Em defesa dos Trabalhadores da EBSERH / HUSM

Viemos a público repudiar a ação de pessoas vinculadas a determinado segmento sindical no Estado do Rio Grande do Sul, que agiram de forma absurda, transgressiva e hostil, contrários aos nossos amigos e aliados servidores da EBSERH / HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria/RS), os quais estão desenvolvendo um trabalho honesto, justo e transparente na fundação do seu próprio sindicato.
Vale lembrar que segundo o Prof.º Marcelo Pimenta, em sua obra intitulada DIREITO CONSTITUCIONAL EM PERGUNTAS E RESPOSTAS, ed. Del Rey, 2007, define sindicato com uma associação de trabalhadores que pertencem a uma mesma categoria profissional ou ao um conjunto de categorias de um mesmo ramo de atividade, que tem como finalidade a defesa dos direitos e interesses coletivos dos seus representados, possuindo autoridade administrativa e judiciária.
Seguindo o raciocínio, o mestre complementa que à princípio não existem restrições significativas para a criação de um sindicato. A única vedação expressa é que não se pode fundar mais de um sindicado em um mesmo município, tendo estes a mesma representatividade das categorias profissionais envolvidas.
Finalizando, de acordo com a Constituição Federal de 1988:
1)       A solução de conflitos no país ela é pacifica (Art. 4º, inciso VII);
2)       É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (Art. 5º, inciso XVII);
Portanto, como pode-se perceber acima, nada justifica tamanha ignorância por parte destes, que jugam “defender” o trabalhador, agindo dessa forma – confrontadora e obscura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Regimento Interno da COMISSÃO DE ÉTICA da EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Estatuto Social da EBSERH 2: Conselho de Administração

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH

Estatuto Social da EBSERH 1: Assembléia Geral

Perguntas e respostas 1: Férias na EBSERH