Reunião 101ª do Conselho de Administração da EBSERH (março 2020)
Ata da 101ª Reunião do Conselho de Administração
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 19 de março de 2020, às 12:00 horas, na Sala da
Presidência da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),
localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate,
Torre C, 3 o andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); Adalton Rocha de Matos, representante do MEC;
e em
participação por videoconferência, Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente
da Ebserh; Marizete Almeida Silva, representante do Ministério da Saúde (MS);
Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da Associação Nacional
das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e Manoel Bastos Freire
Junior, representante dos empregados da Ebserh. Registrada a ausência
justificada do Conselheiro representante do MS, Erno Harzheim.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Alessandro
Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico; Adriano Augusto de Souza, Auditor
Geral. Foram convocados à reunião, nos itens pertinentes, Eduardo Chaves
Vieira, Diretor Vice-Presidente Executivo; Rodrigo Augusto Barbosa, Diretor de
Gestão de Pessoas; Leandro Ambrosio Costa, Coordenador de Estratégia e
Inovação, da Diretoria Vice-Presidência Executiva (DVPE). E, na secretaria dos
trabalhos, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral.
IV.
PAUTA:
1) Aprovação da ata da
99ª reunião;
2) Referendo à
autorização de afastamento administrativo do Presidente da Ebserh, no período
de 17 a 22 de março de 2020, para cumprir quarentena de 7 (sete) dias;
3) Processo
23477.001195/2020-66: Proposta de remuneração dos Administradores (membros da
Diretoria Executiva e do Conselho de Administração), dos Conselheiros Fiscais e
dos membros do Coaud, para o período de abril de 2020 a março de 2021;
4) Processo 23477.011072/2019-08:
Informe sobre a proposta de alteração dos organogramas
da Rede Ebserh.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1)
Aprovada, por unanimidade, a ata da 99ª
reunião, que será assinada eletronicamente, no Sistema Eletrônico de
Informações (SEI) da Ebserh.
2)
Em atenção ao que dispõe o art. 47, inciso XXIV, do Estatuto Social da Ebserh,
foi referendada, por
unanimidade, a autorização de
afastamento administrativo do Presidente da Ebserh, no período de 17 a 22 de
março de 2020, para cumprir quarentena de 7 (sete) dias ou até que fossem
publicadas, pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), as normas
regulamentadoras do teletrabalho no âmbito da Empresa, o que ocorreu, em 18 de
março de 2020, com a publicação da Instrução Normativa-DGP nº 01/2020, no
Boletim de Serviço nº 783. A quarentena decorreu do retorno do Presidente da
Ebserh de viagem ao exterior, no dia 15 de março passado, considerando as
orientações do MS, expedidas em diversos documentos, relativas às medidas de
prevenção contra a transmissibilidade do Coronavírus (Covid-19), bem como a
avaliação do Diretor de Atenção à Saúde da Empresa.
3)
Processo 23477.001195/2020-66. A DGP informou que se trata de processo
referente à proposta de remuneração dos
membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho
Fiscal e do Comitê de Auditoria, para o período de abril de 2020 a março de
2021, em conformidade com as orientações da Secretaria de Coordenação e
Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia (SEST-ME). Com base
nessas orientações, as informações foram sistematizadas em planilhas
padronizadas pela SEST, sem reajuste dos honorários, tal como encaminhado na
proposta anterior, de modo que os valores estão previstos na Lei Orçamentária
Anual (LOA) 2020. O valor total da proposta é de R$ 4.028.914,67 (quatro
milhões, vinte e oito mil, novecentos e quatorze reais e sessenta e sete
centavos). Em atenção ao disposto no art. 11, inciso VII, a competência para a
aprovação é da Assembleia Geral, sendo a proposta apreciada, anteriormente, no
âmbito da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração.
- Aprovado, por
unanimidade, o encaminhamento à Assembleia Geral, para análise e deliberação,
da proposta de remuneração dos membros da Diretoria Executiva, do Conselho de
Administração, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Ebserh, para o
período de abril de 2020 a março de 2021. Editada a Resolução nº 105/2020 do
Conselho de Administração, referente à presente deliberação.
4)
Processo 23477.011072/2019-08. A DVPE fez informe referente à proposta de alteração dos organogramas da
Rede Ebserh, para subsidiar posterior deliberação do Conselho de
Administração sobre a matéria. Informou que, com a experiência adquirida após
mais de um ano à frente da gestão da Empresa, foi identificada a necessidade de
ajustes nos organogramas tanto da Administração Central quanto dos Hospitais
Universitários (HUs) da Rede. Em seguida, a DVPE explicou as alterações
propostas, dentre as quais está a necessidade de reposicionamento da área de ensino e pesquisa, no âmbito da
estrutura da Administração Central, haja vista que a atual configuração não
representa adequadamente o posicionamento institucional que deve ser atribuído
à área. Para esse arranjo institucional, propõe-se a incorporação das
coordenadorias que, atualmente, tratam de ensino e pesquisa à Diretoria de
Atenção à Saúde (DAS), que passará a ser denominada Diretoria de Ensino,
Pesquisa e Atenção à Saúde. Salientou-se que tal mudança obedece ao
quantitativo de Diretorias estabelecido no Estatuto Social da Ebserh. Outras
alterações da estrutura organizacional da Administração Central da Empresa,
constantes da proposta em questão, são as seguintes: criação de uma
coordenadoria e de um serviço de gestão
de estoques, com o objetivo de aprimorar e reforçar estruturas de controle
e uso racional de recursos, em conformidade com apontamentos sobre o assunto
advindos dos órgãos de controle; criação de um serviço de compras centralizadas, com vistas a potencializar ganhos operacionais
na Rede; criação de um serviço de saúde
digital, na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), como oportunidade
de alinhamento à estratégia de Saúde Digital Nacional, bem como pela
necessidade de apoiar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
na Rede Ebserh; criação da Chefia de Gabinete da Vice-Presidência, em
conformidade com previsão regimental, e de assessoria para a Consultoria
Jurídica. Com relação aos HUs filiais,
destacou- se que a proposta contempla 4
(quatro) arquétipos de organogramas, com vistas a aprimorar a gestão a
partir do controle de estruturas padronizadas, o que irá contribuir,
sobremaneira, para o estabelecimento de diretrizes e de processos que tragam
maior integração da Rede Ebserh. Esses arquétipos foram elaborados com
fundamento em um trabalho de alteração da tipificação dessas unidades hospitalares, com critérios pré-
estabelecidos, que constituíram o Índice de Complexidade Estrutural, o qual
indica o grau de complexidade da infraestrutura física e tecnológica instalada
em operação nos HUs. Ademais, informou-se que a presente proposta de
reordenamento dos organogramas dos HUs foi estruturada considerando as
contribuições das Diretorias da Administração Central e dos HUs da Rede, com
base nas quais foi acrescida a possibilidade de flexibilização para a definição de setores e de unidades assistenciais,
com o respaldo da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) da unidade hospitalar, uma
vez que o perfil assistencial de cada hospital é definido a partir das
características da rede local de atenção à saúde, o que tornaria inviável a padronização da estrutura
organizacional da GAS. Prosseguindo, informou-se que foram definidas também as
estruturas específicas para os complexos hospitalares, considerando suas particularidades,
sendo que a Ebserh conta, atualmente, em sua Rede, com os seguintes: Complexo
Hospitalar de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR); Complexo
Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC); e Complexo Hospitalar da
Universidade Federal do Pará (CH-UFPA). Ressaltou-se que a implementação da
alteração da estrutura organizacional da Rede Ebserh não requer qualquer aporte adicional de recursos orçamentários,
sendo, ao contrário, uma proposta que resulta em saldo positivo para a Empresa,
haja vista que, para as adequações da Administração Central, é necessário o
montante de R$ 166.931,70 (cento e sessenta e seis mil, novecentos e trinta e
um reais e setenta centavos) mensais, enquanto as alterações propostas para os
HUs da Rede resultam em um saldo positivo no valor de R$ 429.640,70
(quatrocentos e vinte e nove mil, seiscentos e quarenta reais e setenta
centavos). Ou seja, o arranjo institucional proposto resultará em uma economia
na ordem de R$ 262.709,00 (duzentos e sessenta e dois mil, setecentos e nove
reais) mensais ou R$ 3.152.508,00 (três milhões, cento e cinquenta e dois mil,
quinhentos e oito reais) por ano. Lembrou-se, ainda, por oportuno, sobre o
pleito anteriormente encaminhado à SEST- ME referente à unificação do quadro de
pessoal da Rede Ebserh, o qual, juntamente com a presente proposta de
reordenamento dos organogramas, irá possibilitar a otimização de processos e
projetos, além da melhor distribuição de recursos humanos na Rede. Finalizando,
comentou-se que foram realizadas tratativas sobre o assunto com a SEST e que a
execução da proposta em epígrafe, a qual está em conformidade com a Estratégia
Organizacional, ocorrerá de forma segura e ordenada, sem prejuízo às atividades
desenvolvidas nos HUs, com um cronograma que considere a dimensão e a
complexidade da Rede Ebserh.
- A Conselheira
representante da Andifes propôs que a proposta de reordenamento da estrutura
organizacional da Rede Ebserh seja compartilhada com os reitores da Andifes, o
que recebeu a concordância da gestão da Empresa.
- O Conselheiro
representante dos empregados cumprimentou pelo trabalho realizado para
estruturar a proposta de alteração dos organogramas da Rede Ebserh,
considerando a expressiva economia decorrente do processo. Solicitou que a
apresentação feita pela DVPE seja encaminhada aos Conselheiros, o que será
providenciado após a reunião.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, Secretária- Geral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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