Modelo EBSERH de Gestão da Atenção Hospitalar

Este documento pretende ser um material de apoio aos Hospitais da Rede Ebserh sobre fundamentos da gestão hospitalar. Ele abrange o detalhamento do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar em si, trazendo informações necessárias para o sucesso da transformação e gestão do dia a dia da assistência.
Aqui, encontra-se um instrumento para facilitação de implementação de melhorias e geração de resultados na gestão hospitalar mensurados através de indicadores de desempenho institucional. Para isso, ele conta com uma abordagem de gestão integrada e sistematizada através de dispositivos complementares entre si, que permitem a rápida replicação de práticas hospitalares bem sucedidas e a evolução do nível de maturidade da gestão institucional de HUFs. O Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar está atualmente dividido em dois módulos, evoluindo gradualmente conforme a maturidade de gestão do hospital. Frisa-se que, por se tratar de um processo em construção que visa direcionar a Rede de HUs de maneira contínua, novos módulos serão futuramente adicionados, de acordo com as necessidades identificadas.
Os dois módulos iniciais contêm os seguintes dispositivos:
MÓDULO 1
A) UNIDADES DE PRODUÇÃO –UP:
É um agrupamento de serviços e/ou unidades dentro de um mesmo espaço de gestão, segundo critérios de homogeneidade, afinidade e complementaridade. UPs são caracterizadas por serem interdisciplinares e multiprofissionais. Elas quebram paradigmas de hierarquia, horizontalizando a gestão por meio de um rearranjo institucional visando a cogestão.
• Organizar o processo de trabalho, motivando a integração da equipe, a atuação multiprofissional e a resolução de problemas e conflitos;
• Ampliar o fluxo comunicativo e a deliberação horizontal nos Hospitais;
• Elaborar o Planejamento da Unidade de Produção;
• Identificar as necessidades de Educação Permanente/Continuada;
• Compartilhar as informações e ações desenvolvidas nas reuniões semanais e no colegiado ampliado.
B) NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO – NIR:
O Núcleo Interno de Regulação é uma Unidade Técnico-Administrativa que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Dessa forma, é possível ofertar a assistência mais adequada a cada paciente. Para isso, ele atua na disponibilização de consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e leitos de internação. O NIR segue critérios pré-estabelecidos para o atendimento de pacientes e tem relações intra-hospitares (para casos de disponibilidade no próprio hospital) e extra-hospitalares para casos externos, envolvendo o contra-referenciamento de pacientes internados.
• Realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio diagnóstico terapêutico e cirurgias;
• Apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela clínica.
C) KANBAN:
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão, anotação visível, sinal, símbolo ou painel”. No âmbito hospitalar, é uma ferramenta básica da gestão que indica e monitora o tempo de permanência em leito dos pacientes internados. É uma forma de controle visual físico ou eletrônico, caracterizado por cores.
• Quantificar e sinalizar o tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação, podendo ser estendidos para os Serviços de Urgência e Emergência;
• Diagnosticar, monitorar e avaliar os motivos de aumento do tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação e nos Serviços de Urgência e Emergência;
• Promover a integração e a disseminação das informações para as equipes assistenciais de forma simples e objetiva.
D) PAINEL DE INDICADORES:
É uma ferramenta visual que consolida um conjunto de indicadores previamente selecionados de forma colegiada que visam demonstrar o desempenho geral do hospital no âmbito da Atenção Hospitalar. Eles tem acompanhamento periódico mensal e servem de pauta para discussões de cunho estratégico e operacional.
• Definir papéis e fluxos de monitoramento e avaliação da atenção hospitalar;
• Subsidiar a gestão local do HUF e a gestão da Ebserh nas tomadas de decisões;
• Monitorar e avaliar a implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar e o desempenho dos Hospitais Universitários da Rede Ebserh no âmbito da atenção hospitalar;
• Correlacionar o desempenho da atenção hospitalar ao grau de implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar;
• Promover a integração e a disseminação das informações no âmbito da Rede Ebserh.

MÓDULO 2
HUMANIZAÇÃO.
CONTRATO INTERNO DE GESTÃO.
LINHAS DE CUIDADO.
IMPLANTAÇÃO DO MODULO 1
O Módulo 1 do Modelo de Gestão de Atenção Hospitalar está ancorado em dois eixos estruturantes. O primeiro tem como objetivo implantar uma gestão colegiada, democrática e compartilhada – o método da Cogestão, por meio da implantação das Unidades de Produção Assistenciais ou Finalísticas. O segundo eixo terá como ênfase o gerenciamento clínico, ao otimizar a gestão do cuidado por meio da utilização de dispositivos de gestão hospitalar, colocando o paciente como finalidade central do cuidado.
O Modelo de Gestão ora proposto, será apresentado e estruturado inicialmente com a implantação ou fortalecimento do Núcleo Interno da Regulação (NIR), com a implementação da sistemática do KANBAN, com a identificação e implantação das Unidades de Produção Assistenciais e com a criação de um Painel de Indicadores comum a todos os HUF.
Para implementação dos dispositivos apontados, existem quatro momentos distintos, que ditam a sua concretização no contexto hospitalar. Além disso, a fim de facilitar o processo, foram estabelecidos responsáveis, formas de operacionalização e prazos esperados de execução para cada um desses momentos, conforme o quadro abaixo:
Preparação para início da implementação.
Realização de oficina de inicialização.
Formação da equipe de referência e elaboração do plano de ação.
Implantação e monitoramento dos dispositivos nos hospitais.
Leia o documento na íntegra: AQUI

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