Reunião 95ª do Conselho de Administração da EBSERH (outubro 2019)
ATA DA 95ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
I.
DATA, HORÁRIO E LOCAL: 30 de outubro de 2019, às 9:00 horas, na Sala dos
Conselhos da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),
localizada no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade
Corporate, Torre C, 3º andar, CEP 70.308-200, Brasília, Distrito Federal.
II.
CONVOCAÇÃO E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros
do Conselho de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do
Ministério da Educação (MEC); Adalton Rocha de Matos, também representante do
MEC; Oswaldo de Jesus Ferreira, Presidente da Ebserh; Maria Fernanda Nogueira
Bittencourt, representante do Ministério da Economia (ME); Marizete Almeida
Silva, representante do Ministério da Saúde (MS); Erno Harzheim, também representante
do MS; e, com participação por videoconferência, Margareth de Fátima Formiga
Melo Diniz, representante da Associação Nacional das Instituições Federais de
Ensino Superior (Andifes); e Manoel Bastos Freire Junior, representante dos
empregados da Ebserh; registrada a ausência justificada de Conselheiro
representante do MEC.
III.
REGISTRO DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Alessandro
Marius Oliveira Martins, Consultor Jurídico; Adriano Augusto de Souza, Auditor
Geral. Foram convocados à reunião, nos itens pertinentes, Iara Ferreira
Pinheiro, Diretora de Orçamento e Finanças; Waslei José da Silva, Coordenador
de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF); Savana
Karoline Farias Dantas, Ouvidora-Geral; e Lúcio Carlos de Pinho Filho,
Presidente do Comitê de Auditoria. E, na secretaria dos trabalhos, Karen Tiemi
Ueda, Secretária-Geral.
IV.
PAUTA:
1)
Aprovação da ata da 94ª reunião;
2)
Processo 23477.010283/2019-15: Plano Anual de
Atividades da Auditoria Interna (PAINT) para 2020;
3)
Autorização para usufruto de férias do Presidente da Ebserh, no período de 4 a
6 de dezembro de 2019;
4)
Informes;
5)
Processos 23477.007796/2019-49 e 23477.007789/2019-47: Demonstrações
Contábeis Consolidadas referentes ao 1º e 2º trimestres de 2019;
6)
Processo 23477.009676/2019-86: Relatório semestral das atividades da
Ouvidoria-Geral - 1º semestre de 2019;
7)
Processo 23477.007755/2019-52: Pesquisa de Satisfação
do Usuário - relatório consolidado do primeiro ciclo de 2019.
V.
REGISTRO DE DELIBERAÇÕES E MANIFESTAÇÕES:
1) Aprovada, por unanimidade, a ata da 94ª
reunião, que será assinada eletronicamente, no Sistema Eletrônico de
Informações (SEI) da Ebserh.
2)
Processo 23477.010283/2019-15. Em atenção ao que dispõe o art. 47, inciso
XVIII, do Estatuto Social da Ebserh, o Presidente da Empresa se ausentou da
reunião, durante a apresentação e deliberação deste item. A Auditoria Interna
informou sobre os principais pontos constantes do Plano Anual de Atividades da
Auditoria Interna (PAINT) para o ano de 2020. Explicou, primeiramente, que a
finalidade do PAINT é definir os trabalhos que serão priorizados no próximo
exercício, no contexto de consolidação da base de avaliação da Rede Ebserh, com
fundamento nos princípios de autonomia técnica e harmonização com as
estratégias, os objetivos e os riscos da unidade autuada. Nesse sentido, foram
considerados todos os objetivos estratégicos constantes no Mapa Estratégico da
Empresa. Em conformidade com as exigências da Controladoria-Geral da União
(CGU), estão previstos no PAINT 2020 da Ebserh os seguintes pontos: relação dos
trabalhos selecionados com base em avaliação de riscos; indicação de tratamento
de demandas extraordinárias; previsão de capacitações; previsão de
monitoramento das recomendações; relação das atividades de gestão e melhoria da
qualidade da auditoria interna. Mostrou-se a relação dos trabalhos de auditoria
para 2020, hierarquizados com base em metodologia de avaliação de riscos, o que
resultou em uma ordem de prioridade das ações da área; ressaltou-se, por
oportuno, que o PAINT representa, sobretudo, um instrumento dinâmico. Com
relação à indicação de tratamento de trabalhos extraordinários, pontuou-se que
são consideradas as demandas da alta direção da Empresa, do Conselho de
Administração, do Conselho Fiscal, do Comitê de Auditoria, assim como do
Ministério da Economia, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério
Público Federal. No que tange às capacitações, está previsto no PAINT o mínimo
de 40 (quarenta) horas para os colaboradores que atuam nas atividades de
auditoria interna, no âmbito de plano centralizado, com foco em atuação de
adaptação às normas internacionais de auditoria, de aprimoramento nos papéis de
trabalho e em técnicas de evidenciação. Há previsão também de realização de uma
Semana de Discussões Técnicas entre os Auditores da Rede Ebserh. A respeito do
monitoramento das recomendações, deverá ser realizado em dois momentos, tal
como ocorreu em 2019, com um resultado parcial, ao final de junho, e com o
resultado final, em dezembro de 2020. Ademais, informou-se que haverá o
aprimoramento da solução tecnológica utilizada, o que irá contribuir
significativamente para a atuação da área. Com relação à gestão e melhoria da
qualidade, pontuou-se que são realizadas periodicamente videoconferências de
alinhamento com os Auditores-Chefes dos Hospitais Universitários (HUs) da Rede
Ebserh; no processo de ambientação de novos auditores, são realizadas visitas
aos HUs e aos órgãos de controle locais; além disso, estão sendo implementadas
medidas de aprimoramento dos procedimentos de planejamento, em que constam
ações de interação obrigatória entre os gestores da Sede e das filiais.
Finalizando, comentou-se que estão em curso estudos preparatórios para a
implementação de um Programa de Garantia da Qualidade e Melhoria da Auditoria
Interna para 2021.
-
Aprovado, por unanimidade, o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna
(PAINT) para 2020, conforme apresentado pela Auditoria Interna, em conformidade
com o disposto no art. 47, inciso XVIII, do Estatuto Social da Ebserh. Editada
a Resolução nº 94/2019, referente a esta deliberação.
3)
Autorizado o usufruto de férias do Presidente da Ebserh, no período de 4 a 6 de
dezembro de 2019, em conformidade com o disposto no art. 47, inciso XXIV, do
Estatuto Social da Ebserh.
4)
Informes.
-
O Presidente do Conselho agradeceu pela colaboração de todos, em razão da
alteração da data da reunião, que estava anteriormente agendada para o dia 24
de outubro de 2019. Solicitou, por oportuno, alteração da data da reunião do
mês de novembro, do dia 21 para o dia 27, o que recebeu a concordância dos
demais membros do colegiado.
-
O Presidente da Ebserh comentou, primeiramente, que deverá haver um avanço
significativo, até o final do exercício de 2019, na situação de gestão plena
dos HUs filiais, haja vista os encaminhamentos nesse sentido, com caráter
obrigatório, realizados junto às unidades hospitalares da Rede Ebserh. Com
isso, as ações de gestão poderão ser empreendidas de forma mais efetiva,
principalmente em relação à execução orçamentária da Empresa. Agradeceu, por
oportuno, pelo apoio do MEC que disponibilizou recursos especificamente para o
desligamento dos funcionários precarizados com atuação nos HUs.
-
Outro informe da Presidência da Ebserh foi a respeito do respaldo do MEC em
relação ao projeto que trata da situação das faculdades que têm cursos de
medicina, em todo o país, e não possuem campos de prática; segundo levantamento
realizado, totalizam 42 (quarenta e dois). Ressaltou-se sobre os custos,
significativamente inferiores, referentes ao repasse de recursos para essas
localidades, após as devidas avaliações e conforme os casos, ao invés de se
incorporar, adequar ou manter HUs. Ademais, conforme pontuado em reuniões
anteriores, o foco é o aprimoramento da gestão da Rede Ebserh, sem novas
adesões. - O Presidente da Empresa comentou também sobre visita realizada, no
mês de outubro, ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
(HC-UFU), para o qual será lançado edital de concurso público, em breve, no
início do mês de novembro. Informou que esteve também, em outubro, no Complexo
Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CH-UFPA), cuja equipe de governança
foi alterada recentemente, apresentando, neste momento, algumas situações
preocupantes, tais como escassez de medicamentos. Isto posto, agradeceu, por
oportuno, às equipes da Sede, que têm prestado apoio às unidades hospitalares
do Pará, assim como ao HU da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), que
deslocou profissionais da área de saúde para o CH-UFPA, reforçando a integração
da rede, com o objetivo de dar suporte aos serviços assistenciais do Complexo.
-
O Presidente da Ebserh relatou também sobre discussões com a bancada
parlamentar do Estado do Amapá a respeito do HU da Universidade Federal do
Amapá (Unifap), tendo sido explicado o detalhamento das etapas necessárias ao
pleno funcionamento de um novo hospital, que, diferentemente das demais filiais
da Empresa – as quais já estavam em operação quando da assunção da gestão pela
Ebserh –, dará início às atividades logo após a construção. - Outro informe da
Presidência da Empresa foi sobre outros pleitos de incorporação de hospitais à
Rede Ebserh. Destacou-se a importância inconteste deles para as regiões nas
quais estão inseridos, no entanto, esclareceu-se que não são casos que demandem
adequações de suas estruturas como HUs, considerando o impacto orçamentário
para o MEC, além da orientação patente de não haver expansão da rede.
-
Finalizando seus informes, o Presidente da Ebserh afirmou que estão sendo
envidados esforços, em toda a rede, na área orçamentária, para o encerramento
do exercício. Nesse sentido, destacou a importância do planejamento, que está
sendo demandado de todos, para 2020 e 2021.
-
A Conselheira representante do Ministério da Economia informou aos demais
membros que irá apresentar renúncia ao Conselho de Administração (CA) da
Ebserh, a partir de 1º de novembro próximo. Comentou que irá assumir a função
de Conselheira no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando a
experiência de ter atuado, no CA da Ebserh, no período de 2016 a 2019. Afirmou
que deixa o Conselho com um sentimento positivo, de ter acompanhado vários
progressos institucionais e desejou um bom trabalho a todos. Ao final,
agradeceu pela oportunidade e aprendizado, e informou que permanecerá à
disposição da Ebserh, na Secretaria Executiva do MEC.
-
O Presidente do Conselho agradeceu pela distinta atuação da Conselheira no
colegiado, sempre com contribuições oportunas e relevantes para a Empresa, e
desejou êxito nos trabalhos futuros, o que foi corroborado pelos demais membros
do Conselho de Administração. - Em atenção ao que dispõe o art. 82 do Estatuto
Social da Ebserh, registrou-se a presença do Presidente do Comitê de Auditoria
(COAUD) da Ebserh, Lúcio Carlos de Pinho Filho, em razão da apreciação dos
itens 2 e 5 da pauta. O Presidente do Comitê informou que houve manifestação do
COAUD, nos autos dos processos referentes às Demonstrações Contábeis do
primeiro e do segundo trimestres de 2019, em conformidade com a competência de
atuação do colegiado.
-
Em atenção às boas práticas de governança corporativa, registrou-se o envio,
por correio eletrônico, em 27 de setembro de 2019, das atas das reuniões do
Conselho Fiscal e do COAUD da Ebserh, realizadas no corrente ano de 2019.
5)
Processos 23477.007796/2019-49 e 23477.007789/2019-47. A DOF apresentou as informações
referentes às Demonstrações Contábeis consolidadas do primeiro e do segundo
trimestres de 2019, representativas da Sede e dos HUFs que operam na Unidade
Gestora (UG) da Ebserh. Lembrou-se, inicialmente, que, no primeiro semestre de
2019, foram envidados esforços para a retirada da situação de sobrestamento das
contas da Ebserh referentes aos exercícios de 2015, 2016 e 2017, além da
conclusão dos demonstrativos de 2018, para deliberação no âmbito da Assembleia
Geral Ordinária (AGO). Ademais, houve a prorrogação do contrato com a empresa
de auditoria independente, de modo que as demonstrações trimestrais
consolidadas foram elaboradas intempestivamente. Na sequência, explicou-se como
ocorre a consignação de ressalvas no relatório de opinião dos auditores
independentes, por meio da comparação com os lançamentos constantes no Sistema
Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), sendo
utilizada a margem de 5% (cinco por cento) de divergência, como referência para
o registro de ressalvas pela Maciel Auditores Independentes, em conformidade
com os parâmetros internacionais. Esclareceu-se, todavia, que a Auditoria
Interna utiliza como referência 1% (um por cento) de divergência, para registro
de ressalvas, conforme orientação do TCU. Isto posto, informou-se sobre as
ressalvas constantes no relatório dos auditores independentes, referentes às
demonstrações contábeis do primeiro e do segundo trimestres de 2019,
comparando-as com as registradas no mesmo período de 2018. No primeiro trimestre
de 2019, as ressalvas são referentes aos seguintes pontos: Contas a Receber e
Receitas Operacionais; Perdas Estimadas em Crédito de Liquidação Duvidosa
(PECLD); e Provisão de Passivos Contingentes. No segundo trimestre de 2019, as
ressalvas são relativas a Estoque e Provisão de Passivos Contingentes. Fez-se o
mesmo em relação à análise da Auditoria Interna, comparando os achados
referentes às demonstrações contábeis dos dois trimestres de 2019 com aqueles
consignados no mesmo período de 2018. No primeiro trimestre de 2019, os achados
são sobre: Provisão de Passivos Contingentes; Imobilizado (bens móveis e
depreciação); e Estoque. No segundo trimestre de 2019, os achados da Auditoria
Interna são referentes a: Imobilizado (bens móveis e depreciação); Estoque; e
Provisões de 13º (décimo terceiro) salário a pagar. Em seguida, foram
apresentados: a Demonstração do Resultado do Exercício, com o comparativo da
situação em 30 de junho de 2018 e de 2019; as representações gráficas de
informações relevantes da Ebserh, para análise das Demonstrações Contábeis, no
período de 2015 a 2019; e o Balanço Patrimonial, com a comparação da situação
ao final do exercício de 2018 e ao final do segundo trimestre de 2019; com as
explicações correspondentes sobre as maiores variações percentuais.
Apresentou-se, ainda, a projeção dos balancetes, caso todos os HUFs estivessem
sob gestão plena da Empresa, com ponderações sobre as questões relativas aos
registros contábeis, o que deverá se refletir no resultado das Demonstrações
Contábeis e Financeiras consolidadas referentes ao exercício de 2019.
6)
Processo 23477.009676/2019-86. A Ouvidoria-Geral apresentou o relatório
semestral das atividades da área, referente ao primeiro semestre de 2019. Foram
informados os dados sobre cada tipo de manifestação recebida, com o
detalhamento por assunto e por área demandada, assim como a avaliação de
satisfação em relação à Ouvidoria, mostrando-se as estatísticas gerais do
atendimento na Sede e nos HUs da Rede Ebserh. Informou-se, ainda, sobre a recente
determinação de adoção do Fala.br, sistema de uso obrigatório para todos os
órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, o qual requer parametrização de
assuntos e capacitação de usuários, cujas providências se encontram atualmente
em curso. Apresentou-se também as estatísticas concernentes aos pedidos de
acesso à informação, com base na Lei nº 12.527/2011, tendo sido observada
redução significativa no quantitativo de recursos às respostas tramitadas na
Ouvidoria, na comparação do primeiro semestre de 2018 com o primeiro semestre
de 2019, tanto na Sede quanto nas unidades hospitalares da Rede Ebserh. Em
seguida, foram citados dois casos de destaques positivos da rede: das
Ouvidorias do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) e do Complexo
Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CH-UFPA). No Humap-UFMS,
observou-se, no primeiro semestre de 2019, um maior número de elogios em
comparação às reclamações, na ordem de 256 (duzentos e cinquenta e seis) e 170
(cento e setenta) respectivamente; ressaltou-se, por oportuno, a evolução
histórica dos registros de elogio nesse hospital, que, de 2015 a 2018, aumentou
de 78 (setenta e oito) para 750 (setecentos e cinquenta). Sobre o CH-UFPA,
ressaltou-se a melhora do desempenho geral da Ouvidoria, sem omissões em
relação às demandas, conforme observado no ranking da CGU. Finalizando,
pontuou-se que são realizadas videoconferências periódicas com os HUFs da rede,
com o objetivo de alinhar as informações e buscar o aprimoramento dos
resultados apresentados nos relatórios.
7)
Processo 23477.007755/2019-52. A Ouvidoria-Geral apresentou, na sequência, os
resultados referentes ao primeiro ciclo de 2019 da Pesquisa de Satisfação do
Usuário (PSU) dos HUs da Rede Ebserh, que tem por objetivo avaliar a percepção
de satisfação dos usuários dos serviços de saúde ofertados pelos hospitais da
rede, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento e da gestão
dessas unidades. Pontuou-se que a aplicação da PSU está em conformidade com o
disposto no Decreto nº 9.094/2017 e na Lei nº 13.460/2017, assim como em
recomendação do TCU, no âmbito Acórdão nº 2.813/2009. Além disso, afirmou-se
que a pesquisa, como dispositivo de avaliação continuada dos serviços públicos,
segue as diretrizes estabelecidas pela Ouvidoria-Geral e aquelas constantes do
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Informou-se sobre o
histórico da pesquisa, que teve início em 2015, tendo utilizado a mesma forma e
metodologia até 2018, quando houve apontamentos do Conselho de Administração,
os quais foram adotados para a aplicação do formato atual, que conta, ainda,
com a avaliação de novos indicadores e com ferramentas adicionais,
implementadas sem custos extras. Esclareceu-se que a PSU não tem caráter comparativo,
haja vista as diversas particularidades das unidades hospitalares da rede,
sendo utilizada, sobretudo, como instrumento de gestão. Nesse sentido,
ressaltou-se os principais ganhos do novo formato, dentre os quais destacam-se:
a padronização dos instrumentos, como o formulário da pesquisa e o painel de
monitoramento; o cálculo das amostras; a elaboração do relatório final; e a
representação, pela primeira vez, de todos os HUs da Rede Ebserh nos resultados
da PSU, inclusive daqueles que não possuem ainda Ouvidor nomeado. Em atenção a
apontamentos feitos pela Diretoria Executiva, foram acrescentadas informações
ao relatório, principalmente acerca da metodologia aplicada à pesquisa e de
aspectos pontuais nela constantes. Na sequência, foram apresentados os painéis
com os resultados da PSU, com representações gráficas, bem como explicações
sobre os casos que tiveram variações percentuais mais expressivas e outros
destaques decorrentes da análise geral da rede.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, SecretáriaGeral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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