Demonstrações Contábeis Intermediárias Consolidadas da EBSERH, referente ao 1º Trimestre de 2018
Elaboração e apresentação das Demonstrações
Contábeis
As
Demonstrações Financeiras Intermediárias Consolidadas da EBSERH (“Demonstrações
Financeiras Intermediárias”) foram preparadas de acordo com os padrões
internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting
Standards - “IFRS”), implementados no Brasil através do Comitê de
Pronunciamentos Contábeis (“CPC”), aprovados pelo Conselho Federal de
Contabilidade (“CFC”). Todas as informações relevantes
próprias das demonstrações financeiras intermediárias, e apenas essas
informações, estão sendo evidenciadas e correspondem às
utilizadas na gestão da Administração. As Demonstrações Financeiras Intermediárias
Consolidadas apresentam os saldos e transações da empresa.
As
Demonstrações Financeiras Intermediárias Consolidadas da EBSERH são de responsabilidade
da administração e foram elaboradas de acordo com as práticas de contabilidade
adotadas no Brasil, em conformidade com a Lei 6.404/76, incluindo as alterações
promovidas pela Lei 11.638/07, Lei 11.941/09, e Normas Brasileiras de
Contabilidade. A EBSERH como entidade da Administração Pública Federal
Indireta, integra o Balanço Geral da União e utiliza o Sistema Integrado de
Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade total, e em 2018 realizou suas execuções com
base no calendário de fechamento do SIAFI, nos termos do Art. 5° da Lei 13.473,
de 08 de agosto de 2017 (Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO), que dispôs, dentre outros, sobre as diretrizes para a elaboração
do Orçamento, e assim estabeleceu:
“Art. 5º Os Orçamentos Fiscal e da Seguridade
Social compreenderão o conjunto das receitas públicas, bem como das despesas
dos Poderes, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União,
seus fundos, órgãos, autarquias, inclusive especiais, e fundações instituídas e
mantidas pelo Poder Público, bem como das empresas públicas, sociedades de
economia mista e demais entidades em que a União, direta ou indiretamente,
detenha a maioria do capital social com direito a voto e que dela recebam
recursos do Tesouro Nacional, devendo a correspondente execução orçamentária
e financeira, da receita e da despesa, ser registrada na modalidade total
no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI.”
Os
registros contábeis e fiscais foram normatizados por meio do Memorando Circular
DOF 01/2017 – DOF/EBSERH/MEC, de 21 de fevereiro de 2017.
I) Balanço Patrimonial –
1. ATIVO
São
os bens e direitos que a Empresa possui e são demonstrados em ordem decrescente
de realização. O ativo da EBSERH está registrado nas contas dos grupos Ativo
Circulante e Ativo Não Circulante.
1.1 Ativo Circulante
São
os bens e direitos que a empresa possui realizáveis até o encerramento do
exercício seguinte, tais como as contas “Recursos da conta única aplicados” e
“Limite de saque com vinculação de pagamento”.
1.2 Ativo Não Circulante
São os bens (corpóreos
ou intangíveis) destinados ao funcionamento operacional da Empresa e que se
pretende gerar benefícios sociais, trazendo bem-estar social à população onde
está localizado o HU.
2. PASSIVO
São
os valores de obrigações que a EBSERH tem com terceiros, tais como fornecedores
e empregados, conhecidos ou calculáveis, cujos valores podem ser acrescidos dos
correspondentes encargos e variações monetárias incorridas, quando aplicável.
São demonstrados em ordem crescente de exigibilidade.
2.1 Passivo Circulante
Obrigações
a serem pagas até o encerramento do exercício social seguinte. É composto pelos
subgrupos e respectivas contas demonstradas no Balanço Patrimonial.
2.2 Passivo Não Circulante
São
as obrigações com terceiros, cujo prazo de pagamento ultrapassa o término do
exercício seguinte. É composto pela conta de provisões de Contingências para
Indenizações Trabalhistas, Cíveis, e Adiantamento para Futuro Aumento de
Capital - AFAC.
2.3 Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é
formado pelas contas Capital Social Subscrito, AFAC, Resultado de Exercícios
Anteriores, Ajuste de Exercícios Anteriores e Prejuízo do Período. O capital
social está representado pelo valor inicialmente subscrito e integralizado pela
União, quando da constituição da Empresa.
II) Demonstração do Resultado do
Exercício –
1.RECEITAS OPERACIONAIS
1.1 Contrato de Repasses SUS:
São receitas decorrentes de recursos recebidos a
título de repasse, por programação financeira, oriundos do Orçamento Geral da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, referente à produção
hospitalar realizada pelos Hospitais vinculados à EBSERH, registrada no DATASUS,
conforme estabelecido em termo contratual. Nesse caso há a contraprestação de serviços
pela receita recebida.
2. DESPESAS OPERACIONAIS
São as despesas apropriadas no desenvolvimento das
atividades da EBSERH, com foco no atendimento ao paciente nos HUs. A tabela a
seguir apresenta análise vertical, análise horizontal e composição das despesas
operacionais do período.
3. RESULTADO ANTES DA
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E IMPOSTO DE RENDA
Não será apurado a CSLL e o IRPJ em razão de o
resultado apresentado ser negativo.
4. RESULTADO FINANCEIRO
É o saldo da confrontação entre as receitas
financeiras e despesas financeiras no período.
5. RESULTADO DO EXERCÍCIO
A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia o
que é apurado pelo confronto das receitas e despesas no período. O resultado é
o somatório das receitas com (i) exploração de bens, diretos e serviços, (ii)
contratualização SUS, (iii) concursos e (iv) repasses oriundos do orçamento
geral da união, deduzindo-se as despesas operacionais, tais como pessoal,
diárias, assessoria, aluguéis e serviços de terceiros.
O resultado do exercício negativo no 1º Trimestre de 2018 reflete o
impacto da constituição das provisões de pessoal, contingências passivas e da
depreciação dos bens do ativo não circulante, que não são consignadas no
orçamento da União, por se tratar de despesas patrimoniais, além do
reconhecimento de passivos. Os repasses orçamentários somente são reconhecidos
no momento da transferência das programações financeiras.
NOTA nº 8/2018/AUD-EBSERH. PROCESSO
nº 23477.017208/2018-02
1. INTRODUÇÃO
1.1 A presente Nota Técnica
atende a solicitação de manifestação da Auditoria Interna sobre as Demonstrações
Contábeis do primeiro trimestre de 2018, a ser apresentada ao Conselho Fiscal
para apreciação e deliberação.
1.2 Considerando que a
presente análise refere-se às demonstrações contábeis
isoladas apresentadas a esta Auditoria Interna, por meio do processo - SEI nº
23477.017208/2018-02, contendo as demonstrações contábeis do primeiro trimestre
de 2018, porém sem os processos administrativos que as compõem e
fundamentam, tais como: processo de compras e pagamentos, conciliações dos
saldos etc., a presente Nota Técnica não contempla manifestação relativa aos
lançamentos que deram origem as demonstrações contábeis apresentadas. Cabe
informar que em decorrência da extensão dos trabalhos de verificação documental
de processos de compras, pagamentos e conciliações de saldos, estes serão
objeto de trabalhos específicos, conforme plano de auditoria aprovado.
...
4. OBSERVAÇÕES CONTÁBEIS
4.1 Divergência na apropriação da provisão de férias
e 13º salário:
Do
exame das contas contábeis, observou-se que a apropriação da provisão de férias
e do 13º salário diverge do relatório encaminhado pela Diretoria de Gestão de
Pessoas – DGP.
Em
contado com o serviço de contabilidade, foi informado que a provisão foi
realizada com base nos saldos das contas de despesa com salário, VENCIMENTOS E
SALÁRIOS (3.1.1.2.1.01.00); ADICIONAIS (3.1.1.2.1.03.00) e GRATIFICAÇÕES
(3.1.1.2.1.04.00), e não com base no relatório da Diretoria de Gestão de
Pessoas.
O
serviço de contabilidade informou que o motivo para a apropriação da provisão
com base nos saldos das contas, decorre do atraso no envio do relatório pela
DGP. Segundo a contabilidade, no primeiro trimestre de 2018 a DGP encaminhou o
relatório de provisões após o encerramento do Siafi, dessa forma não foi
possível realizar o lançamento com base nas informações da DGP. Diante do fato,
o serviço de contabilidade optou por realizar o lançamento com base nas
despesas com salários.
Observou-se
também que quando o lançamento é realizado com base nos saldos das contas
contábeis a apropriação não leva em consideração os encargos decorrentes do
pagamento das férias e do 13º salário.
Segue
o quadro com o demonstrativo das divergências:
Recomendação:
Item 7.1; alínea b; desta Nota Técnica.
5. OBSERVAÇÕES DE CONTROLES INTERNOS
5.1 Ausência de conformidade dos registros de gestão:
Do
exame da conformidade dos registros de gestão da Ebserh, verificou-se que, em
algumas das 19 unidades gestoras (Sede e filiais), as conformidades não foram
realizadas todos os dias do mês, conforme demonstrado no quadro a seguir:
Tabela 1 –
Demonstrativo da conformidade dos registros de gestão por unidade e por mês. O
número informado na tabela refere-se à quantidade de movimentos sem o registro
da conformidade no mês.
Recomendação:
Item 7.1; alínea c; desta Nota Técnica.
5.2 Ausência de conformidade contábil:
Do
exame da conformidade contábil da Ebserh, verificou-se que, 3 (três) unidades gestoras deixaram de registrar a
conformidade contábil, conforme demonstrado no quadro a seguir:
Tabela 2 –
Demonstrativo da conformidade contábil por unidade e por mês.
Recomendação:
Item 7.1; alínea c; desta Nota Técnica.
5.3 Divergência no Relatório de Bens Patrimoniais e
Depreciação Acumulada:
Segundo
informações do Serviço de Patrimônio e Almoxarifado Administrativo, no primeiro
trimestre de 2018, 13 (treze) unidades gestoras utilizaram o módulo
SIG-Patrimônio de modo integral.
A Auditoria Interna
confrontou os dados das 13 (treze) unidades gestoras no módulo do sistema SIG Patrimônio
com o Siafi e identificou divergências que são merecedoras de atenção e ações
corretivas pela gestão, são elas:
Cabe
informar que das 13 (treze) unidades gestoras, 2 (duas) não tiveram
divergências entre o módulo do SIG-Patrimônio e o Siafi. São elas: 155021 –
HC-UFMG e 155910 – HRL.
5.4 Pagamento de multas dedutíveis e indedutíveis, e
juros de mora:
Foi
identificado no primeiro trimestre de 2018 a ocorrência de pagamento de juros
de mora (conta contábil 3.4.2.3.1.01.00 e 3.4.2.4.1.01.00), multas dedutíveis
(conta contábil 3.4.2.3.1.02.00 e 3.4.2.4.1.02.00), multas indedutíveis (contas
contábeis 3.4.2.4.1.03.00 e 3.4.2.4.2.03.00) e multas administrativas (contas
contábeis 3.9.9.5.1.01.00 e 3.9.9.5.2.01.00); totalizando despesa com encargos
no valor de R$ 145.685,09 (cento e quarenta e cinco mil, seiscentos e oitenta e
cinco reais e nove centavos), conforme detalhado nas tabelas abaixo:
·
Juros de Mora TOTAL
= R$ 6.182,33 (tabela em anexo);
·
Multas
Dedutíveis TOTAL = R$ 26.172,05 (tabela em anexo);
·
Multas
Indedutíveis TOTAL = R$ 55.858,13 (tabela em anexo);
·
Multas
Administrativas TOTAL = R$ 57.472,58 (tabela em anexo).
Quanto
aos registros contábeis dos citados encargos, observou-se que estão
contabilizados adequadamente.
6. CONCLUSÕES
6.1 Considerando
especificamente o escopo definido neste trabalho, é possível concluir que os
saldos existentes nas contas do Siafi estão adequadamente representados nas
demonstrações contábeis elaboradas com base na Lei nº 6.404/76, com ressalva para
o item 4 relacionado às questões contábeis.
Para
o item 5, relacionado às deficiências nos controles internos, sugere-se o
aperfeiçoamento dos controles internos para mitigar os riscos identificados,
estabelecendo normas contendo a metodologia, a forma, os prazos e as medidas
corretivas para que as áreas envolvidas na consolidação dos saldos contábeis
remetam informações à contabilidade.
7. RECOMENDAÇÕES
7.1 Definir e implantar
normas contendo os procedimentos, as rotinas, os prazos e as responsabilidades,
para áreas e setores responsáveis pelo fornecimento de documentos encaminharem
ao serviço de contabilidade informações necessárias a manter permanentemente atualizados
os registros contábeis. Exemplos:
a)
Controle de Estoque e de Patrimônio;
b)
Informações acerca da folha de pagamento, provisões de férias e 13º salário;
c)
Controle mensal da conformidade dos registros de gestão e conformidade
contábil, visando maior controle, transparência, gestão participativa e
fidedignidade, facilitando o processo permanente de prestação de contas;
7.2 Adotar procedimentos
gerenciais que tenham como propósito evitar
ocorrências que levem ao pagamento de multas.
8. ENCAMINHAMENTOS
8.1 Encaminhar cópia desta
Nota Técnica:
8.1.1 à Diretoria de
Orçamento e Finanças para conhecimento e providências;
8.1.2 à Diretoria de
Administração e Infraestrutura para conhecimento e providências;
8.1.3 ao Conselho Fiscal para
conhecimento e deliberação.
FONTE: AQUI
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