisa, de modo que os resultados sejam mais
fidedignos, bem como envidar esforços para que os números referentes ao
indicador ‘tempo de espera’, por exemplo, sejam aprimorados. Por fim, sugeriu à
gestão que a aplicação da pesquisa seja realizada pela área de ensino e
pesquisa dos HUFs, o que foi corroborado pelos demais Conselheiros.
-
O Presidente do Conselho também fez apontamentos para o aprimoramento da
pesquisa, no que tange à avaliação e tratamento dos resultados.
ENCERRAMENTO
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
FONTE: AQUI
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