Reunião 81ª do Conselho de Administração da EBSERH (dezembro 2018)
ATA DA 81ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
DATA,
HORÁRIO E LOCAL: 18 de dezembro de 2018, às 9:00 horas, na Sala dos Conselhos
da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no
Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre
C, 3 o andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
CONVOCAÇÃO
E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, com a participação da maioria dos membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); Maurício Eliseu Costa Romão, também representante
do MEC, que participou por videoconferência; Kleber de Melo Morais, Presidente
da Ebserh; Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da Associação
Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Maria Fernanda
Nogueira Bittencourt, representante do Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão (MP); Marizete Almeida Silva, representante do
Ministério da Saúde (MS); registradas as ausências justificadas dos Conselheiros
representantes do MEC, do MS e dos empregados.
REGISTRO
DE PRESENÇAS: Arnaldo Correia de Medeiros, Diretor de Atenção à Saúde e,
cumulativamente, Diretor Vice-Presidente Substituto; Iára César Pereira Guerra,
Chefe de Gabinete; Bruna Letícia Teixeira Ibiapina Chaves, Consultora Jurídica
Interina; Valdir Agapito Teixeira, Auditor Geral; Juliana de Brito Seixas
Neves, Assessora de Planejamento, da Presidência. Foram convocados à reunião,
nos itens pertinentes, Sônia Faustino Mendes, Diretora de Orçamento e Finanças;
Flávio Ferreira dos Santos, Diretor de Tecnologia da Informação; Euler da Cunha
Fonseca, Coordenador de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de Orçamento e
Finanças (DOF); Luiz Henrique da Fonte de Medeiros Rijo, Coordenador de Planejamento
de Pessoal, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP); Juliana Pascualote Lemos
de Almeida, Assessora de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de
Riscos, da Presidência; Gisele Pesquero Fernandes, Chefe de Serviço de
Dimensionamento de Pessoal, da DGP; Bruno Luiz Hahn Barreto dos Santos, Chefe
de Serviço de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), da
Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI); Afonso Marques de Sousa, Chefe de
Serviço de Contabilidade, da DOF. E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi
Ueda, Secretária-Geral.
PAUTA
1) Leitura, aprovação e assinatura da
ata da 80ª reunião;
2) Informes;
3) Ratificação da indicação da
Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos: Juliana
Pascualote Lemos de Almeida;
4) Processo 23477.020919/2018-56:
Redimensionamento do quadro de pessoal da Maternidade Escola Januário Cicco, da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN);
5) Calendário de
reuniões 2019; (em anexo)
6) Lei nº 13.303/2016: atualização do
status de implementação;
7) Processo 23477.019943/2018-42: Demonstrações Contábeis e Financeiras do 2º trimestre/2018; (ACESSO AQUI)
8) Processo 23477.022583/2018-66: Demonstrações Contábeis e Financeiras do 3º trimestre/2018;
9)
Processo 23477.024371/2018-13: Plano Estratégico de
Tecnologia da Informação e Comunicações (PETIC).
DELIBERAÇÕES
-
Solicitou-se inversão de pauta, de forma que, com a concordância de todos, os
assuntos foram apreciados na seguinte ordem: 1, 2, 3, 6, 4, 5, 7, 8 e 9.
1)
Aprovada, por unanimidade, e assinada a ata da 80ª reunião.
3) Foi ratificada a indicação da titular da Assessoria de Conformidade, Controle
Interno e Gerenciamento de Riscos, senhora Juliana Pascualote Lemos de Almeida,
em conformidade com o disposto na Resolução nº 21, de 18 de janeiro de 2018, da
Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de
Participações Societárias da União (CGPAR).
4)
Processo 23477.020919/2018-56. Item retirado de pauta, com a recomendação do
Conselho de Administração para que seja feita adequação da proposta, por meio
de estudo técnico sistematizado de todos os Hospitais Universitários Federais
(HUFs) da Rede Ebserh, considerando as demandas e particularidades similares
das unidades hospitalares, para apresentação de pleito que considere, ao menos,
um conjunto de hospitais.
5)
Aprovado, por unanimidade, o calendário de reuniões do Conselho de
Administração para o ano de 2019, tendo sido acordadas as seguintes datas para
as próximas reuniões: 24 de janeiro; 21 de fevereiro; 21 de março; 25 de abril,
quando deverá ocorrer reunião conjunta com o Conselho Fiscal; 23 de maio; 27 de
junho; 25 de julho; 22 de agosto; 19 de setembro; 24 de outubro; 21 de
novembro; e 12 de dezembro.
REGISTRO
DE MANIFESTAÇÕES
2)
Informes. - O Presidente do Conselho informou sobre sua participação no curso
Liderança no Conselho de Administração, promovido pelo Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa (IBGC), no dia 29 de novembro último, em São Paulo. O
workshop, direcionado especificamente a Presidentes de Conselhos de
Administração, buscou discutir questões ligadas à liderança dos conselhos em
diferentes tipos de organização, assim como a agenda e boas práticas relativas
ao colegiado.
-
O Presidente da Ebserh comentou a respeito de sua missão, na França, no período
de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2018, que teve como objetivo dar
continuidade às ações de cooperação no âmbito do Convênio Interinstitucional
Internacional celebrado entre a Ebserh e a Conferência de Diretores Gerais dos
Centros Hospitalares Universitários (CHUs) da França, em especial aquelas
decorrentes da Primeira Jornada Nacional de Governança da Rede Ebserh,
realizada no início do mês de novembro de 2018, em que estiveram presentes
especialistas franceses na área de Pesquisa Clínica. Essas ações estão voltadas
principalmente para as seguintes áreas assistenciais: transplantes, doenças
cardiovasculares, doenças neurológicas degenerativas, além de tratamento fetal
intrauterino e medidas para redução da prematuridade. Na missão do Presidente
da Ebserh, houve, ainda, avanço nas tratativas concernentes à celebração de
futura parceria com unidades hospitalares do Assistence Publique – Hôpitaux de
Paris (AP-HP).
-
Outro informe da Presidência da Ebserh foi a respeito da terceira edição do
projeto Ebserh Solidária, a realizar-se no dia 20 de dezembro, que contará
com a participação dos HUFs da Rede Ebserh, em ações de solidariedade a serem
desenvolvidas no âmbito de instituições de caridade que acolhem crianças e
idosos, tais como orfanatos e asilos, especialmente os que tenham dificuldade
de acesso a atendimento assistencial. Além da realização de exames, consultas e
ações educacionais de prevenção na área de saúde, em razão da proximidade do
Natal, haverá também doação de presentes e promoção de atividades lúdicas.
-
Finalizando, o Presidente da Ebserh pontuou que, na presente data, ocorrerá
reunião com equipe de transição no Ministério da Educação. A Conselheira
representante da Andifes, por oportuno, cumprimentou a atual gestão da Ebserh,
que desempenhou trabalho profícuo, com resultados positivos para os HUFs.
4)
Processo 23477.020919/2018-56. A Conselheira representante do MP,
complementarmente à recomendação do Conselho, conforme consignado, alertou para
a apresentação de pleitos de aditamento de quadro de pessoal no atual contexto
de restrições orçamentárias do Governo Federal. Afirmou, ainda, ser
imprescindível que as propostas encaminhadas à Secretaria de Coordenação e
Governança das Empresas Estatais, do MP, estejam bem fundamentadas e com a
demonstração de que a Ebserh está fazendo todo o esforço para cumprimento de
sua missão de gestão dos HUFs.
5)
Calendário de reuniões 2019. Em havendo necessidade, com vistas a assegurar o
quórum das reuniões do Conselho, as datas poderão ser alteradas, mediante
solicitação dos membros, com a concordância dos demais Conselheiros.
6)
Apresentou-se a atualização das ações constantes no Plano de Implementação da
Lei nº 13.303/2016, a Lei de Responsabilidade das Estatais, em que se destacou,
primeiramente, que a Ebserh atingiu o Nível II, na avaliação do terceiro
ciclo do Indicador de Governança das Empresas Estatais (IG-SEST), que
examinou 50 (cinquenta) itens relacionados a aspectos de efetividade da atuação
das empresas estatais. Ressaltou-se que a Ebserh foi a estatal cuja pontuação
do IG-SEST mais evoluiu, tendo apresentado progressão correspondente a 221%
(duzentos e vinte e um por cento) em relação ao segundo ciclo de avaliação.
Informou-se, especialmente, sobre cinco ações implementadas que devem elevar
para 80% (oitenta por cento) o percentual de cumprimento das ações avaliadas,
no âmbito do quarto ciclo; são elas: nas áreas de gestão de riscos e de
controles internos, elaboração de relatórios periódicos de suas atividades e
submissão ao Conselho Fiscal; publicação das Demonstrações Financeiras
trimestrais auditadas; divulgação da Política de Transações com Partes
Relacionadas, aprovada pelo Conselho de Administração (CA); e avaliação dos
Diretores da Ebserh pelo CA. Prosseguindo, pontuou-se que, atualmente, 84
(oitenta e quatro) ações foram efetivamente concluídas, o que representa 71%
(setenta e um por cento) do total; 29 (vinte e nove) ações, que representam 24%
(vinte e quatro por cento) se encontram em andamento; e 6 (seis) ações não
foram iniciadas, que correspondem a 5% (cinco por cento) do total. Ao final,
foram elencadas as entregas realizadas o mês de dezembro de 2018, bem como
aquelas previstas para ocorrer até fevereiro de 2019.
7
e 8) Processos 23477.019943/2018-42 e 23477.022583/2018-66. Em atenção ao que
dispõe o artigo 47, inciso XIII, do Estatuto Social da Ebserh, a DOF apresentou
as informações registradas nas Demonstrações Contábeis e Financeiras do 2º
(segundo) e do 3º (terceiro) trimestres de 2018, analisadas pela Auditoria
Interna e pela empresa de auditoria independente, em conformidade com a
legislação aplicável e os normativos da Ebserh. Foram apresentados os destaques
da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), consoante legislação
pertinente, com o comparativo dos valores registrados nos trimestres
correspondentes do exercício anterior (2017), e as respectivas projeções
percentuais. Mostrou-se as representações gráficas da evolução do resultado da
Empresa, nos últimos anos, no que tange a: Lucros/Prejuízo; Receitas e Despesas
Operacionais; Despesa com Pessoal; Quadro de Empregados; e Gestão dos HUFs.
Ademais, explicou-se sobre a estrutura das contas do Balanço Patrimonial, com o
comparativo em relação aos mesmos períodos do ano de 2017, assim como as
variações percentuais. Por fim, informou-se os saldos finais do Patrimônio
Líquido Consolidado da Ebserh, com as respectivas mutações. Em seguida, a
Auditoria Interna apresentou considerações acerca das Demonstrações Contábeis
do segundo e do terceiro trimestres de 2018, a partir do exame dos saldos
registrados no documento e dos saldos dos demonstrativos do Sistema Integrado
de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Na manifestação da
Auditoria Interna, consignou-se a conclusão de que os saldos nas contas do
Siafi estão adequadamente representados nas Demonstrações Contábeis e
Financeiras do segundo e do terceiro trimestres de 2018, com reforço para
ressalvas apontadas em relação às Demonstrações Contábeis anteriores, as quais
foram corroboradas no relatório da empresa de auditoria independente. Ademais, foi
feita recomendação para que a DOF elabore plano de providências para
implementação de ações relativas às ressalvas ainda pendentes, com
acompanhamento sistemático das medidas corretivas, normativas e preventivas
pertinentes. A Conselheira representante do MP indagou a respeito das ações
concernentes às ressalvas das Contas da Ebserh, no que tange ao inventário de
estoques dos HUFs; a Auditoria Interna, com informações complementares da DOF,
respondeu sobre o conjunto de ações da gestão que estão em curso para sanar as
pendências, de modo geral, concernentes às ressalvas das Contas da Ebserh; tais
ações estão sendo acompanhadas pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, do
Ministério da Fazenda (PGFN-MF), e pela Secretaria de Coordenação e Governança
das Empresas Estatais, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
(SEST-MP).
9)
Processo 23477.024371/2018-13. A DTI informou sobre a aprovação recente, pela
Diretoria Executiva, do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicações (PETIC), cujo objetivo central é nortear as ações de TIC da Ebserh
para o período de 2019 a 2022, em consonância com o Planejamento Estratégico
Institucional, que tem vigência no mesmo período. O Plano deverá assegurar
maior segurança das informações e transparência nos processos de TI, além de
ganhos de eficiência no âmbito da Ebserh, o que irá contribuir para o
atingimento dos objetivos institucionais. Ressaltou-se, por fim, que o PETIC
foi elaborado em consonância com o que dispõem Acórdãos do Tribunal de Contas
da União (TCU), com a Resolução nº 11 da CGPAR, e com a Lei nº 13.303/2016.
ENCERRAMENTO
Nada mais havendo a tratar, o Presidente do
Conselho agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião, da qual
eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral, lavrei esta ata na forma de sumário,
que, depois de lida e aprovada, será assinada eletronicamente, no SEI, pelos
Conselheiros presentes e por mim.
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