Reunião 93ª do Conselho de Administração da EBSERH (agosto 2019)
ATA DA 93ª REUNIÃO DO CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO
DATA,
HORÁRIO E LOCAL: 22 de agosto de 2019, às 9:30 horas, na Sala dos Conselhos da Sede
da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizada no Setor
Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre C, 3° andar, CEP 70.308-200, Brasília,
Distrito Federal.
CONVOCAÇÃO
E QUÓRUM DE INSTALAÇÃO: Dispensada, presentes os seguintes membros do Conselho
de Administração: Mauro Luiz Rabelo, Presidente, representante do Ministério da
Educação (MEC); Adalton Rocha de Matos, também representante do MEC; Oswaldo de
Jesus Ferreira, Presidente da Ebserh; Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, representante
do Ministério da Economia (ME); Marizete Almeida Silva, representante do Ministério
da Saúde (MS); Erno Harzheim, também representante do MS; Margareth de Fátima Formiga
Melo Diniz, representante da Associação Nacional das Instituições Federais de
Ensino Superior (Andifes); Manoel Bastos Freire Junior, representante dos
empregados da Ebserh; registrada a ausência justificada de Conselheiro
representante do MEC.
REGISTRO
DE PRESENÇAS: Iára César Pereira Guerra, Chefe de Gabinete; Alessandro Marius
Oliveira Martins, Consultor Jurídico. Foram convocados à reunião, nos itens
pertinentes, Simone Henriqueta Cossetin Scholze, Diretora de Tecnologia da
Informação; Iara Ferreira Pinheiro, Diretora de Orçamento e Finanças; Fabiano
Francisco Noetzold Saldanha, Coordenador de Infraestrutura e Segurança de
Tecnologia da Informação (TI); Victor Alex Begnini, Chefe de Serviço de
Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. E, na secretaria dos
trabalhos, Karen Tiemi Ueda, Secretária-Geral.
PAUTA:
1)
Aprovação das atas das reuniões 91ª e 92ª extraordinária;
2)
Processo 23477.005627/2019-74: Plano Diretor de
Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC) 2019-2020;
3)
Processo 23477.010620/2017-11: Criação da filial
Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU);
4)
Informes;
5)
Processo 23477.020007/2018-84: Relatório trimestral das
atividades da Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de
Riscos (ACIGR) - 2º trimestre/2019;
6) Atualização do
status de implementação da Lei nº 13.303/2016.
DELIBERAÇÕES:
-
Aprovou-se a alteração do encaminhamento referente ao Processo nº 23477.005627/2019-74,
item 2 da pauta, passando-se de deliberativo para informativo, haja vista a
competência quanto à sua aprovação ser da Diretoria Executiva, conforme disposto
no art. 56, inciso II, do Regimento Interno vigente; tal aprovação ocorreu na
282ª reunião do colegiado, realizada em 14 de agosto de 2019.
1)
Aprovadas, por unanimidade, as atas das reuniões 91ª e 92ª extraordinária, as
quais serão assinadas eletronicamente, no Sistema Eletrônico de Informações
(SEI) da Ebserh.
2)
Processo 23477.010620/2017-11. Aprovada, por unanimidade, a criação da filial
HCUFU.
Editada
a Resolução nº 89/2019, referente à deliberação em epígrafe.
REGISTRO
DE MANIFESTAÇÕES:
-
O Presidente da Ebserh, primeiramente, deu as boas-vindas ao Conselheiro
representante do MS, senhor Erno Harzheim, por sua participação no Conselho de
Administração da Empresa. O Conselheiro agradeceu e afirmou sua intenção de
contribuir para os trabalhos da Ebserh, tanto no âmbito do Conselho quanto da
Secretaria de Atenção Primária à Saúde, no MS.
-
Registrou-se o atendimento aos apontamentos do Conselheiro representante dos empregados
da Ebserh, feitos na 91ª reunião do Conselho de Administração, referentes a ações
de auditoria realizadas nos HUs da Rede Ebserh, com o envio das informações solicitadas
por correio eletrônico, em 26 de julho de 2019.
2)
Processo 23477.005627/2019-74. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)
apresentou
os principais pontos do PDTIC 2019-2020 e de seu respectivo Plano de Ação.
Tratase de instrumento norteador das ações da DTI e das demais Diretorias da
Sede da Ebserh, elaborado para dar maior segurança jurídica e transparência nos
processos inerentes à área de TI, além de buscar ganhos de eficiência e
economicidade para a Empresa. O Plano de Ação, para o mesmo período, foi
estruturado com base no levantamento das demandas das áreas, as quais poderão,
potencialmente, se converter em ações a serem implementadas ao longo da
vigência do PDTIC 2019-2020. Explicou-se que, no contexto da assunção da nova
gestão da Ebserh, haja vista a necessidade de se conhecer bem os projetos e
processos da Empresa, além de fatores relevantes e urgentes que se apresentaram
no tempo, fez-se necessário que a DTI realizasse diversos atos, no período de
1º de fevereiro de 2019 até o presente momento, os quais não estavam
inicialmente previstos no âmbito do PDTIC anterior, motivo pelo qual a Diretoria
Executiva convalidou os atos praticados, no primeiro semestre de 2019, considerando
a segurança jurídica e a transparência das decisões da Ebserh na área de TI.
-
O Presidente da Ebserh comentou que estão sendo cumpridas obrigações
relevantes, na área de TI e em outras áreas também, o que é necessário para o
controle e a gestão da Empresa.
3)
Processo 23477.010620/2017-11. Em atenção ao disposto no art. 11, inciso XXI,
bem como no art. 8º, inciso XV, do Regimento Interno da Ebserh, conforme
consignado em parecer da Consultoria Jurídica, a Diretoria de Orçamento e
Finanças (DOF) informou sobre a necessidade de serem adotadas as providências
pertinentes à criação da filial HC-UFU, como decorrência e em consonância com a
formalização do Contrato de Gestão Especial, firmado pela UFU com a Ebserh,
para a gestão do HC, consoante aprovação do Conselho de Administração, em sua
72ª reunião.
4)
Informes.
-
A Conselheira representante da Andifes comentou a respeito dos Complexos
Hospitalares da Rede Ebserh, os quais dispõem, em suas estruturas, de 1 (um)
Superintendente e 3 (três) Gerentes, em comparação, por outro lado, com
unidades hospitalares localizadas, em alguns casos, na mesma cidade, com um
Hospital Universitário (HU) e uma maternidade, por exemplo, porém, com
estruturas de governança em cada uma dessas unidades.
-
O Conselheiro representante dos empregados da Ebserh cumprimentou a
atual gestão pelo trabalho que vem sendo feito, junto aos HUs, para o
cumprimento dos requisitos para a gestão plena das filiais.
-
Outro informe do Conselheiro representante dos empregados foi sobre a recente
eleição para a reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo sido
eleito, em primeiro turno, o senhor Josealdo Tonholo, nos três segmentos
votantes (docentes, discentes e técnicos); o resultado foi considerado positivo
pela maioria dos trabalhadores do HU Professor Alberto Antunes (HUPAA),
vinculado à Ufal.
-
O Conselheiro representante dos empregados da Ebserh informou também sobre o
teor da Portaria nº 2663/2017 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os
critérios para repasse do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos
Indígenas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com menção aos
estabelecimentos de saúde habilitados nesse sentido.
Informou
tratar-se de projeto interessante, pois, em se tratando de Hospitais
Universitários, há um percentual adicional de incentivo financeiro da ordem de
até 200% (duzentos por cento).
-
O Presidente da Ebserh comentou a respeito de um dos temas que tem sido objeto
de preocupação da gestão: o pagamento de adicional de insalubridade e as
judicializações decorrentes desse processo. Esclareceu tratar-se de direito dos
trabalhadores que estejam, de fato, em condições insalubres, no entanto,
verificou-se que há muitas situações em que o pagamento desse adicional é
indevido. Nesse sentido, o Presidente deu ciência ao Conselho de Administração
de que a Ebserh tem feito representação aos órgãos de controle – Tribunal de
Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF) – com vistas a
diligenciar e sanar quadros irregulares. O Presidente solicitou, por oportuno,
à Conselheira representante da Andifes que reforce este ponto junto aos
reitores, salientando a importância de se ter bons gestores nos HUs, haja vista
que a indicação dos Superintendentes é realizada pelas reitorias das
universidades com as quais a Ebserh firma os Contratos de Gestão Especial.
-
O Conselheiro representante do MEC lembrou que a folha de pagamento da Ebserh é
expressiva, o que compromete as despesas discricionárias do orçamento e, consequentemente,
pode dificultar a gestão dos recursos e as negociações que se fizerem necessárias
junto ao órgão central, o Ministério da Economia.
-
Outro informe da Presidência da Ebserh foi sobre os duzentos dias da atual
gestão, tendo sido feita apresentação aos empregados dos principais avanços em
todas as áreas.
-
Informou-se também sobre a nomeação da Superintendente do HC-UFU. A Conselheira
representante da Andifes indagou sobre a realização de concurso público para a
filial; o Presidente respondeu que está em andamento o planejamento do certame,
para provimento de pessoal em 2020, com o objetivo de se dar início à
substituição da força de trabalho precarizada que atua no hospital. Pontuou-se
que o concurso público terá número de vagas inferior ao quadro de pessoal
aprovado, pelo Ministério da Economia, considerando o atual contexto de
restrição orçamentária do governo federal.
-
O Presidente do Conselho perguntou se há tratativas em curso para assunção do
complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o
Presidente da Ebserh respondeu negativamente; comentou que as reuniões já
realizadas com a reitoria da UFRJ tiveram como pauta o Programa Nacional de
Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
5)
Processo 23477.020007/2018-84. Em atenção ao que dispõe a Lei nº 13.303/2016, a
Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais; o Decreto nº 8.945/2016; a
Resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de
Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) nº 18/2016; e o
Estatuto Social da Ebserh, foi apresentado o relatório trimestral das
atividades da Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de
Riscos (ACIGR), referente ao segundo trimestre de 2019. Foram elencadas as
atividades concernentes à conformidade; à gestão de riscos e aos controles
internos; à integridade; e à prestação de contas; com informações sobre os
respectivos status de implementação. Na área de conformidade, estão em curso
atividades referentes ao companhamento do IG-SEST, indicador de governança das
estatais, desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas
Estatais (SEST), do Ministério da Economia; e também ações referentes ao Plano
de Ação de implementação do que dispõe a Lei de Responsabilidades das Empresas
Estatais, o Decreto nº 8.945/2016, Resoluções da CGPAR e outras orientações
pertinentes; deverá ser iniciado o desenvolvimento de diretrizes de compliance.
No que tange à área de gestão de riscos e controles internos, como atividades em
andamento, foram citadas: a revisão da Política de Gestão de Riscos e Controles
Internos; o projeto-piloto do levantamento de riscos em processos
organizacionais nas áreas da Empresa; o desenvolvimento de metodologia de
gerenciamento de riscos e de treinamentos para colaboradores, Administradores e
Conselheiros Fiscais. Com relação à área de integridade, foram elencadas as
seguintes atividades que se encontram em andamento: levantamento de riscos de
integridade em contratações; desenvolvimento de ações de comunicação sobre
integridade, bem como de treinamentos para colaboradores, Administradores e
Conselheiros Fiscais; desenvolvimento de instrumento de avaliação do Programa
de Integridade; e apoio ao atendimento das recomendações do Relatório de Avaliação
de Integridade da CGU de 2016. Finalizando, quanto às atividades de prestação
de contas, estão concluídas: a elaboração do Relatório de Administração 2018; a
elaboração do Relatório Integrado de Gestão 2018; e a elaboração do presente
Relatório de Conformidade, Gestão de Riscos, Controle Interno e Integridade,
referente ao segundo trimestre de 2019.
Informou-se
que está em andamento à elaboração da Carta Anual de Políticas Públicas e Governança
Corporativa referente a 2018. Finalizando, foram apresentados alguns desafios atuais,
dentre os quais se destacam: a estrutura reduzida para o desenvolvimento de um extenso
rol de competências; a garantia de uma ação continuamente integrada e
participativa para ganhos amplos; o estabelecimento de um ambiente de gestão de
riscos, controle interno, integridade, conformidade; e a definição das etapas
para uma atuação efetiva em rede.
6)
A ACIGR, da Presidência, apresentou também a atualização das ações constantes
no Plano de Implementação da Lei nº 13.303/2016, a Lei de Responsabilidade das
Empresas Estatais, com informações referentes às ações levantadas conforme
previsões dispostas na citada lei, no Decreto nº 8.945/2016, nas Resoluções da
CGPAR e em boas práticas administrativas, previstas internamente e em manuais
de orientação. Apresentou-se o panorama atualizado da implementação dessas ações,
com os respectivos percentuais de atendimento, fazendo-se referência ao número
de ações que estão relacionadas ao IG-SEST, índice de governança estabelecido
pela SEST, do Ministério da Economia, para avaliação das empresas estatais no
que tange à implementação dos normativos citados. Destacou-se os principais
avanços recentes, principalmente após a 91ª reunião do Conselho de Administração,
quais sejam: instalação do Comitê de Auditoria; instituição do Comitê de Elegibilidade,
Indicação e Remuneração, com as competências estabelecidas no Estatuto Social
da Ebserh; treinamento dos Administradores e Conselheiros Fiscais; e
autoavaliação do Conselho Fiscal. Finalizando, foram atualizados os pontos de
atenção sobre o assunto, dentre os quais: composição do Conselho de
Administração, com, pelo menos, 25% (vinte e cinco) por cento de membros
independentes; instalação do Conselho Consultivo; revisão do Estatuto Social,
com supressão do Comitê de Partes Relacionadas, após consulta à Procuradoria
Geral da Fazenda Nacional, do Ministério da Economia (PGFN-ME); elaboração dos
regimentos internos dos órgãos estatutários (Conselhos e comitês); e
implementação da Política de Divulgação de Informações.
ENCERRAMENTO:
Nada
mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a presença de todos e
deu por encerrada a reunião, da qual eu, Karen Tiemi Ueda, SecretáriaGeral,
lavrei esta ata na forma de sumário, que, depois de lida e aprovada, será
assinada eletronicamente, no SEI, pelos Conselheiros presentes e por mim.
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