Reunião 108ª do Conselho de Administração da EBSERH (agosto 2020)
ATA DA 108ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 28 de agosto de 2020, às 9:30 horas, em reunião
eletrônica, realizada por videoconferência, e com representantes da Empresa
Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na Sala dos Conselhos da Empresa,
localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade
Corporate, Torre C, 3º andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal. ]
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, com a participação dos membros
do Conselho de Administração (CA): Adalton Rocha de Matos, Presidente
Substituto do CA, representante do Ministério da Educação (MEC); Oswaldo de
Jesus Ferreira, Presidente da Ebserh; Erno Harzheim, representante do
Ministério da Saúde (MS); Diego Penna Moreira, representante do Ministério da
Economia (ME); Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da
Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e
Manoel Bastos Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh.
Registradas as ausências justificadas do Presidente do Conselho de
Administração, Djaci Vieira de Sousa, representante do MEC, e da Conselheira
Marizete Almeida Silva, representante do MS.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Alessandro
Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico, que participou por
videoconferência; Adriano Augusto de Souza, Auditor Geral. Foram convocados à
reunião, nos itens pertinentes, Eduardo Chaves Vieira, Diretor Vice-Presidente
Executivo; Leandro Ambrosio Costa, Coordenador de Estratégia e Inovação, da
Diretoria Vice-Presidência Executiva (DVPE); Francisco Ítalo Lopes França,
Chefe de Serviço de Gestão de Projetos, da DVPE; Rodrigo Amâncio Briozo,
Assessor da DVPE; Iara Ferreira Pinheiro, Diretora de Orçamento e Finanças;
Waslei José da Silva, Coordenador de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de
Orçamento e Finanças (DOF); Renata Rejane de Castro Del Fiaco,
Corregedora-Geral; e os membros do Comitê de Auditoria (Coaud) da Ebserh, Lúcio
Carlos de Pinho Filho, Presidente do Comitê; João Batista de Souza Machado e
Jackeline Viana da Costa. E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi Ueda,
Secretária-Geral.
IV. PAUTA:
1)
Aprovação da ata da 107ª reunião;
2)
Referendo ao usufruto de férias do Presidente da Ebserh;
3)
Processo 23477.007077/2020-61: Nomeação e exoneração do titular da Assessoria
de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos;
4)
Processo 23477.003961/2020-27: Relatório do desempenho
da Estratégia Organizacional do 2º quadrimestre de 2020;
5)
Status do Protocolo de Intenções firmado entre a Ebserh e a Universidade
Federal do Amapá (Unifap), para a gestão do futuro hospital universitário;
6)
Processo 23477.006240/2020-79: Demonstrações Contábeis
e Financeiras do 1º trimestre de 2020;
7)
Processo 23477.005566/2020-89: Relatório de atividades
da Corregedoria-Geral, referente ao 1º quadrimestre de 2020; e
8)
Informes.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1)
Aprovada, por unanimidade, a ata da 107ª reunião do Conselho de Administração,
a qual será assinada eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações
(SEI) da Ebserh.
2)
Em atenção ao disposto no art, 47, inciso XXIV, do Estatuto Social, o
Presidente do Conselho de Administração aprovou, ad referendum, o usufruto de
férias do Presidente da Ebserh, general Oswaldo de Jesus Ferreira, no período
de 10 a 14 de agosto de 2020, tendo sido a aprovação referendada, por
unanimidade, com base no que dispõe o art. 9º, parágrafo quarto, do Regimento
Interno vigente.
3)
Processo 23477.007077/2020-61. Explicou-se que se trata da proposta de nomeação
e exoneração do titular da Assessoria de Conformidade, Controle Interno e
Gerenciamento de Riscos (ACIGR), em conformidade com o que estabelece a
Resolução nº 21, de 18 de janeiro de 2018, da Comissão Interministerial de
Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União
(CGPAR), do Ministério da Economia, que, em seu art. 1º, inciso III, dispõe
que, nas empresas estatais federais, o titular da área de gestão de riscos será
nomeado e destituído pelo Conselho de Administração. A proposta resulta da
necessidade de reestruturação da área, considerando as diversas atribuições
elencadas no Estatuto Social, assim como a imprescindibilidade de proposição de
políticas de controle interno, de conformidade e de riscos na Rede Ebserh,
considerando a Administração Central e os Hospitais Universitários (HUs)
filiais. A reestruturação da ACIGR é relevante para reforçar o corpo técnico
com conhecimento e experiência nos assuntos atinentes à área, de forma que os
princípios de compliance se efetivem em ações mais concretas. - Aprovada, por
unanimidade, a nomeação de José Arnon dos Santos Guerra, para o cargo de
Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos, da
Presidência, em substituição a Juliana Pascualote Lemos de Almeida,
determinando-se à Diretoria de Gestão de Pessoas a adoção das providências
pertinentes. Editada a Resolução nº 117/2020 do Conselho de Administração
referente à presente deliberação.
4)
Processo 23477.003961/2020-27. Em atenção ao fluxo estabelecido anteriormente
com o Conselho de Administração, a Coordenadoria de Estratégia e Inovação
(CEI-DVPE) apresentou o relatório do desempenho da Estratégia Organizacional
referente ao segundo quadrimestre de 2020. Informou, primeiramente, sobre as
ações realizadas no período, que envolveram o recebimento e a análise de 31
(trinta e uma) solicitações de replanejamento de projetos das áreas
responsáveis quanto ao alinhamento da estratégia e conformidade metodológica.
Isto posto, com base nos dados obtidos junto aos gerentes de projetos e às
respectivas equipes, bem como nos registros constantes no portal do Project
Online, até a data de 14 de agosto de 2020, informou-se sobre a atual situação
dos projetos estratégicos, os quais são continuamente monitorados, a saber: 12
(doze) projetos estão dentro do prazo; 2 (dois) estão com prazo comprometido; 6
(seis) projetos estão com atraso crítico; e 2 (dois) estão sem informação
atualizada. Na sequência, mostrou-se a relação dos projetos estratégicos prioritários,
com os dados relativos aos respectivos percentuais de conclusão, e,
finalizando, foram apontados os próximos passos e os principais pontos de
atenção sobre o assunto, quais sejam: avançar nas discussões sobre
replanejamento dos projetos do portfólio estratégico; encaminhar a proposta de
replanejamento para apreciação e deliberação do Conselho de Administração; dar
apoio aos HUs no desdobramento da Estratégia, com a elaboração dos Planos
Diretores Estratégicos (PDEs); e recomendar às áreas responsáveis que sejam
apresentadas, expressamente, as contribuições dos HUs para os indicadores, as
metas e os projetos estratégicos, com vistas a orientá-los no desdobramento da
Estratégia da Rede em âmbito local, conforme estabelece o Guia de Desdobramento
da Estratégia apresentado na 107ª reunião do Conselho de Administração. - O
Conselheiro representante do ME solicitou informações mais detalhadas a
respeito da proposta de central de compras, conforme consta no projeto
prioritário ‘implementação de modelo de compras centralizadas da Rede’. A
CEI-DVPE respondeu que a solicitação será encaminhada à área responsável – a
Diretoria de Administração e Infraestrutura – para apresentação de informe ao
Conselho de Administração.
-
O Presidente da Ebserh reforçou o apontamento do Conselheiro representante do
ME, destacando que os projetos prioritários são acompanhados, de forma mais
direta, pela Diretoria Executiva, para monitoramento da evolução do andamento
desses projetos. - O Conselheiro representante dos empregados cumprimentou a
DVPE pela apresentação e indagou a respeito do andamento dos seguintes projetos
prioritários: implementação de metodologia de monitoramento das receitas e
despesas dos hospitais; implantação do portal de boas práticas; e instituição
de programa de capacitação da Rede Ebserh. A CEI-DVPE informou, no que diz
respeito ao monitoramento das receitas e despesas dos hospitais, que a
Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) desenvolveu os painéis em que constam
informações orçamentárias e financeiras que permitem esse acompanhamento, além
de outras questões relevantes atinentes à área. Com relação ao portal de boas
práticas, explicou que está sendo avaliada uma proposta de replanejamento do
projeto para se desenvolver um modelo de gestão do conhecimento, com o apoio de
organismo internacional. Nesse sentido, pontuou que foi iniciada pesquisa em
todos os HUs filiais, com o propósito de avaliar o grau de maturidade de gestão
do conhecimento da Rede, de modo que as ações a serem implementadas contribuam
para a evolução do nível de maturidade das unidades hospitalares. E sobre o
programa de capacitação, a CEI-DVPE informou que o projeto teve revisão, para
ampliação de escopo, e deverá passar pelo desenvolvimento de trilhas de
aprendizagem, com a definição das competências das áreas e dos profissionais –
neste caso, a trilha estabeleceria a trajetória a ser percorrida para o desenvolvimento
no âmbito da Ebserh.
5)
A DVPE apresentou informações sobre o status do Protocolo de Intenções firmado
entre a Ebserh e a Unifap, para a gestão do futuro HU. Lembrou, primeiramente,
do histórico do assunto, com a celebração do Protocolo de Intenções, em 5 de
fevereiro de 2020, em que estão estabelecidas as responsabilidades das partes
com vistas à posterior assinatura de contrato de gestão do HU-Unifap. O prazo
de vigência do citado Protocolo de Intenções é de 180 (cento e oitenta) dias,
tendo se encerrado no início do corrente mês de agosto, contudo, em virtude das
pendências na execução de ações previstas no documento, fez-se necessário
prorrogar o prazo, por igual período. O Termo Aditivo referente à prorrogação
foi analisado pela Consultoria Jurídica (Conjur), que recomendou, dentre
outros, que fosse dada ciência ao Conselho de Administração, motivo pelo qual a
matéria foi pautada na presente reunião. Com relação à parte de pessoal para o
HU-Unifap, em fevereiro passado, a Secretaria de Coordenação e Governança das
Empresas Estatais (Sest-ME) autorizou o quadro de pessoal para o hospital,
contudo, sem atender ao quantitativo solicitado pela Ebserh, o qual foi
definido com base no trabalho de dimensionamento de serviços assistenciais
propostos para o HU. Por esse motivo, no mês de maio passado, foi encaminhado à
Sest-ME pedido de reconsideração em relação ao quadro de pessoal autorizado.
Informou que, neste momento, portanto, a Ebserh aguarda manifestação do ME
quanto ao citado pleito. Da parte da Unifap, pontuou que constam as seguintes
pendências: atraso nas adequações da obra para o atendimento do perfil
assistencial proposto para o HU, conforme solicitado pela Ebserh; atraso na
aquisição de equipamentos médicos; e atraso na entrega da obra, em virtude de
adequações estruturais em andamento, assim como pelo fato de o Estado do Amapá
estar utilizando parte do prédio para atendimentos relativos à pandemia de
Covid-189. Soma-se a esse contexto a situação de emergência de saúde pública de
importância internacional decorrente da pandemia de Covid19, bem como a edição
da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, publicada no Diário Oficial
da União (DOU) de 28 de maio de 2020, que estabelece o Programa Federativo de
Enfrentamento ao Coronavírus SARS-Cov-2 (Covid-19).
6)
Processo 23477.006240/2020-79. Em atenção ao disposto no art. 47, inciso XIII,
do Estatuto Social da Ebserh, a DOF apresentou ao Conselho de Administração as
Demonstrações Contábeis e Financeiras do 1º (primeiro) trimestre de 2020,
assunto já apresentado à Diretoria Executiva, ao Comitê de Auditoria e ao
Conselho Fiscal, em conformidade com o que dispõem o art. 57, inciso IX; o art.
66, inciso VI; e o art. 81, incisos III e IV, do Estatuto Social da Empresa.
Lembrou, primeiramente, sobre a suspensão, no mês de abril passado, por decisão
judicial, do Pregão referente à nova contratação de empresa de auditoria independente,
o que levou à prorrogação do contrato com a empresa Russell Bedford. Após a
assinatura do Termo Aditivo, em 22 de maio de 2020, deu-se início aos trabalhos
em 3 de junho, em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, tendo alguns
membros da equipe de auditoria independente sido acometidos pelo vírus, de modo
que os demonstrativos foram concluídos somente em 13 de agosto de 2020. Em
complemento, mostrou-se, ainda, a relação de 28 (vinte e oito) solicitações dos
auditores externos, as quais demandaram informações das Diretorias da
Administração Central e dos HUs da Rede Ebserh. Em seguida, a DOF informou
sobre o teor do relatório dos auditores independentes, em que consta a
conclusão de que as informações contábeis intermediárias foram elaboradas, em todos
os aspectos relevantes, em conformidade com a legislação e os normativos
aplicáveis vigentes. Apresentou-se a comparação dos relatórios dos auditores
externos sobre os demonstrativos do 1º (primeiro) trimestre dos anos de 2018,
2019 e 2020, não havendo no corrente exercício, diferentemente dos anos
anteriores, qualquer ressalva da auditoria independente – que adota o parâmetro
de contabilidade internacional na ordem de 5% (cinco por cento) de divergência
para o registro de ressalvas. Na sequência, apresentou-se também a comparação
dos relatórios da Auditoria Interna sobre os demonstrativos do 1º (primeiro)
trimestre dos mesmos anos (2018, 2019 e 2020), tendo sido consignados, neste
ano, achados relacionados aos controles internos de estoques e gerenciamento de
bens patrimoniais (depreciação), pontuando-se que a Auditoria Interna utiliza o
parâmetro adotado pelo TCU, de 1% (um por cento) de divergência contábil, para
o registro dos seus achados. Prosseguindo, foram apresentados os principais
valores registrados nas Demonstrações do Resultado e no Balanço Patrimonial,
com explicações sobre as contas que tiveram variações percentuais mais
significativas. Ponderou-se que muitas dessas variações estão relacionadas à
adequação e ao aprimoramento dos registros representados nos demonstrativos,
principalmente com relação à alteração estrutural que ocorreu na forma de
contabilização da receita SUS dos HUs da Rede Ebserh. A DOF explicou que se
trata de técnica contábil utilizada para realizar esse registro, adotada após
ter sido feito benchmarking em outros órgãos públicos, como o Hospital de
Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), e com
alinhamento junto ao Tesouro Nacional, do Ministério da Economia. Finalizando,
foram apresentadas também as representações gráficas correspondentes à
evolução, no período de 2016 a 2020, dos seguintes grupos: lucro/prejuízo;
receitas; despesas operacionais; despesas com pessoal; quadro de empregados; e
gestão Ebserh-HU – este último com as unidades hospitalares que atuam com
execução orçamentária e financeira na unidade gestora (UG) da Ebserh.
-
O Presidente do Coaud destacou que o processo referente às Demonstrações
Contábeis e Financeiras do primeiro trimestre de 2020, devidamente instruído
com a documentação pertinente, foi encaminhado tempestivamente para apreciação
do Comitê, cuja manifestação foi incluída nos autos, favoravelmente à análise
da matéria pelo Conselho de Administração. Em seguida, cumprimentou, por
oportuno, o trabalho realizado pela DOF, pela Auditoria Interna e pela
auditoria independente.
-
O Conselheiro representante dos empregados cumprimentou a DOF pelo painel de
gestão em que constam informações orçamentárias e financeiras da Rede Ebserh, o
que foi corroborado pelos demais membros do Conselho de Administração.
7)
Processo 23477.005566/2020-89. A Corregedoria-Geral apresentou o relatório de
atividades da área, referente ao primeiro quadrimestre de 2020, cuja atuação
foi pautada tendo como base os seguintes pontos fundamentais: a Norma
Operacional de Controle Disciplinar (NOCD); o acompanhamento e as orientações
às comissões de apuração de procedimentos disciplinares; o monitoramento dos
processos disciplinares por meio do sistema informatizado e-COR; e a
capacitação sobre a NOCD, em curso virtual disponibilizado na plataforma Escola
Ebserh de Educação Corporativa (3EC). Em seguida, mostrou gráfico comparativo
com o histórico dos quantitativos de penalidades aplicadas, de procedimentos
correcionais instaurados e de unidades hospitalares que instauraram
procedimentos correcionais por ano, no período de 2015 a 2019. Nesse gráfico,
se verifica um crescimento significativo, por exemplo, de procedimentos
correcionais instaurados, que passaram de 176 (cento e setenta e seis), em
2016, para 487 (quatrocentos e oitenta e sete), em 2019. Com relação a esses
procedimentos, mostrou-se, ainda, o gráfico comparativo do último quadrimestre
de 2019 com o primeiro quadrimestre de 2020, em que se observa o aumento
percentual de Investigações Preliminares (IPs) realizadas e de instaurações de
processos administrativos sancionadores (PAS). Por outro lado, houve registro
de redução no número de ritos sumários realizados, na comparação entre os dois
períodos. A Corregedoria-Geral verificou, ainda, nesses períodos
quadrimestrais, que 29 (vinte e nove) unidades hospitalares da Rede Ebserh
instauraram procedimentos correcionais, o que indica que tem havido observância
ao disposto na NOCD, cuja importância tem sido ressaltada junto às governanças
dos HUs filiais. Demonstrou-se também o comparativo entre a quantidade de
penalidades aplicadas, nos dois períodos, dentre advertências, suspensões e
rescisões contratuais de trabalho. No primeiro quadrimestre de 2020,
informou-se que foram celebrados 2 (dois) Termos de Ajustamento de Conduta
(TACs), enquanto, no último quadrimestre de 2019, foram 6 (seis). A
Corregedoria salientou, por oportuno, que a utilização desse instrumento, via
de regra, surte o efeito esperado nos empregados, além de haver economia
processual relativa à não instauração de PAS. Com relação à fundamentação dos
procedimentos, os assuntos são indicados com base na classificação estabelecida
pela Controladoria-Geral da União (CGU), razão pela qual há uma grande
incidência de ‘outros’, com percentual na ordem de 59,9% (cinquenta e nove
inteiros e nove décimos percentuais) do total. No que tange aos assuntos
específicos, o maior percentual, de 9,6% (nove inteiros e seis décimos
percentuais) corresponde a ‘ausência/impontualidade’, seguido de ‘erros
procedimentais’, com 9% (nove por cento) do total das fundamentações dos
procedimentos. Finalizando, foram apresentados pontos relativos à revisão da
atuação da Corregedoria-Geral, com vistas a zelar pela probidade funcional na
Ebserh, quais sejam: buscar maior integração com o corpo de empregados, assim como
com os órgãos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (Siscor);
mapear as áreas que apresentam maior fragilidade, para implementar ações
coordenadas de correição; fortalecer parcerias com instâncias internas,
principalmente com a Ouvidoria-Geral, a Comissão de Ética e a Assessoria de
Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos (ACIGR); adotar
medidas com enfoque nas ações preventivas e educativas; reformular a estrutura
normativa e operacional da atividade correcional na Rede Ebserh; e revisar as
competências da área dispostas no Regimento Interno da Empresa. Comentou-se,
por fim, que o relatório em referência foi apresentado em reunião da Diretoria
Executiva.
8)
Informes. - A DVPE apresentou informe ao Conselho de Administração sobre o novo
modelo de Estatuto Social para empresas estatais federais, de maior e de menor
porte, conforme estabelecido pela Sest-ME, em ofício circular encaminhado à
Ebserh. A Sest informou que esse novo modelo tem por objetivo atender
diretrizes e recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), bem como buscar alinhamento às melhores práticas de
governança corporativa adotadas por empresas brasileiras de capital aberto. Na
sequência, foram apresentadas as principais alterações decorrentes do novo
modelo de Estatuto Social, dentre as quais estão as seguintes: todas as
ocorrências que fazem referência à estatal como ‘empresa’ devem ser
substituídas por ‘companhia’; o interesse público que justificou a criação da
empresa estatal deve constar no Estatuto, bem como as atividades consentâneas
com o respectivo objeto social; a Assembleia Geral passaria a ser presidida
pelo Presidente do CA, e não mais pelo Presidente da estatal; o Presidente da
empresa não faria mais parte da composição do CA, assim como nenhum outro
membro da Diretoria Executiva, podendo ser convocado, sem direito a voto. Com
relação às competências do CA, foram destacadas as seguintes: avaliar, a cada
quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro das
participações da companhia ao seu objeto social, devendo, a partir dessa
avaliação, recomendar a sua manutenção, a transferência total ou parcial de
suas atividades para outra estrutura da administração pública ou o
desinvestimento da participação; e aprovar e manter atualizado um plano de
sucessão nãovinculante dos membros do CA e da Diretoria Executiva. O novo
Estatuto deverá dispor também sobre as competências privativas do Presidente do
CA. Sobre as competências do Coaud, consta a previsão de assessoramento ao CA
no monitoramento da qualidade das demonstrações financeiras, dos controles
internos, conformidade, riscos e auditoria interna e independente, no lugar de
‘funções de auditoria e de fiscalização’ sobre a qualidade dessas demonstrações
contábeis. No que tange ao Comitê de Elegibilidade, Indicação e Remuneração
(CEIR), é reforçado seu papel de assessoramento ao CA, sendo acrescidas
atividades relacionadas aos processos de sucessão, remuneração, treinamento dos
Administradores e política de pessoal da companhia, mantendo-se as competências
anteriores relativas aos processos de indicação e avaliação dos
Administradores. Com relação à composição do CEIR, a previsão é de que seja
formado por membros do CA, sem remuneração adicional, ou por membros externos
remunerados, deixando, portanto, de existir a possibilidade de ser composto por
integrantes de comitês ou por empregados da empresa. Informou-se, ainda, que a
Sest-ME, em coordenação com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN),
estabelecerá o cronograma para a adequação dos Estatutos Sociais das empresas
estatais federais de controle direto da União. Prosseguindo, comentou-se que a
Ebserh tem estabelecido contato com a Sest-ME no sentido de se pleitear a
revisão da proposta em epígrafe, quanto à previsão de participação do
Presidente da Empresa na Assembleia Geral e no Conselho de Administração,
destacando seu papel fundamental em prol da integração entre o órgão de
deliberação estratégica (CA) e o órgão executivo (Diretoria Executiva), este
último responsável pela implementação das ações de competência da Ebserh.
Ademais, ressaltou que a participação do Presidente da Empresa como membro do
CA, dada a composição heterogênea do colegiado, é salutar e essencial à
representatividade da gestão nesse Conselho – tal como a previsão do
representante dos empregados da Ebserh, de modo que ambos, representantes da
gestão e dos empregados, em uma configuração singular, dispõem do mesmo poder
de voto. Destarte, o fato de o Presidente da Empresa não estar entre os membros
do CA terá como efeito negativo, dentre outros, um maior distanciamento do
diálogo e dos debates entre a gestão e a representação dos empregados no âmbito
desse órgão colegiado. A DVPE salientou também outras questões decorrentes de
não se ter o Presidente da Ebserh como membro do CA, a saber: prejuízo na
orientação direcionada à Diretoria Executiva (Direx) no que tange à
implementação de políticas, metas e objetivos estabelecidos no âmbito do CA;
distanciamento entre a Direx e o CA, em razão da não participação da gestão nas
deliberações desse Conselho. Finalizando, informou-se que serão encaminhados
aos membros do CA os seguintes documentos: Ofício-Circular recebido da Sest-ME
sobre o assunto; novo modelo de Estatuto Social proposta para as empresas
estatais de grande parte dependentes da União; e apresentação feita pela DVPE
ao CA na presente reunião.
-
A Conselheira representante da Andifes afirmou esperar que a Ebserh logre êxito
no pleito junto à Sest-ME e ponderou se seria pertinente, adicionalmente,
formalizar também uma manifestação do CA à Sest-ME.
-
O Presidente da Ebserh afirmou que prevalecem os cuidados e a preocupação em
relação ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, em nível nacional, assim como
as ações adotadas nos HUs da Rede. Nesse sentido, destacou a contratação
temporária de pessoal para os hospitais, que representa, até o momento, mais de
3.500 (três mil e quinhentos) profissionais para reforçar os atendimentos a
pacientes acometidos pela doença. Neste momento, pontuou que a situação da
região sul do país é mais preocupante.
-
Em atenção às práticas de governança corporativa, registrou-se o envio aos
membros do Conselho de Administração do endereço eletrônico do portal da Ebserh,
em que constam os documentos atualizados referentes às atas da Diretoria
Executiva, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente Substituto do Conselho de Administração
agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen
Tiemi Ueda, Secretária-Geral, lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois
de lida e aprovada, será assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros
presentes e por mim.
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