Reunião 103ª do Conselho de Administração da EBSERH (abril 2020)
Ata da 103ª
Reunião do Conselho de Administração
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 30 de abril de 2020, às 9:30 horas, em reunião
eletrônica, realizada por videoconferência, na Sala dos Conselhos da Empresa
Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no Setor Comercial
Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre C, 3o andar, CEP
70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); e Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente da
Ebserh; e, em participação por videoconferência, Adalton Rocha de Matos,
representante do MEC; Marizete Almeida Silva, representante do Ministério da
Saúde (MS); Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da Associação
Nacional das Instituições Federais de
Ensino Superior (Andifes); e Manoel
Bastos Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh. Registrada a ausência
justificada do Conselheiro representante do MS, Erno Harzheim.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Alessandro
Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico; Adriano Augusto de Souza, Auditor
Geral. Foram convocados à reunião, nos itens pertinentes, Rodrigo Augusto
Barbosa, Diretor de Gestão de Pessoas; Leandro Ambrosio Costa, Coordenador de
Estratégia e Inovação, da Diretoria Vice- Presidência Executiva (DVPE);
Francisco Ítalo Lopes França, Chefe de Serviço de Gestão de Projetos, da DVPE;
Juliana Pascualote Lemos de Almeida, Assessora de Conformidade, Controle
Interno e Gerenciamento de Riscos, da Presidência. E, na secretaria dos
trabalhos, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral.
IV.
PAUTA:
1) Aprovação das atas das
reuniões 100ª, 101ª e 102ª extraordinária;
2) Processo
23477.001392/2020-85: Posse de membro do Conselho de Administração,
representante do Ministério da Economia: Diego Penna Moreira;
3) Processo
23477.002837/2020-44: Carta Anual de Governança
Corporativa 2019 (Ano Base 2018);
4) Processo 23477.009943/2019-15:
Proposta de alteração do cargo efetivo de Educador Físico para Profissional de
Educação Física, no Plano de Cargos, Carreiras e Salários;
5) Processo
23477.010746/2019-49: Avaliação do desempenho dos Administradores;
6) Processo 23477.002774/2020-26:
Relatório do desempenho da Estratégia Organizacional,
referente ao primeiro quadrimestre de 2020;
7) Informes;
8) Processo
23477.010759/2019-18: Regimento Interno do Conselho de Administração.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
- Solicitou-se alteração de pauta, para que o item 5
fosse o último assunto apreciado pelo Conselho de Administração, na presente
reunião, o que recebeu a concordância de todos, de modo que os itens da pauta
foram abordados na seguinte ordem: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 5.
1)
Aprovadas, por unanimidade, as atas das
reuniões 100ª, realizada conjuntamente com a 80ª reunião do Conselho Fiscal;
101ª e 102ª extraordinária do Conselho de Administração, as quais serão
assinadas eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Ebserh.
2)
Processo 23477.001392/2020-85. Foi empossado o senhor DIEGO PENNA MOREIRA,
brasileiro; casado, em separação total de bens; bacharel em Administração;
portador da Carteira de Identidade nº 29.168.792-1, expedida pela Secretaria de
Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), em 17 de junho de 2016;
inscrito no CPF nº 220.583.568-88; residente e domiciliado à Rua Joaquim
Floriano, nº 72, 10º andar, conjunto 102, bairro Itaim Bibi, CEP 04534-000, São
Paulo, São Paulo, eleito como membro do
Conselho de Administração da Ebserh, representante do Ministério da Economia
(ME), na Assembleia Geral Ordinária realizada em 22 de abril de 2020, na
vaga decorrente da renúncia da senhora Maria Fernanda Nogueira Bittencourt,
ocorrida em 1º de novembro de 2019. O Termo de Posse será assinado
eletronicamente, no SEI, pelo Conselheiro e pelo Presidente do Conselho de
Administração.
- O Presidente do
Conselho deu as boas-vindas ao novo Conselheiro, no que foi acompanhado pelos
demais membros do colegiado.
- O Conselheiro
representante do ME agradeceu pelos cumprimentos e comentou, brevemente, sobre
sua experiência profissional, pontuando que espera contribuir para os trabalhos
da Ebserh.
3)
Processo 23477.002837/2020-44. Em atenção ao que dispõe a Lei nº 13.303/2016, o
Decreto nº 8.945/2016 e o Estatuto Social da Ebserh, a Assessoria de
Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos (ACIGR), da
Presidência, apresentou o teor das Carta
Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2019 (Ano Base 2018).
Explicou-se que documento, subscrito pelo Conselho de Administração, deve
conter a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas
públicas, em atendimento ao interesse coletivo ou ao imperativo de segurança
nacional que justificou a autorização para a criação da instituição, com
definição clara dos recursos a serem empregados para esse fim, bem como dos
impactos econômico-financeiros da consecução desses objetivos. Informou-se que a
Carta Anual é elaborada de acordo com modelo disponibilizado pela Secretaria de
Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia
(SEST-ME), sendo o documento aprimorado a cada ano com a explicitação de
compromissos da Ebserh com os objetivos de políticas públicas. Em seguida,
mostrou-se a estrutura da Carta Anual, com todos os itens que a compõem, dentre
os quais estão: mensagem do Presidente do Conselho de Administração; metas
relativas ao desenvolvimento de atividades que atendam aos objetivos de
políticas públicas; recursos para custeio das políticas públicas; impactos
econômico-financeiros da operacionalização das políticas públicas; remuneração
da administração e dos membros do colegiado; estrutura de controles interno,
fatores e gerenciamento de risco; dentre outros.
- Aprovada, por
unanimidade, a Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2019
(Ano Base 2018), consoante proposta apresentada pela ACIGR. Editada a Resolução
nº 108/2020 do Conselho de Administração, referente à presente deliberação.
4)
Processo 23477.009943/2019-15. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) explicou
que se trata da proposta de alteração da
nomenclatura do cargo efetivo de Educador Físico para Profissional de Educação
Física, no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Ebserh.
Informou-se que a presente proposta tem por objetivo a adequação ao que dispõe
a Lei nº 9.696/1998, que traz a designação de Profissional de Educação Física,
dentre outros dispositivos de regulamentação afeta à área. A DGP explicou que
os editais dos concursos públicos da Empresa já foram alterados, desde 2013,
com essa adequação, e a presente proposta apresenta a correção do PCCS da
Ebserh, em conformidade com a legislação vigente. Pontuou-se, por fim, que o
processo administrativo se encontra adequadamente instruído, com manifestação
favorável da Consultoria Jurídica (Conjur), haja vista que a mudança não causa
qualquer impacto administrativo, legal ou financeiro.
- Aprovada, por
unanimidade, a alteração da nomenclatura do cargo efetivo de Educador Físico
para Profissional de Educação Física, no PCCS da Ebserh, com o encaminhamento da
presente deliberação à SEST-ME. Editada a Resolução nº 109/2020 do Conselho de
Administração, referente à presente deliberação.
6)
Processo 23477.002774/2020-26. Em atenção ao fluxo estabelecido na 97ª reunião
do Conselho de Administração, quando da deliberação sobre o Plano de Negócios e
da Estratégia da Rede Ebserh de longo prazo, a Coordenadoria de Estratégia e
Inovação, da Diretoria Vice- Presidência Executiva (CEI-DVPE) fez a
apresentação do Relatório do desempenho
da Estratégia Organizacional, referente ao primeiro quadrimestre de 2020.
Comentou- se, primeiramente, sobre as ações realizadas pelo Escritório de
Projetos, com destaque, em janeiro, para o primeiro encontro de gerentes de
projetos estratégicos. No mês seguinte, em fevereiro, foram atribuídas licenças
do Microsoft Project, software de gestão de projetos, para esses gerentes de
projetos estratégicos; foi realizada também a aferição dos indicadores estratégicos
da Ebserh referentes ao ano de 2019 e foi feito o primeiro reporte à Diretoria
Executiva, em sua 313ª reunião, com a apresentação bimestral do desempenho da
Estratégia Organizacional. Em março, pontuou-se que foi realizada capacitação
em gerenciamento de projetos, para uma turma de 26 (vinte e seis) pessoas da
Rede Ebserh, em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para
Projetos (Unops, da sigla em inglês). Isto posto, com base nas informações
coletadas junto aos gerentes de projetos e às respectivas equipes, bem como nos
registros constantes no Microsoft Project, informou-se sobre a situação dos
projetos estratégicos, havendo muitos em
atraso, os quais estão sendo devidamente monitorados com atenção das áreas
responsáveis. Diante disso, reforçou-se a questão da revisão de prioridades,
haja vista o caráter dinâmico do acompanhamento dos projetos, principalmente em
face de contingências como a atual pandemia de Coronavírus (Covid-19), que
deverá impactar o andamento de muitas das ações e dos projetos das áreas.
Explicou-se, ainda, como ocorre o processo de alteração de indicadores e
projetos, ressaltando-se que as demandas devem ser formalizadas e apontando-se
os atores envolvidos nesse processo, em que a Diretoria Executiva e o Conselho
de Administração podem ser consultados quando houver mudanças que impactem na
configuração da estratégia, dos
indicadores, das metas estabelecidas, do cronograma, dos custos, dentre outros
pontos relevantes. Na sequência, mostrou-se o rol de projetos estratégicos e o
calendário do primeiro semestre de 2020, com os principais fatos concernentes à
Estratégia Organizacional, e,
finalizando, salientou-se o compromisso com o fortalecimento da cultura de
gestão de projetos.
- O Conselheiro
representante do Ministério da Economia cumprimentou a CEI-DVPE pelo trabalho
realizado. Em seguida, indagou sobre os projetos considerados prioritários para
a Ebserh.
- A CEI-DVPE respondeu
que todos os projetos elencados possuem indicadores e metas associados a eles,
sendo relevantes para a Estratégia Organizacional. Esclareceu que, neste
momento, esses projetos têm caráter estruturante para a Empresa, no que pese
alguns terem maior impacto institucional, a exemplo do estabelecimento de uma
central de compras e de serviços compartilhados.
- O Conselheiro
representante dos empregados da Ebserh solicitou informações sobre o Escritório
de Projetos; a CEI-DVPE respondeu que se trata do Serviço de Projetos
Estratégicos, que está na estrutura organizacional da CEI e é responsável por
acompanhar os projetos que constam no relatório apresentado ao Conselho.
- Outro questionamento do
Conselheiro representante dos empregados da Ebserh foi a respeito do
replanejamento das atividades da DGP, informação que consta no relatório da
pauta em epígrafe. A CEI-DVPE explicou que tal replanejamento de atividades
ocorreu na maioria das áreas, em razão da situação de emergência de saúde
pública de importância internacional decorrente da pandemia de Coronavírus
(Covid-19). No caso da DGP, particularmente, têm sido envidados esforços para a
contratação de profissionais para atuar nas ações de enfrentamento à Covid-19
nos HUs da Rede Ebserh, conforme se verifica, por exemplo, com o Processo
Seletivo Simplificado Emergencial em curso.
- O Presidente da Ebserh
reforçou esse entendimento, ressaltando o atual contexto excepcional decorrente
da pandemia, o que requer esforço e comprometimento de todos para adotar as
providências pertinentes.
7) Informes.
- O Presidente da Ebserh
apresentou ao Conselho de Administração o panorama das ações empreendidas pela Empresa no enfrentamento da pandemia do
Coronavírus (Covid-19).
- A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) mostrou o painel de informações gerenciais sobre o acompanhamento da pandemia de
Covid-19 no país e na Rede Ebserh, desenvolvido na ferramenta Power BI, com
base em dados do Ministério da Saúde e nos informados pelos HUs. No painel,
consta a previsão estimada da evolução dos casos no Brasil, com projeção de até
44 (quarenta e quatro) dias adiante, em progressão linear, ponderando-se que a
estimativa não é taxativa, tampouco baseada em modelos matemáticos.
Ressaltou-se, contudo, que configura um importante instrumento de gestão,
haja vista o papel desempenhado pela Administração
Central da Empresa, de gestão de 40 (quarenta) unidades hospitalares em todo o
país. O painel apresenta também o número de óbitos e de casos confirmados na
Rede Ebserh, sendo possível a aplicação de filtros por região do país, por
unidade da federação e por HU. Outra aba importante do painel demonstra o
posicionamento dos HUs da Rede em relação às estratégias definidas pelos
gestores SUS locais, podendo os hospitais serem classificados como: referência, retaguarda ou não integrante do plano estadual/municipal de atendimento
aos casos de Covid-19. Em seguida, comentou que esses dados dispostos no painel
estão sendo utilizados para decisões de gestão, como, por exemplo, a alocação
de equipamentos escassos utilizados no atendimento de pacientes com Covid-19, a
exemplo dos ventiladores pulmonares. Explicou, ainda, que esses equipamentos
podem ser posteriormente redistribuídos, na Rede Ebserh, conforme a necessidade
e urgência das unidades hospitalares filiais. O painel possui também os dados
sobre a situação dos leitos da Rede Ebserh, conforme cada tipo e considerando
as taxas de ocupação. Esclareceu-se, por oportuno, que muitos dos leitos
disponíveis não serão destinados necessariamente aos atendimentos de casos de
Covid-19, mas às ações do denominado ‘esforço Covid’, no sentido de se dar
suporte à rede de saúde pública, por exemplo, com a recepção de pacientes
remanejados advindos de hospitais que são referência no atendimento de
Covid-19. Outra aba relevante do painel apresenta as demandas da Rede em
relação a: ventiladores pulmonares, monitores paramétricos, infraestrutura e
pessoal, sendo esses dois últimos itens associados ao número de leitos do HU.
- O Conselheiro representante dos empregados da Ebserh fez as seguintes
perguntas à DAS: i) se o acesso ao painel apresentado é livre/público; ii) há
quantos casos confirmados de empregados públicos infectados pelo Covid-19; iii)
como está a situação de testagem na Rede Ebserh; e iv) as universidades
federais com quem a Ebserh firmou contrato de gestão poderiam contribuir, de alguma
maneira, para o desenvolvimento de equipamentos úteis neste momento, tais como
respiradores ou ventiladores.
- A DAS respondeu aos questionamentos da seguinte forma: i) os dados do
painel, por serem sensíveis, não são públicos, contudo, deverão ser disponibilizados
às Superintendências e aos Comitês de Operações de Emergência (COEs) dos HUs
filiais; ii) a informação poderá ser prestada pela DGP; iii) explicou sobre os
tipos de testagem existentes atualmente e informou que a Ebserh adquiriu testes
sorológicos, cujo resultado é mais rápido, para diagnosticar se a pessoa já
teve contato com o vírus, além de ser possível aferir a capacidade imunológica
de defesa; e iv) comentou que os equipamentos importantes para o tratamento de
Covid-19 representam, hoje, um problema de mercado em todo o mundo e informou
que a Ebserh adquiriu 300 (trezentos) ventiladores pulmonares e monitores
paramétricos para a Rede.
- O Conselheiro representante do ME indagou se tem sido feita a
correlação entre a curva da evolução dos casos de Covid-19 e a efetiva
necessidade dos HUs. A DAS afirmou que as decisões estratégicas têm sido tomadas
pela Administração Central, no que pesem algumas dificuldades como a
publicização de dados de cada região do
país e a imprecisão de informações recebidas
dos hospitais.
- A Conselheira representante da Andifes cumprimentou a gestão da
Ebserh pelas providências adotadas no enfrentamento da pandemia de
Covid-10, bem como pelo planejamento e
monitoramento realizados com o suporte de informações estratégicas dispostas em
painéis como o apresentado pela DAS.
- Em seguida, a DGP informou sobre a atual situação de
dois concursos públicos da Ebserh,
para o provimento de vagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de
Uberlândia (HC-UFU) e para as demais unidades hospitalares da Rede Ebserh
(certame nacional), que totalizam, juntos, aproximadamente 2.800 (duas mil e
oitocentas) vagas efetivas. Explicou que o concurso público para o HC-UFU está
temporariamente suspenso, em razão da pandemia de Covid-19, o que dificultou o
acesso à documentação dos candidatos do certame. E o concurso público nacional
foi homologado em 29 de abril passado, com a possibilidade de contratação de
empregados públicos efetivos em todo o país. Em paralelo, devido à situação de emergência
de saúde pública de importância internacional, foram adotadas providências para
a realização de um Processo
Seletivo Simplificado Emergencial (PSSE),
com a possibilidade de contratação de mais de 6.300 (seis mil e trezentos)
profissionais, em caráter temporário, para reforço no atendimento dos casos de
Covid-19 nos HUs da Rede Ebserh. A DGP comentou que esse processo foi
autorizado pela SEST-ME e esclareceu que as vagas dele decorrentes não se
confundem com as dos concursos públicos anteriormente citados, haja vista o
caráter temporário da atuação dos profissionais selecionados pelo PSSE. Isto
posto, apresentou os dados do painel gerencial de monitoramento do certame,
pontuando que a DGP tem verificado, com o devido rigor e cuidado, junto à DAS e à
Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI), se os HUs da Rede estão, de
fato, em condições estruturais de receber os profissionais aprovados no PSSE.
- O Conselheiro representante do MEC comentou que há orçamento para a
contratação dos profissionais temporários, no âmbito do PSSE, sendo evidente
essa necessidade no atual contexto de pandemia.
- O Conselheiro representante dos empregados da Ebserh indagou à DGP a
mesma pergunta feita anteriormente à DAS, sobre os casos confirmados e suspeitos
de empregados infectados pelo pelo Coronavírus
(Covid-19). A DGP respondeu que, atualmente, há 265 (duzentos e sessenta
e cinco) casos confirmados e 1.577 (um mil, quinhentos e setenta e sete) casos
suspeitos na Rede.
- O Conselheiro
representante dos empregados perguntou também à DGP a respeito dos cuidados
referentes aos registros de frequência dos pontos eletrônicos. A DGP corroborou
que estão sendo encaminhadas orientações aos HUs da Rede para que sejam
adotadas todas as medidas pertinentes de cuidado em relação aos registros dos
pontos eletrônicos, com intensificação da limpeza do aparelho, reforço à
necessidade de uso de álcool em gel, dentre outros pontos relevantes.
- Na sequência, a DAI informou que, desde o mês de março,
têm sido realizadas uma série de ações e
de compras para a Rede Ebserh, em decorrência do contexto de pandemia de
Covid-19. Foram feitos, até o momento, 9 (nove) Chamamentos Públicos, dos quais
resultaram 17 (dezessete) contratos, com medidas de transparência dos
processos, os quais estão sendo devidamente instruídos, com a documentação
pertinente e em conformidade com a legislação vigente. Ademais, todos esses
processos estão sendo tramitados à Auditoria Interna e ao Comitê de Auditoria
da Ebserh. Afirmou, contudo, que as aquisições têm tido algumas dificuldades,
tais como a escassez no mercado dos itens que estão sendo demandados por todo o
mundo, a exemplo de equipamentos de proteção individual (EPIs), produtos para
saúde, medicamentos e equipamentos hospitalares relacionados ao atendimento de
casos de Covid-19. Com relação à infraestrutura
dos HUs, a DAI explicou que há planejamento quanto às obras e reformas
necessárias à adequação de leitos dos hospitais para receber pacientes de
Covid-19, motivo pelo qual, no PSSE citado pela DGP, há previsão de contratação
temporária de arquitetos e engenheiros clínicos. Sobre os equipamentos para os HUs, salientou-se que a aquisição feita pela
Ebserh, mencionada pela DAS, obteve um dos melhores preços do mercado; além
disso, equipamentos que estavam em desuso nos hospitais estão sendo reparados.
- A Consultoria Jurídica (Conjur) comentou que tem havido muitas ações
judiciais, principalmente de sindicatos, com a solicitação de afastamento de
profissionais de saúde que atuam nos HUs, em razão de vulnerabilidade. A área
jurídica tem orientado que, na impossibilidade de se afastar esses
profissionais, que posam ser realocados em outras áreas dos HUs, que não estejam
relacionadas ao atendimento de casos de Covid-19. A Ebserh tem logrado êxito
nessas ações coletivas em todo o país. A Conjur afirmou, ainda, que trabalhou em
conjunto com a DGP na elaboração de Instrução Normativa que dispõe sobre
orientações à Rede Ebserh quanto às medidas de proteção para enfrentamento da
emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do
Coronavírus (Covid-19).
- A Conselheira representante do MS cumprimentou a gestão da Ebserh
pelas ações empreendidas, destacando a importância dos painéis com informações
gerenciais e do processo emergencial de
contratação de profissionais para os HUs.
- O Conselheiro representante dos empregados da Ebserh indagou à DAI a
respeito das aquisições de EPIs. A DAI respondeu que foram realizadas pela
Administração Central, de forma suplementar para a Rede, três processos de
compras centralizadas de EPIs. Ressaltou, contudo, que as aquisições pelos HUs
podem ser realizadas paralelamente.
- Em nome do Conselho de
Administração, o Presidente do colegiado agradeceu pelas informações
apresentadas pela Diretoria Executiva.
- Prosseguindo, o
Presidente do Conselho fez os seguintes informes:
i) haverá necessidade de
convocação de reunião extraordinária do CA, para deliberar sobre o Acordo
Coletivo de Trabalho 2019-2020, em data que será oportunamente informada aos
Conselheiros;
ii) no dia 22 de abril
passado, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária da Ebserh, em cuja pauta
constou a proposta de remuneração dos membros da Diretoria Executiva, do
Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria,
conforme matéria apresentada na 101ª reunião do CA. A deliberação da AGE
registrou, dentre outros, o seguinte ponto: ‘esclarecer que é competência do
CA, com apoio da Auditoria Interna e do Comitê de Auditoria Estatutário,
garantir o cumprimento dos limites global e individual de remuneração dos
membros estatutários definidos na presente Assembleia Geral’. Isto posto, restou
acordado entre os membros do CA solicitar à Diretoria Executiva apresentação
semestral sobre este ponto, para acompanhamento do cumprimento dos limites
estabelecidos conforme deliberação da AGE.
- A Chefia de Gabinete da
Presidência da Ebserh informou sobre a existência de normativo do Ministério da
Economia editado para disciplinar a realização de reuniões colegiadas não
presenciais. No que pese tal normativo não ser direcionado às empresas
públicas, comentou-se que está sendo adotado por segurança, motivo pelo qual os
arquivos referentes às gravações das reuniões não presenciais do CA passarão a
ser partes integrantes das respectivas atas.
8) Processo
23477.010759/2019-18. A Chefia de Gabinete da Presidência da Ebserh informou que
se trata da proposta de Regimento
Interno do Conselho de Administração, com o objetivo de estabelecer as
regras gerais relativas ao funcionamento, estrutura, organização, atribuições e
responsabilidades do CA, em consonância com o que estabelece o Estatuto Social
da Ebserh. Para a elaboração da presente proposta, foram consultados, além do
Estatuto, também a Lei nº 13.303/2016, o Decreto nº 8.945/2016 e os regimentos
internos dos Conselhos de Administração de outras empresas estatais dependentes
da União e também de sociedades de economia mista. Afirmou-se que foi elaborada,
primeiramente, uma minuta do Regimento Interno do CA, que foi distribuída aos
Conselheiros de Administração, para contribuições; em seguida, foi formalizado
o processo administrativo, o qual foi tramitado à Conjur, para avaliação, com
base na qual foi editada a proposta apresentada na presente reunião do
Conselho. Na sequência, em sendo aprovado o Regimento Interno do CA, será
publicado no Boletim de Serviço e no portal (internet) da Ebserh.
- Em atenção ao disposto
no art. 47, inciso XXV, do Estatuto Social da Ebserh, foi aprovado, por
unanimidade, o Regimento Interno do Conselho de Administração. Editada a
Resolução nº 110/2020 do Conselho de Administração, referente à presente
deliberação.
5)
Processo 23477.010746/2019-49. Em
atenção ao disposto no Estatuto Social da Ebserh e no art. 13, inciso III, da Lei nº
13.303/2016, que dispõe sobre a avaliação
de desempenho, individual e coletiva, de periodicidade anual, dos
administradores e dos membros de comitês, o Conselho de Administração (CA)
realizou as seguintes avaliações: (i) do
CA como colegiado; (ii) da Diretoria Executiva como colegiado; (iii) do Presidente
da Ebserh; e (iv) de cada Diretor individualmente. Conforme informações
apresentadas na 99ª reunião do Conselho, parte da avaliação foi realizada
individualmente por cada membro do CA e parte de forma coletiva, na presente
reunião. Os formulários seguiram o
padrão do modelo disponibilizado pela SEST-ME, com adequação à realidade da
Ebserh e com base nas metas propostas para o ano de 2019, conforme consta no
Plano de Negócios da Ebserh referente ao Ciclo 2019-2023. Em atenção às
recomendações do Comitê de Elegibilidade, Indicação e Remuneração (CEIR) da
Ebserh, os resultados serão encaminhados: à Secretaria Executiva do Ministério
da Educação, para conhecimento; à Diretoria de Gestão de Pessoas, para
planejamento de capacitações para os Administradores; e aos Órgãos Colegiados
para planejamento de ações que aperfeiçoem o desempenho dos respectivos órgãos.
Ademais, o resultado do processo de avaliação consta na Carta Anual de
Governança Corporativa da Ebserh, em consonância com as disposições da Lei nº
13.303/2016.
- Em atenção às boas
práticas de governança corporativa, registrou-se o envio aos membros do
Conselho de Administração do endereço eletrônico do portal da Ebserh, em que
constam os documentos atualizados referentes às atas da Diretoria Executiva, do
Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária- Geral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
Comentários
Postar um comentário