Reunião 100ª do Conselho de Administração da EBSERH + 80ª Reunião do Conselho Fiscal (março 2020)
Ata da
100ª Reunião do Conselho de Administração e 80ª Reunião do Conselho Fiscal
I. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 19 de março de 2020, às 10:00 horas, na Sala da Presidência da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade
Corporate, Torre C, 3 o andar,
CEP 70.308-200, Brasília, Distrito
Federal.
II. CONVOCAÇÃO E QUÓRUM
DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros do Conselho de Administração: Mauro Luiz
Rabelo, Presidente, representante do Ministério
da Educação (MEC); Adalton Rocha de
Matos, representante do MEC; e em participação por videoconferência, Oswaldo de
Jesus Ferreira, Presidente da
Ebserh; Marizete Almeida Silva, representante do Ministério da Saúde (MS); Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante
da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e Manoel Bastos
Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh.
Registrou-se também a participação dos seguintes membros do Conselho
Fiscal: por videoconferência, Daniel Brasiliense e Prado, membro suplente representante do Ministério
da Economia; e presencialmente EDILSON URBANO DA SILVA , brasileiro; casado, em comunhão
parcial de bens; bacharel em
Administração; portador da Carteira de Identidade nº 22.904-095, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP),
em 20 de novembro de 1991;
inscrito no CPF sob o nº 140.713.078-11;
residente e domiciliado à SQN 216, Bloco K,
apartamento 410, Asa Norte, CEP 70.875-110,
Brasília, Distrito Federal, eleito membro suplente representante do MEC,
na 8ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 4 de dezembro de 2019. Registradas as ausências justificadas do Conselheiro Erno Harzheim, representante do MS no Conselho
de Administração, e da Conselheira Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo, representante do MS no Conselho
Fiscal.
III. REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete;
Alessandro Marius Oliveira Martins,
Consultor Jurídico (Conjur); Adriano Augusto de Souza, Auditor Geral. Foram convocados à reunião, nos itens pertinentes, Eduardo Chaves
Vieira, Diretor Vice- Presidente Executivo; Iara Ferreira Pinheiro, Diretora de
Orçamento e Finanças; Rodrigo Augusto Barbosa, Diretor de Gestão de Pessoas; Lúcio Carlos
de Pinho Filho, Presidente
do Comitê de Auditoria (Coaud);
Jackeline Viana da Costa, membro do Coaud; Leandro Ambrosio Costa, Coordenador de Estratégia e Inovação, da
Diretoria Vice-Presidência Executiva (DVPE);
Waslei José da Silva, Coordenador
de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de Orçamento e Finanças
(DOF); Alex Rodrigues Batista, Chefe do Serviço de Contabilidade, da DOF; Hermides de Menezes Passos, Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos, Substituto, da Presidência. E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi Ueda,
Secretária-Geral.
IV. PAUTA:
1) Processo 23477.011203/2019-49: Relatório
Integrado 2019;
2) Processo 23477.001640/2020-98: Demonstrações Contábeis
Consolidadas referentes ao
exercício 2019;
3) Processo 23477.001447/2020-57: Relatório Anual de Atividades da
Auditoria Interna (RAINT) 2019.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1) A Assessoria de Conformidade,
Controle Interno e
Gerenciamento de Riscos (ACIGR), da Presidência, explicou sobre o Relatório Integrado 2019, a ser
apresentado aos órgãos de controle interno e
externo e à sociedade, como prestação
de contas à qual a Ebserh está obrigada, nos
termos do art. 70, parágrafo único, da
Constituição Federal. No documento, são apresentados os principais resultados alcançados pela Empresa,
no ano de 2019, com o objetivo de dar visibilidade às suas ações, além
de servir como instrumento de transparência para a sociedade em geral. Informou-se que o
Relatório foi elaborado de acordo com
as disposições constantes na Instrução Normativa
do Tribunal de Contas da União
(IN-TCU) nº 63/2010, na IN-TCU nº 178/2019
e na Portaria-TCU nº 378/2019,
assim como em orientações do órgão de controle interno.
O relato integrado do
documento é um novo modelo de preparação de relatório, baseado em processos de controle e gestão. Esse formato tem como referência o modelo desenvolvido
pelo International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado) – IIRC, estando em conformidade com o disposto
no art. 8º, inciso IX, da Lei nº 13.303/2016, a Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais.
Informou-se sobre a estrutura
do Relatório, que tem os seguintes tópicos: i) visão geral organizacional e ambiente externo;
ii) planejamento estratégico e governança;
iii) gestão de riscos e controles
internos; iv) resultados da gestão e alocação de
recursos e áreas especiais de
gestão; e v) demonstrações contábeis.
O sistema e-Contas define o conteúdo
detalhado do Relatório, sendo o meio oficial para a apresentação das contas ao TCU, cujo
prazo é 31 de maio próximo. Outros
itens de informação constantes no documento são os
seguintes: Relatório Integrado de Gestão 2019, incluindo a declaração de integridade; rol de responsáveis do exercício; parecer ou relatório da unidade de Auditoria Interna;
relatório de Auditor Independente; relatório da instância ou área de correição;
relatório anual do Sistema de Controles Internos. Em seguida,
foram apresentados os principais resultados do Relatório, com
informações, primeiramente, sobre a Rede Ebserh,
de modo geral, destacando-se importantes avanços em estratégia, como o estabelecimento da
modelagem da Arquitetura Organizacional e
a atualização do Planejamento Estratégico para os Ciclos 2019-2023
e 2024-2028. No que tange à governança corporativa e conformidade, observou-se um engajamento para o cumprimento
do disposto na Lei nº 13.303/2016, o que se refletiu na melhoria do Índice de Governança das
Empresas Estatais, estabelecido pela SEST-ME, que avalia o cumprimento também dos dispositivos do Decreto nº 8.945/2016 e das diretrizes constantes nas Resoluções
da Comissão Interministerial de
Governança Corporativa e de Administração
de Participações Societárias
da União (CGPAR). Outro destaque importante foi a assunção
da gestão
plena dos HUs, com o
crescimento da execução orçamentária na
UG-Ebserh, além do cumprimento de ações estruturantes e de gestão. Ressaltou-se também a celebração dos Contratos de Objetivos com os HUs, para pactuar a utilização dos recursos de investimento do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Com relação às manifestações recebidas, salientou-se os elogios
à Rede Ebserh, que representaram mais da metade do
total dos elogios recebidos no Poder Executivo Federal, na
ordem de 4.060 (quatro mil e sessenta) elogios dirigidos
às unidades hospitalares filiais. Na área de correição,
verificou-se um aumento da apuração de responsabilidades,
com elevação do quantitativo de instaurações de procedimentos
disciplinares, em conformidade com o disposto na Norma Operacional de Controle Disciplinar. Na
área de atenção à saúde,
foram alcançadas grandes marcas
na produção assistencial dos HUs, em 2019, quais sejam: realização de cerca de 7,1 (sete milhões e cem mil) milhões de
consultas; 16,4 (dezesseis milhões e quatrocentos mil) milhões de exames; 350.000 (trezentas e cinquenta
mil) internações; e 168.000 (cento e sessenta e oito mil) cirurgias. Ademais, houve a repactuação de 26 (vinte
e seis) Instrumentos Formais de
Contratualização, o que resultou em um impacto financeiro, em 2019, na ordem de R$ 81 milhões (oitenta e um milhões de reais). Pontuou-se que a
Rede Ebserh representa um importante
cenário de prática, no país, tendo
passado de 968 (novecentos e sessenta e oito), em 2018, para 1.023 (hum
mil e vinte e três) programas
de residência, em 2019, um acréscimo percentual de 5,7% (cinco
inteiros e sete décimos por cento). Com isso, houve o aumento também da atuação dos residentes na Rede, passando
de 7.529 (sete mil, quinhentos
e vinte e nove), em 2018, para 7.758 (sete mil, setecentos e cinquenta e
oito) em 2019. No escopo das ações de administração
e infraestrutura, mostrou-se os números
referentes aos processos de
contratações, em 2019, em que se verifica
a prevalência da adoção dos Pregões. Com relação à gestão de
pessoas, a Rede
Ebserh conta com um quadro de
aproximadamente 53.000 (cinquenta e três mil) colaboradores, sendo cerca de 32,1 mil (trinta
e dois mil e cem) empregados sob a Consolidação das
Leis do Trabalho (CLT); 19,5 mil (dezenove mil e quinhentos) funcionários sob
o Regime Jurídico Único (RJU); e 1,4
mil (hum mil e quatrocentos) colaboradores com vínculos de trabalho precários. Na área de tecnologia da informação (TI), em 2019,
foram executadas ações para a manutenção da busca pela conformidade,
segurança da informação, melhores
práticas e disciplina das soluções de TI e
comunicações (TIC) na Rede Ebserh. Nesse sentido,
destacou-se a redefinição do Comitê Gestor de TIC; o Plano Diretor de
TIC, no âmbito do qual foram classificadas
as prioridades da área; a implantação do SEI em toda a Rede; e a implantação de módulos do AGHU nos HUs, processo que está em aprimoramento constante. No que tange à área de orçamento
e finanças, foram apresentados os
números referentes ao financiamento global da Rede Ebserh
e à execução orçamentária. Finalizando, foram informadas as próximas
etapas concernentes ao Relatório Integrado 2019, quais sejam: submissão à
Assembleia Geral, em reunião marcada para o dia 22 de abril
próximo; e inclusão dos Pareceres dos órgãos colegiados no Relatório Integrado e
no sistema e-Contas do TCU, juntamente com as demais informações pertinentes, até o dia 31 de maio de 2020.
- O Conselheiro representante dos
empregados da Ebserh cumprimentou
a gestão pelos avanços, conforme consta registrado no Relatório Integrado 2019. Nesse sentido, destacou a redução significativa
dos funcionários com vínculos de trabalho precarizados que atuavam nos HUs da Rede Ebserh. Outro
ponto destacado pelo Conselheiro foi a respeito do número expressivo
de pesquisas desenvolvidas nos hospitais; sugeriu que se avalie
a possibilidade de haver um repositório
em que seja possível consultar as pesquisas que foram
e/ou estão sendo desenvolvidas na
Rede. No que tange aos assuntos atinentes
aos órgãos de controle, o Conselheiro solicitou que sejam encaminhados os apontamentos e
as recomendações que constam como parcialmente atendidas. Solicitou também explicação sobre o motivo da redução dos
investimentos na Rede.
- O Conselheiro Fiscal, suplente, representante do ME também cumprimentou a gestão pelos resultados apresentados no Relatório
Integrado 2019, o que se reflete
no nível 2 (dois) do Indicador de Governança da
Secretaria de Coordenação e Governança das
Empresas Estatais (IG-SEST). Com vistas a
contribuir para os avanços da Ebserh, o Conselheiro pontuou ser importante
o aprimoramento da gestão de
riscos e conformidade, com o suporte da gestão de processos.
Comentou também sobre a relevância das
informações concernentes à área
acadêmica, por ser a Ebserh uma empresa pública
vinculada ao MEC, cujo
aporte de recursos para a estatal
é mais vultoso.
- O Presidente da Ebserh corroborou a pertinência dos apontamentos de ambos os Conselheiros e reforçou sobre
a existência dos Contratos de Objetivos,
assinados com todos os HUs da Rede Ebserh,
o que representa importante instrumento de gestão, haja vista que nele consta
o planejamento das aquisições dos hospitais
filiais para o ano de 2020.
- O Vice-Presidente da Ebserh afirmou que
um dos grandes desafios da
gestão dos HUs da Rede é o fato
de muitos ainda não estarem em
gestão plena. Sobre o Contrato de
Objetivos mencionado pelo Presidente da Empresa, explicou sua estrutura que, além das
aquisições, dispõe sobre o planejamento, para o corrente
ano de 2020, em outras grandes
áreas: custeio, o que
compreende os recursos do Contrato SUS
dos HUs e os do Programa Nacional
de Reestruturação dos Hospitais
Universitários Federais (Rehuf);
investimentos; diárias
e passagens; capacitação; e tecnologia
da informação e comunicação (TIC).
- Em atenção ao disposto
no art. 47, incisos IV e VII, assim como no art. 66, inciso II, do Estatuto Social da Ebserh, foi aprovado, por
unanimidade dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, o encaminhamento do Relatório Integrado e das peças complementares, relativos ao exercício de 2019, ao Tribunal
de Contas da União. Editada a Resolução
nº 103/2020 do Conselho
de Administração, referente
à presente deliberação.
2) Processo 23477.001640/2020-98. A DOF apresentou as Demonstrações Contábeis Consolidadas
referentes ao exercício de 2019, representativas da Sede e dos HUs que
operam na Unidade Gestora
(UG) da Ebserh. Iniciou informando
sobre o teor do relatório dos Auditores Independentes, em que consta a opinião de que os demonstrativos representam adequadamente,
em todos os aspectos relevantes, a
posição patrimonial e financeira da Empresa, em 31 de dezembro de 2019, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa
para o exercício findo nessa data, de acordo com
as práticas contábeis adotadas no Brasil.
Mostrou-se o comparativo do relatório atual,
sem nenhuma ressalva, em relação aos relatórios dos exercícios anteriores, em que se verificam diversas ressalvas
e uma abstenção de opinião. Ademais,
lembrou-se que as Demonstrações Contábeis da Empresa relativas aos anos de 2015 a 2017, se encontravam sobrestadas até 2019, quando foram envidados
esforços da DOF e da gestão,
com tratativas junto ao Ministério da Economia, para a retirada
dessa situação de sobrestamento das Contas anteriores e para a deliberação das Demonstrações Contábeis referentes ao exercício de 2018, com resultado exitoso e
aprovação pela Assembleia Geral. Em
seguida, foram apresentados os principais valores registrados nas
Demonstrações do Resultado, no Balanço Patrimonial, com
explicações sobre as contas que apresentaram variações percentuais mais
significativas. Ponderou-se que muitas dessas variações estão relacionadas à
adequação e ao refinamento dos registros representados nas Demonstrações
Contábeis. Foram apresentadas também as representações gráficas correspondentes à evolução, no período de 2015 a 2019, dos seguintes
grupos: lucro/prejuízo; receitas (contratos SUS e subvenções); despesas operacionais; despesas com pessoal; quadro de empregados; e gestão Ebserh-HU, que indica
as unidades hospitalares com execução orçamentária e financeira
na UG Ebserh. Pontuou-se, ainda, sobre
os registros efetuados na
Demonstração do Fluxo de Caixa, na Demonstração do Valor Adicionado
e na Demonstração Consolidada das Mutações do Patrimônio Líquido, em
conformidade com a legislação
vigente aplicável à Ebserh.
- Diante
de alguns valores consignados nos
demonstrativos apresentados, o Conselheiro representante dos empregados propôs que seja realizado estudo de viabilidade
para se averiguar
a possibilidade de se ter plano de saúde próprio da Ebserh.
- Em atenção ao disposto
no art. 47, incisos IV e VII, assim como no art.
66, inciso II, do Estatuto
Social da Ebserh, foi aprovado, por unanimidade dos membros do Conselho de Administração (CA) e do Conselho Fiscal (CF), o encaminhamento das Demonstrações Contábeis Consolidadas
referentes ao exercício de 2019, juntamente
com o Relatório Integrado 2019, item 1 da pauta, para
análise e deliberação da
Assembleia Geral. Editados a Manifestação do CA e o Parecer do CF, assinados por todos os Conselheiros presentes, referentes à presente deliberação, consignando-se, no documento do CF, que o colegiado é favorável
à destinação do resultado
do exercício de 2019 para
a conta Prejuízos Acumulados
no Patrimônio Líquido, conforme apresentado pela DOF.
3) Processo 23477.001447/2020-57. A Auditoria Interna fez apresentação dos principais pontos constantes no Relatório Anual de
Atividades de Auditoria
Interna (RAINT)
2019, em conformidade com
o que dispõe a Instrução Normativa
da Controladoria-Geral da União
(IN/CGU) nº 9, de 9 de outubro de 2018. Foram apresentados
os quantitativos dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2019, bem como o balanço das
recomendações emitidas e
implementadas. Foram apresentados
também os principais achados e as
boas práticas identificadas decorrentes das
avaliações do Plano Anual de Atividades da
Auditoria Interna (PAINT) realizadas em 2019. Pontuou-se que, além das
ações inicialmente definidas no PAINT, a Auditoria Interna atuou em diversos trabalhos extra-PAINT, em atendimento a demandas do TCU, do Ministério
Público Federal, do Conselho Fiscal,
da Presidência e da Vice- Presidência da Ebserh. A Auditoria Interna fez menção positiva à atuação das áreas da Administração Central
da Empresa, pelos avanços
alcançados no atendimento
dos apontamentos registrados no módulo
Auditoria, do Sistema de Informações Gerenciais (SIG)
da Ebserh, conforme consta
nos resultados do Plano de Providências
Permanente (PPP) da Sede. Na sequência,
mostrou-se a evolução do balanço do PPP dos HUs da Rede Ebserh. No que tange aos principais achados
e às boas práticas identificadas durante os trabalhos desenvolvidos em 2019, foram mencionadas as filiais em que elas ocorreram, tendo sido
abordados os seguintes temas:
folha de pagamento; almoxarifado; sustentabilidade hospitalar; insumos e medicamentos; manutenção
e apoio; serviços de hotelaria; sistema
contábil; e Rehuf.
- Com relação ao PPP, o Conselheiro
representante dos empregados da Ebserh cumprimentou as áreas da Sede,
especialmente a Presidência e a
DVPE, pelo cumprimento da totalidade dos
apontamentos que constavam no módulo Auditoria,
do SIG-Ebserh. Na sequência, fez questionamentos sobre a apresentação do RAINT 2019,
os quais foram respondidos pela Auditoria Interna.
- Em seguida, o Comitê de Auditoria
(Coaud) informou sobre
sua análise do RAINT 2019, conforme manifestação nos autos do
processo em questão, tendo sido verificado o atingimento dos objetivos
gerais concernentes às atividades da Auditoria Interna, no exercício de 2019, com a comprovação da realização de avaliação
quantitativa das ações de controle, bem como das atividades de monitoramento das recomendações, o que contribuiu para o alcance dos objetivos
organizacionais paralelamente à proteção da alta administração da Empresa. Como sugestão de implementação de melhorias à área, o Coaud apontou que a adoção do
Modelo IA-CM (International
Audit–Capability Model) pode contribuir
para avanços qualitativos nas atividades auditoriais, considerando o porte e a estrutura da
Ebserh. Esse modelo, desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA)
do Brasil, está voltado ao aperfeiçoamento das ações
de controle, com a agregação de ações consultivas e a realização
periódica de tarefas de revisão individual da qualidade dos trabalhos, bem como do
desempenho individual dos auditores, com o propósito de
agregar cada vez mais valor à gestão. Ademais, sua adoção é
recomendada pela CGU e pelo Conselho
Nacional de Controle Interno (Conaci).
Nesse sentido, informou-se que o Coaud pretende realizar a avaliação
dos trabalhos de auditoria referentes
ao exercício de 2020, com enfoque
nos aspectos relativos à revisão da qualidade e da verificação do
desempenho individual dos profissionais de Auditoria, o que foi
corroborado pelo Conselho de Administração. Finalizando, o
Coaud destacou as questões consignadas, no RAINT
2019, que indicam problemas que devem ser devidamente apurados.
- O Presidente da Ebserh e o Presidente
do CA agradeceram pela contribuição do Coaud, bem como pela atuação do comitê.
- Em atenção ao disposto no
art. 47, inciso XVIII, bem como no art. 66, inciso IX, do Estatuto Social da Ebserh,
os membros do CA e do CF aprovaram, por
unanimidade, o RAINT 2019.
Editada a Resolução nº 104/2020 do Conselho de Administração,
referente à presente deliberação.
ENCERRAMENTO:
Nada mais havendo a tratar,
o Presidente do Conselho de Administração agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral, lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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