Um novo MODELO DE GESTÃO ASSISTENCIAL HOSPITALAR na Rede Ebserh
Foi iniciado nesta terça-feira, 20.03.2018, o
primeiro de três encontros para a continuidade do projeto para a implementação de um novo modelo de gestão assistencial
na Rede Ebserh. Participam da oficina representantes dos seis hospitais
que iniciaram o projeto: HUGV-Ufam,
HE-UFPel, HU-UFGD, MCO-UFBA, Mejc-UFRN e Humap-UFMS, sendo este último o
hospital que forneceu a base para o desenvolvimento das ações nos demais, por
ter apresentado maior nível de maturidade na área.
Presente no evento, o presidente da Rede Ebserh,
Kleber Morais, salientou a importância da melhoria na assistência. “Temos a
obrigação de ser os melhores hospitais do país. E melhorar a gestão da atenção
hospitalar é um dos nossos desafios. Por isso, esse trabalho é tão importante”,
enfatizou.
A oficina tem como objetivo multiplicar as
quatro ferramentas de gestão do novo modelo já implementadas nos primeiros
hospitais para outras 12 unidades. Além disso, a proposta inicial dos
encontros prevê a discussão da implantação de outros três dispositivos, com o
intuito de aprofundar a melhoria e a excelência da gestão da saúde.
Na abertura da oficina, o vice-presidente da Rede
Ebserh, Paulo Henrique Costa, considerou como positiva a forma participativa de
construção do projeto. “Quando vemos projetos como esse, que procura levantar
boas práticas, consolidar um modelo de gestão e compartilhar essas
experiências, nós caminhamos no sentido de construir uma rede melhor, mais
forte e experiente”, avaliou.
O diretor de Atenção à Saúde, Arnaldo Medeiros,
ressaltou que o momento é importante para fazer um balanço de 2017, com vistas
a avançar e evoluir em 2018. “Precisamos expandir esses dispositivos de gestão
da clínica para todos os hospitais da rede, a fim de construirmos, juntos, uma
atenção à saúde cada vez mais qualificada”, afirmou.
FERRAMENTAS
Segundo o coordenador de Gestão Clínica, Ricardo
Malaguti, os quatro dispositivos já implementados nos seis
hospitais-piloto são o Kanban, o Núcleo
Interno de Regulação (NIR), as Unidades de Produção (UP) e o Painel de Bordo.
As Unidades de Produção (UP) são os espaços
de decisão colegiada multidisciplinar, que têm o intuito de capturar problemas
de diversas ordens e suas soluções, construídas coletivamente. O Núcleo
Interno de Regulação (NIR) gerencia os leitos no nível hospitalar de forma
centralizada e serve de interface entre as Unidades de Saúde, as Centrais de
Regulação e os hospitais. Trabalha na racionalização dos recursos e busca
melhorar o acesso e a continuidade dos usuários aos serviços de saúde.
O Kanban é um tipo de cartão de sinalização
que controla, por meio de cores, a permanência de pacientes nas unidades de
saúde, para alertar sobre prazos prolongados, a fim de otimizar o tratamento. O
Kanban deve gerar ações investigativas sobre os motivos de internações acima da
média recomendada para cada caso. E Painel de Bordo possui indicadores
para revelar se os outros dispositivos estão gerando eficiência, efetividade
clínica.
A posposta é que os próximos dispositivos a
serem implementados no projeto sejam: humanização, linhas de cuidado e contrato
interno de gestão.
Fonte: Intranet EBSERH.
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