Modelo EBSERH de Gestão da Atenção Hospitalar
Este
documento pretende ser um material de apoio aos Hospitais da Rede Ebserh sobre
fundamentos da gestão hospitalar. Ele abrange o detalhamento do Modelo de
Gestão da Atenção Hospitalar em si, trazendo informações necessárias para o
sucesso da transformação e gestão do dia a dia da assistência.
Aqui,
encontra-se um instrumento para facilitação de implementação de melhorias e
geração de resultados na gestão hospitalar mensurados através de indicadores de
desempenho institucional. Para isso, ele conta com uma abordagem de gestão
integrada e sistematizada através de dispositivos complementares entre si, que
permitem a rápida replicação de práticas hospitalares bem sucedidas e a
evolução do nível de maturidade da gestão institucional de HUFs. O Modelo de
Gestão da Atenção Hospitalar está atualmente dividido em dois módulos,
evoluindo gradualmente conforme a maturidade de gestão do hospital. Frisa-se
que, por se tratar de um processo em construção que visa direcionar a Rede de
HUs de maneira contínua, novos módulos serão futuramente adicionados, de acordo
com as necessidades identificadas.
Os
dois módulos iniciais contêm os seguintes dispositivos:
MÓDULO
1
A)
UNIDADES DE PRODUÇÃO –UP:
É
um agrupamento de serviços e/ou unidades dentro de um mesmo espaço de gestão,
segundo critérios de homogeneidade, afinidade e complementaridade. UPs são
caracterizadas por serem interdisciplinares e multiprofissionais. Elas quebram
paradigmas de hierarquia, horizontalizando a gestão por meio de um rearranjo
institucional visando a cogestão.
•
Organizar o processo de trabalho, motivando a integração da equipe, a atuação
multiprofissional e a resolução de problemas e conflitos;
•
Ampliar o fluxo comunicativo e a deliberação horizontal nos Hospitais;
•
Elaborar o Planejamento da Unidade de Produção;
•
Identificar as necessidades de Educação Permanente/Continuada;
•
Compartilhar as informações e ações desenvolvidas nas reuniões semanais e no
colegiado ampliado.
B)
NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO – NIR:
O
Núcleo Interno de Regulação é uma Unidade Técnico-Administrativa que
possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição,
durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a
alta hospitalar. Dessa forma, é possível ofertar a assistência mais adequada a
cada paciente. Para isso, ele atua na disponibilização de consultas
ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e leitos de
internação. O NIR segue critérios pré-estabelecidos para o atendimento de
pacientes e tem relações intra-hospitares (para casos de disponibilidade no
próprio hospital) e extra-hospitalares para casos externos, envolvendo o
contra-referenciamento de pacientes internados.
•
Realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio diagnóstico
terapêutico e cirurgias;
•
Apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam
ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela clínica.
C) KANBAN:
Kanban é um termo de
origem japonesa e significa literalmente “cartão, anotação visível, sinal,
símbolo ou painel”. No âmbito hospitalar, é uma ferramenta básica da gestão que
indica e monitora o tempo de permanência em leito dos pacientes internados. É
uma forma de controle visual físico ou eletrônico, caracterizado por cores.
• Quantificar e sinalizar o tempo de
permanência dos pacientes nas Unidades de Internação, podendo ser estendidos
para os Serviços de Urgência e Emergência;
• Diagnosticar, monitorar e avaliar os
motivos de aumento do tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de
Internação e nos Serviços de Urgência e Emergência;
• Promover a integração e a disseminação
das informações para as equipes assistenciais de forma simples e objetiva.
D) PAINEL DE INDICADORES:
É
uma ferramenta visual que consolida um conjunto de indicadores previamente
selecionados de forma colegiada que visam demonstrar o desempenho geral do
hospital no âmbito da Atenção Hospitalar. Eles tem acompanhamento periódico
mensal e servem de pauta para discussões de cunho estratégico e operacional.
• Definir papéis e
fluxos de monitoramento e avaliação da atenção hospitalar;
• Subsidiar a
gestão local do HUF e a gestão da Ebserh nas tomadas de decisões;
• Monitorar e
avaliar a implantação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar e o desempenho
dos Hospitais Universitários da Rede Ebserh no âmbito da atenção hospitalar;
• Correlacionar o
desempenho da atenção hospitalar ao grau de implantação do Modelo de Gestão da
Atenção Hospitalar;
• Promover a
integração e a disseminação das informações no âmbito da Rede Ebserh.
MÓDULO
2
HUMANIZAÇÃO.
CONTRATO INTERNO
DE GESTÃO.
LINHAS DE CUIDADO.
IMPLANTAÇÃO DO
MODULO 1
O
Módulo 1 do Modelo de Gestão de Atenção Hospitalar está ancorado em dois eixos
estruturantes. O primeiro tem como objetivo implantar uma gestão colegiada,
democrática e compartilhada – o método da Cogestão, por meio da implantação das
Unidades de Produção Assistenciais ou Finalísticas. O segundo eixo terá como
ênfase o gerenciamento clínico, ao otimizar a gestão do cuidado por meio da utilização
de dispositivos de gestão hospitalar, colocando o paciente como finalidade
central do cuidado.
O
Modelo de Gestão ora proposto, será apresentado e estruturado inicialmente com
a implantação ou fortalecimento do Núcleo Interno da Regulação (NIR), com a
implementação da sistemática do KANBAN, com a identificação e implantação das
Unidades de Produção Assistenciais e com a criação de um Painel de Indicadores
comum a todos os HUF.
Para
implementação dos dispositivos apontados, existem quatro momentos distintos,
que ditam a sua concretização no contexto hospitalar. Além disso, a fim de
facilitar o processo, foram estabelecidos responsáveis, formas de
operacionalização e prazos esperados de execução para cada um desses momentos,
conforme o quadro abaixo:
Preparação para
início da implementação.
Realização de
oficina de inicialização.
Formação da equipe
de referência e elaboração do plano de ação.
Implantação e
monitoramento dos dispositivos nos hospitais.
Leia o documento na
íntegra: AQUI
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