Reunião 96ª do Conselho de Administração da EBSERH (novembro 2019)
ATA DA 96ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 26 de novembro de 2019, às 15:00 horas, na Sala dos
Conselhos da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),
localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade
Corporate, Torre C, 3 o andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); Adalton Rocha de Matos, também representante do
MEC; Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente da Ebserh; Marizete Almeida Silva,
representante do Ministério da Saúde (MS); e, com participação por
videoconferência, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, representante da
Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e
Manoel Bastos Freire Junior, representante dos empregados da Ebserh.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Michele
Cardoso da Silva, Consultora Jurídica Substituta; Adriano Augusto de Souza,
Auditor Geral. Foram convocados à reunião, nos itens pertinentes, Rodrigo
Augusto Barbosa, Diretor de Gestão de Pessoas; Waslei José da Silva,
Coordenador de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de Orçamento e Finanças
(DOF); Lúcio Carlos de Pinho Filho, Presidente do Comitê de Auditoria (COAUD);
e Jackeline Viana da Costa, membro do COAUD. E, na secretaria dos trabalhos,
Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral.
IV.
PAUTA:
1)
Aprovação da ata da 95ª reunião;
2)
Processo 23477.009293/2019-16: Autorização para o pagamento do efetivo mensal
dos membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho
Fiscal e do Comitê de Auditoria;
3)
Informes;
4)
Apresentação dos painéis de gestão de orçamento;
5)
Reporte do Comitê de Auditoria ao Conselho de Administração.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1)
Aprovada, por unanimidade, a ata da 95ª reunião, que será assinada
eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Ebserh.
2)
Processo 23477.009293/2019-16. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) informou
que, na 7ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 5 de novembro de
2019, foi delegada ao Conselho de Administração (CA) a competência para
autorizar o pagamento efetivo mensal da remuneração de Diretores, Conselheiros
e membros do COAUD, referente ao período de abril de 2019 a março de 2020,
observados os limites global e individual estabelecidos na AGE, cuja
deliberação ocorreu com base em manifestação da Procuradoria-Geral da Fazenda
Nacional, do Ministério da Economia (PGFN-ME) e da Secretaria de Coordenação e
Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia (SEST-ME).
Destarte, a matéria, cuja proposta foi anteriormente deliberada, na 94ª reunião
do Conselho, em 19 de setembro de 2019, foi trazida novamente à pauta do CA.
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Aprovado, por unanimidade, o pagamento do efetivo mensal da remuneração dos
membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho
Fiscal e do COAUD, referente ao período de abril de 2019 a março de 2020,
observados os limites global e individual, conforme deliberação da AGE, em sua
7ª reunião, realizada em 5 de novembro de 2019. Editada a Resolução nº 95/2019
do Conselho de Administração, referente a esta deliberação.
3)
Informes.
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O Presidente do Conselho agradeceu pela colaboração de todos, em razão da
alteração da data da reunião, que estava anteriormente agendada para o dia 27
de novembro, conforme acordado na 95ª reunião do CA.
-
A Conselheira representante da Andifes registrou a ida do Presidente da Ebserh
ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba
(HULWUFPB), no dia 20 de novembro de 2019, pontuando que os gestores e
trabalhadores do hospital ficaram satisfeitos com a visita.
-
O Presidente da Ebserh comentou a respeito do Hospital Universitário da
Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), como um dos grandes desafios para o
próximo ano, até que ocorra a contratação de pessoal e o hospital esteja em
efetivo funcionamento. Informou que houve reunião, por videoconferência, com a
Procuradoria da República do Estado do Amapá para explicações a respeito do
HU-Unifap. Ressaltou que o funcionamento do hospital deverá ocorrer de forma
gradual, conforme as convocações de empregados efetivos do concurso público, em
conformidade com o trabalho preliminar de dimensionamento de pessoal para o HU,
realizado conjuntamente pela DGP e pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da
Ebserh.
-
O Presidente da Empresa afirmou ter verificado avanços significativos
referentes à área de ensino e pesquisa nos HUs da Rede Ebserh que visitou
recentemente. Reforçou ser este o cerne do trabalho da Empresa; nesse sentido,
pontuou a necessidade de coordenar ações da Sede da Ebserh, das Gerências de
Ensino e Pesquisa dos HUs filiais e das universidades federais, com vistas a
aprimorar as condições dos hospitais enquanto campos de prática, sendo
fundamental a atuação em rede.
-
Em atenção às boas práticas de governança corporativa, registrou-se o envio das
últimas atas do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da Ebserh, tendo sido
encaminhadas as atas das reuniões 3ª, 4ª, 5ª e 6ª do COAUD, bem como das
reuniões 73ª e 74ª do Conselho Fiscal.
4)
A Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF) fez apresentação ao CA dos painéis de
gestão de orçamento e finanças, nos quais constam as informações sobre os
seguintes tópicos: i) Panorama Orçamentário da Rede Ebserh, com os grupos de
despesa e as fontes de receita, bem como os valores das despesas empenhadas,
relativas a pessoal, benefícios, sentenças e residência, no período de 2013 a
2019; ii) Indicadores de Execução Orçamentária e Financeira, no âmbito do qual
está o Indicador de Financiamento do Custeio dos Hospitais Universitários
Federais (HUFs), com o gráfico relativo à evolução da participação da Receita
SUS no Custeio dos hospitais, assim como os indicadores detalhados referentes à
execução dos recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos HUFs (Rehuf),
do SUS, de capacitações e demais ações; iii) Execução Orçamentária e
Financeira, com dados sobre o crédito disponível na rede; o processo de
transição de Unidade Gestora (UG) para a Ebserh; a série histórica da execução
da despesa; o detalhamento das despesas empenhadas, no período de 2013 a 2019;
a representação do fluxo de liberação financeira; a execução orçamentária dos
HUFs, em 2018 e 2019, ressaltando-se que as despesas de pessoal sob o regime da
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estão concentradas na Sede, sendo essa
rubrica, no âmbito dos HUFs, referente ao pessoal sob o Regime Jurídico Único
(RJU); iv) Controle da Receita SUS dos HUFs, conforme o tipo de incentivo e com
a discriminação dos repasses financeiros no Sistema Integrado de Administração
Financeira (Siafi); os saldos de descentralizações da Receita de Produção SUS;
e as informações acerca da Produção SUS, por sistema de informação (Sistema de
Informações Ambulatoriais/SAI e Sistema de Informações Hospitalares/SIH), correspondentes
aos anos de 2018 e 2019; v) Restos a Pagar, com o controle de saldos em
conformidade com a legislação vigente (Decreto nº 9.248/2017 e Decreto nº
9.896/2019); vi) Passivo, com dados sobre Despesas de Exercícios Anteriores
(DEA) e Passivo sem Cobertura Orçamentária; e, por fim, vii) Acompanhamento dos
Relatórios de Cumprimento de Objeto (RCO), com os status das situações dos
documentos (concluído, vencido ou vigente). No que tange ao item iii,
especificamente ao fluxo de liberação financeira, destacou-se que são
realizadas periodicamente videoconferências com os HUFs da Rede Ebserh, para
alinhar entendimentos e esclarecer dúvidas dos profissionais da área orçamentário-financeira
que atuam nos hospitais. Ressaltou-se que a divulgação dos painéis apresentados
aprimorou significativamente a transparência dos fluxos e dos processos da
área.
-
O Conselheiro representante dos empregados solicitou que sejam
apresentados, posteriormente, os demais painéis disponíveis e que sejam
disponibilizadas orientações e cursos, na plataforma da Escola Ebserh de
Educação Coporativa (3EC), referentes às pesquisas que podem ser realizadas
nesses painéis.
-
Os membros do Conselho de Administração cumprimentaram a DOF pelas informações
apresentadas, destacando a importância do trabalho para a gestão.
5)
Os membros do COAUD fizeram reporte ao CA sobre as ações do Comitê, conforme
consignado no Relatório de Atividades nº 01/2019, o qual foi assinado pelos
membros, no SEI, e encaminhado ao Conselho. No documento, constam as atividades
realizadas, desde a instituição do Comitê, em agosto de 2019, com a indicação
das datas das reuniões ocorridas, e com destaque para os seguintes pontos:
participação em reunião do Conselho Fiscal; e relação de ações consultivas,
tais como o acompanhamento da contratação de empresa de auditoria independente
e de software para a área de contabilidade. Com relação às análises realizadas,
em conformidade com as competências do COAUD, dispostas no Estatuto Social da
Ebserh e na legislação pertinente, destacou-se a manifestação nos processos
referentes às demonstrações contábeis trimestrais e ao Plano Anual de
Atividades da Auditoria Interna (PAINT) para 2020, assim como o alinhamento de
fluxo, junto à Ouvidoria-Geral, para o recebimento de denúncias pelo correio
eletrônico do COAUD. No que tange às ações em andamento, foram consignados os
seguintes itens: análise dos apontamentos do Conselho Fiscal referentes à
revisão da Política de Transações com Partes Relacionadas da Ebserh, com
manifestação do COAUD nos autos do processo correspondente, inclusive com
propostas de modelos de documentos a serem adotados pelas áreas competentes,
com vistas a contribuir, em caráter de recomendação, para o processo de
identificação de ocorrência de transação com partes relacionadas na Rede
Ebserh. Ademais, informou-se que o Comitê mantém contato frequente com a DOF,
para acompanhamento dos assuntos situados no âmbito da competência do COAUD. Afirmou-se,
por fim, que a minuta de Regimento Interno do Comitê se encontra, atualmente,
em análise na Consultoria Jurídica e deve ser oportunamente pautada para
deliberação do Conselho de Administração.
-
O Presidente do CA agradeceu pelas informações prestadas pelo COAUD, o que foi
corroborado pelos demais membros do colegiado.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, SecretáriaGeral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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