Transtornos mentais relacionados ao trabalho – ATENÇÃO

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho, um mal invisível e silencioso, vêm sendo detectados há anos pela Previdência Social como causa de afastamento do trabalho.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020, mais de 576 mil pessoas receberam auxílio-doença ou foram aposentadas por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais.

A crise provocada pela pandemia da Covid19 colaborou significativamente para esse número alarmante. O mundo foi afetado e o impacto na saúde mental das pessoas é cada vez mais evidente.

Os dados demonstram que os problemas mentais decorrentes da pandemia deverão ser enfrentados em conjunto por empresas e trabalhadores.

Nos ambientes de trabalho, promover a saúde mental é um desafio. Dar valor aos sinais e sintomas como desânimo, fadiga, tensão muscular, distúrbios do sono e irritabilidade é muito importante.

Combater o "silêncio" dentro das organizações, conversar com os colegas sobre o sofrimento vivenciado também é fundamental. Empresas precisam propiciar condições aos empregados que necessitem de auxílio.

Por outro lado, é importante ficar atento às situações de trabalho em que haja mais sinais de problemas e, a partir daí, implementar medidas que contribuam para o trabalho saudável.

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (07/04), te convidamos a participar da construção de ambientes de trabalho mais seguros. Em conjunto. Uma campanha pela valorização da saúde mental no ambiente de trabalho.

Fonte: Aqui








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas de Riscos do HUPAA - SOST/CIPA

Regimento Interno da COMISSÃO DE ÉTICA da EBSERH

HORÁRIOS de trabalho permitidos nos HU’s da rede EBSERH

Considerações legais acerca dos cálculos das Escalas de Trabalho da EBSERH

Estatuto Social da EBSERH 2: Conselho de Administração

Questionário de Avaliação do Empregado EBSERH

Estatuto Social da EBSERH 1: Assembléia Geral

Perguntas e respostas 1: Férias na EBSERH