Atividades de relevância na Ebserh (orientação sobre acidente de trabalho)
Profissionais que
atuam em instituições de saúde estão expostos a diversos riscos ocupacionais e
o correto cumprimento do fluxo deve ser seguido todas as vezes que um acidente
de trabalho ocorrer. Pensando nisso, a Comissão Interna de Prevenção de
Acidentes de Trabalho (Cipa) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh/MEC) está buscando,
pela tecnologia, uma forma de orientar os empregados e servidores da
instituição a como proceder diante de uma ocorrência. Assim, lançou duas
ferramentas: QR Code com direcionamento para fluxos de acidentes de trabalho e assistente
virtual.
“A partir da ideia
trazida pela colega Valéria Besarria, membro suplente da Cipa, foi desenvolvido
um chatbot que orienta a pessoa sobre o que fazer caso sofra um acidente de
trabalho”, conta Douglas Vidal, técnico de segurança do trabalho e secretário
da Cipa.
As orientações
também serão reforçadas por meio de um QR Code a ser divulgado em canais
internos de comunicação, como aplicativos de mensagens, e-mail e cartazes
afixados pelo hospital. Com a leitura do QR Code com a câmera do celular, o
usuário é direcionado para uma seção no site institucional, tendo acesso aos
fluxogramas de acidentes de trabalho.
Para Douglas Vidal,
a subnotificação de acidentes de trabalhos no HULW foi um dos motivos que
fizeram a Cipa buscar novas formas de divulgação sobre esse tipo de ocorrência.
Dessa forma, os acidentes ocorrem, mas como o fluxo correto não é seguido, os
relatórios não chegam ao Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho
(Sost).
“É importante que
os fluxos sejam cumpridos porque, quando o relatório chega ao Sost, é iniciada
uma investigação, cujo objetivo é justamente evitar que outros acidentes
semelhantes ocorram”, afirma o secretário da Cipa, reforçando que a comissão
sempre realiza ações de conscientização e orientação com os colaboradores do
HULW.
INTERAÇÃO
COM A ASSISTENTE VIRTUAL
Ao se comunicar com
o robô virtual, que
está disponível no site do HULW-UFPB, o colaborador
deve digitar “oi” ou “olá”, para que a conversa seja iniciada. Em seguida, o
robozinho oferece opções de conteúdo:
1. Fluxograma para acidentes do
trabalho com exposição a material biológico;
2. Fluxograma para acidentes do
trabalho sem exposição a material biológico;
3. Fluxograma para entidades
mórbidas;
4. Fluxograma para acidente sofrido
fora do local e horário de trabalho.
A partir daí, o
diálogo virtual continua, com o assistente virtual fornecendo as informações
necessárias, conforme o fluxo específico para a situação.
“Para facilitar o uso do assistente
virtual, o colaborador também pode acessar o chatbot no site e adicioná-lo à
tela inicial de seu celular. Assim, as orientações estarão sempre à mão”,
esclarece Douglas Vidal.
FONTE: intranetebserh
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